Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Quais São Os Tipos De Clareamento Dental E Suas Diferenças?

Quais São Os Tipos De Clareamento Dental E As Suas Diferenças?

Todo mundo sonha com dentes branquinhos e com um sorriso bonito, não é mesmo? Conhecer os tipos de clareamento dental disponíveis no mercado odontológico é fundamental  para entender  qual deles melhor se encaixa no seu caso e concretizar esse desejo.

É claro que, independente de qual for a sua situação, o procedimento não deve ser feito sem orientação médica, pois é sempre necessário ter a avaliação de um profissional especializado. 

Neste artigo, você encontra todas as informações que você precisa sobre os diferentes tipos de clareamento dental, quais os benefícios e qual a melhor opção para o seu caso.   Entenda mais sobre os seguintes tópicos:

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que é clareamento dental?

O clareamento dental é um procedimento odontológico, geralmente, realizado com o auxílio de um gel clareador que tem como objetivo deixar os dentes mais brancos e bonitos.  

Trata-se de um procedimento que pode ser realizado de diversas maneiras, inclusive, no conforto da sua casa – desde que haja o acompanhamento com um profissional especializado.

Quais os tipos de clareamento dental?

O procedimento para clarear os dentes, além de ser eficiente, oferece resultados em poucas semanas e ainda é praticamente indolor.

Além disso, ele pode ser indicado como a solução para diversos problemas odontológicos que vão desde traumas até a busca por resultados estéticos. Entre os principais tipos de clareamento dental, nós temos:

Clareamento a laser

O clareamento dental a laser é feito em consultórios odontológicos, usando aparelhos e fontes de calor que aceleram o processo. A sua duração, de forma geral, não leva mais que uma hora.  

  • Vantagens: Resultados mais rápidos; Eficácia; Menos sensibilidade nos dentes.
  • Desvantagens: Custo mais elevado; pode não ser indicado para todos os pacientes.

Clareamento com gel clareador

O procedimento usando o gel clareador é feito em consultório com a orientação direta de um dentista especialista. O seu resultado é visto quase imediatamente depois de três ou quatro sessões com o profissional.  

Com uma barreira que protege a gengiva, o gel é aplicado sobre a estrutura dental e a ação acontece por cerca de uma hora. Por fim, se necessário, o dentista marcará mais sessões.  

  • Vantagens: Versatilidade; eficácia; custo mais acessível.
  • Desvantagens: Alguns pacientes podem ter sensibilidade nos dentes por alguns dias; os resultados demoram um pouco mais para aparecer.

Clareamento caseiro

Para a realização do clareamento dental caseiro, utiliza-se de uma moldeira dentária personalizada. Além dela, também é necessário utilizar um gel clareador de peróxido de carbamida, indicado pelo dentista.   

A periodicidade do uso pode variar, de acordo com a orientação do profissional, podendo ser indicado a aplicação da substância durante a noite toda ou apenas em algumas horas por dia.  

Entretanto, isso não significa que não haverá acompanhamento no consultório. Ao longo do tratamento, será necessário a realização de consultas de averiguação semanal ou de acordo com o tempo estipulado pelo dentista.  

  • Vantagens: Conveniência; custo mais baixo; o paciente pode controlar a frequência do uso com mais facilidade.
  • Desvantagens: Clareamento mais demorado; caso o paciente não faça o uso correto, é possível que os resultados não sejam os mais adequados.

Clareamento dental combinado

O clareamento dental combinado é uma alternativa que associa dois outros modos de tratamento: o clareamento dental de consultório e o clareamento dental caseiro.

Nesse caso, o profissional dentista realiza a aplicação de doses mais altas de peróxidos no consultório e segue com as indicações adequadas para as aplicações em casa, com o auxílio da moldeira.  

  • Vantagens: Maximização dos resultados com o tratamento; adaptação do tratamento de acordo com os objetivos buscados; equilíbrio entre conforto e eficácia.
  • Desvantagens: Custo um pouco mais caro.

Clareamento interno

O clareamento interno, também conhecido como “walking bleach”, é uma alternativa majoritariamente recomendada para pacientes que passaram por algum tipo de trauma, como acidentes ou tratamentos de canal com complicações.  

  • Vantagens: Preservação da estrutura dentária; bons resultados; procedimento menos invasivo. 
  • Desvantagens: Geralmente, requer múltiplas sessões; sensibilidade dentária; possível recorrência.

  ENTENDA MAIS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE CLAREAMENTO DENTAL:

Situações em que o clareamento dental é indicado

Muito provavelmente, você já se pegou olhando no espelho e desejando ter dentes mais brancos – e bem, saiba que você não está sozinho.

Ter um sorriso bonito e saudável é um dos principais fatores para a construção da autoestima e da confiança das pessoas, seja no trabalho, na vida social, etc.  

Nesse cenário, o clareamento dental se tornou um dos procedimentos mais buscados nos consultórios odontológicos, e por bons motivos. Mas como saber se o clareamento dental é o tratamento mais indicado para o seu caso?  

A seguir, você encontra os casos mais comuns em que o clareamento dental é indicado pelo dentista:  

  • Descoloração por alimentos e/ou bebidas pigmentados

O motivo mais comum entre os pacientes que buscam pelo tratamento é o consumo excessivo de alimentos e/ou bebidas pigmentados.   

Entre aqueles que podem causar manchas estão os vinhos, chás, refrigerantes escuros, beterraba, molho shoyo e café. Com o consumo excessivo, as substâncias presentes nesses alimentos podem causar manchas ou coloração amarelada.

  • Envelhecimento 

É natural que, à medida que envelhecemos, os nossos dentes se tornem mais amarelados devido ao desgaste do esmalte e à exposição a diversos fatores.  

Nesse caso, o clareamento dental proporciona dentes mais brancos e brilhantes, rejuvenescendo o sorriso do paciente e proporcionando uma aparência mais jovem.

  • Consumo de cigarro

O tabagismo é a causa de muitos problemas de saúde, incluindo manchas e descolorações nos dentes. Caso você seja um ex fumante e esteja buscando a melhor forma de renovar o seu sorriso, o clareamento dental pode ser a melhor opção para isso.

  • Manchas dentárias devido a medicamentos

Em alguns casos, o paciente pode desenvolver manchas dentárias devido ao uso de medicamentos em outros tratamentos – como é o caso da tetraciclina ou do flúor, quando aplicado de forma incorreta durante o desenvolvimento dos dentes.  

Logo, o clareamento dental é uma excelente opção para reduzir a aparência das manchas, melhorar a uniformidade da arcada dentária e devolver sorrisos saudáveis para os pacientes.

  • Traumas

Alguns traumas dentários, como quedas, pancadas e acidentes, correm o risco de causar danos à polpa dentária, parte do corpo composta pelo tecido nervoso e pelos vasos sanguíneos.   

Quando essa polpa é lesionada, é possível que haja uma hemorragia, o que pode resultar na liberação de produtos sanguíneos dentro dos túbulos dentinários. Com o passar do tempo, esse produtos podem oxidar e escurecer, provocando uma aparência escura nos dentes.  

  • Autoestima e confiança

Por fim, como você já viu, o clareamento dental tem o potencial de transformar a vida do paciente. Isso porque, um sorriso brilhante e saudável é capaz de resgatar a autoestima da pessoa e fazer com que ela se sinta mais segura em todas as fases da vida.  

Contraindicações para o procedimento

Ainda que o clareamento dental seja uma opção segura e eficaz, indicada para quase todas as pessoas que sofrem com manchas nos dentes, existem algumas contraindicações que devem ser observadas antes da realização do tratamento.  

Saiba quais são as principais contraindicações para o procedimento:

  • Grávidas ou lactantes
  • Pessoas que possuem sensibilidade dentária severa
  • Doenças dentais não tratadas, como periodontite e cáries
  • Pacientes que possuem restaurações extensas
  • Adolescentes ou crianças, com a arcada dentária em desenvolvimento
  • Alérgicos

 Logo, antes de qualquer decisão, é importante discutir com o seu especialista para entender quais são as melhores opções de tratamento para o seu caso.

Os perigos por trás do clareamento dental sem o auxílio profissional

É comum que algumas pessoas busquem por opções de clareamento dental caseiro sem a orientação de um dentista, como os kits de clareamento dental e o carvão ativado.  

Mas fique atento! Não existe comprovação científica de que esses métodos funcionam e o pior disso tudo é que eles podem provocar diversos problemas para a sua saúde dental.  

Dentre as principais consequências do uso desses procedimentos estão:

  • Danos aos dentes e gengiva
  • Aumento da sensibilidade dentária
  • Resultados inconsistentes e ineficazes
  • Danificação de restaurações dentárias
  • Risco de reações alérgicas e irritações

SAIBA MAIS SOBRE CLAREAMENTO DENTAL CASEIRO NO VÍDEO QUE PREPARAMOS:

Nesse sentido, embora seja tentador optar por soluções aparentemente mais fáceis, busque sempre o tratamento mais adequado a partir da orientação de um profissional e tenha a garantia dos melhores resultados para os objetivos que você está buscando.

Conheça a Clínica Ianara Pinho

Procedimentos estéticos, harmonização orofacial e tudo que você precisa para ficar com os dentes bonitos são alguns dos tratamentos que você encontra na Clínica Ianara Pinho!  

Se você mora em Brasília e sonha em corrigir o seu sorriso e deixá-lo branquinho, a Clínica da Ianara Pinho pode te ajudar. Contamos com profissionais credenciados e extremamente competentes para  trazer a sua autoestima de volta com segurança.   

Ainda é possível realizar todos os procedimentos em um só consultório! Confira a lista de lista de tratamentos da Clínica Ianara Pinho e conheça um tratamento único!  

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA

Onde fazer clareamento dental em Brasília?

Se você deseja investir em um sorriso mais estético por meio do clareamento dental e mora em Brasília, precisa conhecer as Clínicas Odontológicas Ianara Pinho. Aqui você encontrará um serviço completo, em que é possível realizar os acompanhamentos e procedimentos em um só lugar. 

Muito interessante, não é? Veja onde estamos localizados e encontre o consultório mais perto de você:

Ianara Pinho Odontologia – Águas Claras

Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180

Telefone: (61) 3543-7723

Ianara Pinho Odontologia – Asa Sul

Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760

Telefone: (61) 3547-9053

Ianara Pinho Odontologia – Asa Norte

Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560

Telefone: (61) 3526-4989

Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos com aparelhos transparentes e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse método.

  Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Blog

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
queimadura no céu da boca: quais cuidados devo ter

Queimadura no céu da boca: saiba o que fazer e cuidados

Sabe aquele momento em que você ingere algum alimento ou bebida muito quente? Certamente você conhece o resultado disso, não…

Leia mais
Prognatismo — Entenda Como Ela Pode Atrapalhar a Sua Harmonização

Prognatismo: Entenda Como Ela Pode Atrapalhar a Sua Harmonização

Sabe quando a mandíbula de uma pessoa parece ser maior do que o normal? Quando isso acontece, é provável que…

Leia mais
tudo sobre aparelho ortodôntico

Guia Sobre Aparelho Ortodôntico: Principais Pontos Que Você Precisa Saber

O que acha de alinhar seus dentes e corrigir imperfeições para ter um sorriso perfeito? Isso é feito com tratamentos…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign