A harmonização orofacial é um procedimento estético que você já deve ter ouvido falar. Esse tratamento visa a correção dentária e facial do paciente por meio da aplicação de ácidos e intervenções cirúrgicas para alcançar o resultado desejado.

Muito utilizado pelas celebridades, a técnica está se popularizando cada dia mais e se você quiser saber tudo sobre essa  técnica, continue acompanhando o artigo. Você verá:

– o que é a harmonização orofacial;

– como é feita a harmonização orofacial;

– qual é a duração da harmonização orofacial;

– se a harmonização orofacial oferece algum risco;

– onde fazer o procedimento em Brasília.

O que é a harmonização orofacial?

O que é a harmonização orofacial

Apesar de recente na odontologia, a harmonização orofacial é um tratamento que busca o equilíbrio entre a relação da aparência estética e odontológica.

É possível realizar essas correções por meio de procedimentos que incluem a aplicação de ácidos, corrigindo imperfeições, trazendo assimetrias e melhorando a proporção facial para garantir um aspecto mais rejuvenescido no rosto.

Além de garantir esse aspecto mais jovem, o tratamento garante o bem-estar dos pacientes quando o resultado final é apresentado, melhorando bastante a autoestima da pessoa – uma vez que pela aplicação é possível esticar a pele, deter rugas e muito mais.

Como é feita a harmonização orofacial?

Antes do procedimento ser realizado, é necessário uma avaliação das estruturas da face, do sorriso e das arcadas dentárias. Combinando esses pontos, também é necessário levar em consideração as queixas do paciente – se ele não gosta do formato do queixo e bochechas, por exemplo. 

Desta forma, com todas as informações devidamente selecionadas, o profissional consegue propor um plano personalizado que mistura tratamentos dentários e faciais. 

Geralmente a técnica reúne os procedimentos a seguir:

Bichectomia

A bichectomia é um dos tratamentos utilizados dentro da harmonização que retira as bolas de bichat – ou corpo adiposo de gordura da bochecha. Ela é utilizada  para afinar e dar mais definição ao contorno do rosto, sendo bastante indicada também aos pacientes que  costumam morder as paredes internas da boca.

O resultado desse procedimento aparece de acordo com a reação de cada organismo. Geralmente, três meses depois da cirurgia, já é possível ver o resultado final, quando a face está completamente reposicionada. 

Preenchimento labial

Além de ser um tratamento eficiente para minimizar os efeitos da idade e marcas do tempo, o preenchimento labial acentua o volume e contorno dos lábios. Na odontologia, o procedimento é um dos que complementam a harmonização, pois deixa os lábios mais avantajados e carnudos. 

Botox 

A toxina botulínica – popularmente conhecida como botox –, tem como principal objetivo preservar o movimento dos músculos da face. O procedimento impede que eles se contraiam conforme fazemos as nossas expressões no dia a dia, evitando as famosas marcas de expressão.

Essa toxina conquista esse efeito porque causa um relaxamento no local onde é aplicada e tem resultados preventivos eficientes. Além disso, pensando na área da odontologia e na harmonização ela é indicada para combater os efeitos tensionais do bruxismo – uma doença que causa bastante dor de cabeça e no maxilar.

Preenchimento da face

O procedimento que utiliza o ácido hialurônico, conhecido como preenchimento facial, tem como objetivo suavizar os sulcos que surgem no rosto por conta da flacidez.

Por meio da secagem dessa pele em excesso, o ácido consegue deixar mais fina a impressão de rugas e assim, o paciente consegue visualizar a sua pele sem tantos defeitos mínimos.

Qual é a duração da harmonização orofacial?

Os procedimentos têm um período estimado de duração que varia de pessoa para pessoa. Só a bichectomia que não possui um período de “validade”.

Para preservar os resultados e mantê-los conforme o esperado, é necessário realizar manutenções conforme a orientação do profissional que realiza o tratamento. 

Quem faz a harmonização da face?

A harmonização pode ser feita por uma equipe de vários profissionais. Isso porque, cada um deles tem uma determinada expertise e conhecimento da área do rosto.

O tratamento pode ser feito por equipes especializadas de:

– dermatologista;

– cirurgião plástico;

– dentista;

– fisioterapeuta dermatofuncional ou biomédico esteta.

A harmonização orofacial oferece algum risco?

Apesar de ser um tratamento que não oferece riscos quando feito por profissionais especializados, quando o procedimento é realizado por quem não entende do assunto e acaba sendo feita de forma incorreta pode ocorrer alguns problemas, como:

– obstrução do fluxo sanguíneo na face e na área;

– necrose em alguma parte do rosto;

– a morte do tecido de alguma região;

– deformação do rosto.

Onde fazer harmonização orofacial em Brasília?

Agora que você já viu os maiores detalhes sobre a harmonização, que tal conhecer a clínica Ianara Pinho para realizar a sua?

Em Águas Claras ou na Asa Sul, os consultórios da clínica Ianara Pinho são completos para garantir que todo o seu procedimento seja feito em um só lugar. Com o apoio de diversos profissionais que atuam em diferentes ramos da odontologia, a clínica possui uma vasta experiência  para ajudá-lo a melhorar a aparência e sua autoestima!

Com atendimento humanizado, salas de cirurgia equipadas e com materiais de última geração, clique e confira qual é o melhor consultório Ianara Pinho em Brasília para atender você!


Deixe uma resposta

Agendamento

Leia Também!

Odontopediatria DF – Descubra as Especialidades dos Dentistas

Odontopediatria DF – Descubra as Especialidades dos Dentistas

Conheça os melhores profissionais de Odontopediatria DF (Distrito Federal) e como essa especialidade trabalha!

Invisalign: mitos e verdades sobre o alinhador invisível

Invisalign: mitos e verdades sobre o alinhador invisível

Conheça os mitos e verdades do aparelho invisível Invisalign e saiba se ele é o tratamento ideal para corrigir os seus dentes.

Consulta no Dentista – Entenda a Importância de Manter Uma Frequência

Consulta no Dentista – Entenda a Importância de Manter Uma Frequência

Entenda como a consulta no dentista é importante para mandar a saúde bucal em dia, assim como dar continuidade aos tratamentos vigentes.

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

radiológico

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais