Antes de explicar como são feitos os tratamentos para periodontite, vamos primeiro entender o que é essa doença, como ela se desenvolve e afeta a saúde dos dentes. 

O que é a periodontite?

Também chamada de doença periodontal, a periodontite é uma inflamação bacteriana que afeta a gengiva e os tecidos que sustentam os dentes do paciente causando mau hálito, inflamação, sangramento gengival e perda óssea.

Sua principal causa é a falta de higiene bucal. Uma higienização deficiente dos dentes provoca o acúmulo de alimentos e a formação da placa bacteriana, que pode deixar a gengiva inflamada e até infeccionar. Com o passar dos anos, se não tratada, a periodontite pode atingir e afetar gravemente o periodonto de proteção e de sustentação, ou seja, os dentes podem apresentar perda óssea, retração da gengiva, etc.

Nos casos mais graves, a evolução da periodontite pode ocasionar a perda do dente. Há casos ainda em que as bactérias podem chegar à corrente sanguínea e provocar problemas em órgãos importantes, como o coração. O diagnóstico da doença periodontal é feito em consultório por um profissional especializado em Odontologia.

Tratamentos para Periodontite

Entre os tratamentos para periodontite podemos citar a limpeza local por meio de raspagem, o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Além disso, dependendo da gravidade do caso, o paciente pode passar pelo procedimento de raspagem e até cirurgia. No consultório, o dentista provavelmente irá fazer uma limpeza minuciosa na área afetada e poderá prescrever medicamentos e bochechos com enxaguantes específicos.

Quando a doença periodontal já está instalada, a raspagem e o alisamento radicular são alguns dos procedimentos realizados pelo dentista. O objetivo dessa raspagem é tratar as bolsas periodontais infectadas, reduzir a inflamação da gengiva e a perda óssea .

No procedimento de raspagem, o dentista utiliza instrumentos manuais ou ultrassônicos para remover o tártaro e alisar a raiz. Nesse processo, o especialista retira o tártaro com um instrumento chamado de cureta ou um dispositivo conhecido como ultrassom, com o objetivo de deixar a superfície dentária mais lisa e descontaminada.

Caso a periodontite esteja mais avançada, ou seja, quando se formam bolsas periodontais mais profundas, o tratamento mais indicado pode ser a cirurgia periodontal, procedimento realizado por um especialista, o Periodontista. Na cirurgia, o profissional faz a descontaminação das bolsas e, em algumas situações, indica enxertos ósseos e/ou gengivais para recuperar os tecidos que foram afetados.

É importante que você saiba que o tratamento só controla o avanço da doença. Nos casos mais graves, se a perda óssea for muito grande e o dente estiver muito amolecido, pode ser indicada a extração  dentária. Dessa forma, o melhor tratamento vai ser a prevenção e uma rigorosa higiene bucal. Faça consultas odontológicas periódicas e, caso o problema seja diagnosticado, faça o tratamento o mais precocemente possível.

Marque sua consulta!

Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada no Distrito Federal e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade que você os faça em outros espaços.

AGENDAR CONSULTA!

Leia também:

Genética e Doença Periodontal: existe relação?

Mobilidade Dental é preocupante? Saiba o que pode estar por trás do problema


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais