Antes de explicar como são feitos os tratamentos para periodontite, vamos primeiro entender o que é essa doença, como ela se desenvolve e afeta a saúde dos dentes. 

O que é a periodontite?

Também chamada de doença periodontal, a periodontite é uma inflamação bacteriana que afeta a gengiva e os tecidos que sustentam os dentes do paciente causando mau hálito, inflamação, sangramento gengival e perda óssea.

Sua principal causa é a falta de higiene bucal. Uma higienização deficiente dos dentes provoca o acúmulo de alimentos e a formação da placa bacteriana, que pode deixar a gengiva inflamada e até infeccionar. Com o passar dos anos, se não tratada, a periodontite pode atingir e afetar gravemente o periodonto de proteção e de sustentação, ou seja, os dentes podem apresentar perda óssea, retração da gengiva, etc.

Nos casos mais graves, a evolução da periodontite pode ocasionar a perda do dente. Há casos ainda em que as bactérias podem chegar à corrente sanguínea e provocar problemas em órgãos importantes, como o coração. O diagnóstico da doença periodontal é feito em consultório por um profissional especializado em Odontologia.

Tratamentos para Periodontite

Entre os tratamentos para periodontite podemos citar a limpeza local por meio de raspagem, o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Além disso, dependendo da gravidade do caso, o paciente pode passar pelo procedimento de raspagem e até cirurgia. No consultório, o dentista provavelmente irá fazer uma limpeza minuciosa na área afetada e poderá prescrever medicamentos e bochechos com enxaguantes específicos.

Quando a doença periodontal já está instalada, a raspagem e o alisamento radicular são alguns dos procedimentos realizados pelo dentista. O objetivo dessa raspagem é tratar as bolsas periodontais infectadas, reduzir a inflamação da gengiva e a perda óssea .

No procedimento de raspagem, o dentista utiliza instrumentos manuais ou ultrassônicos para remover o tártaro e alisar a raiz. Nesse processo, o especialista retira o tártaro com um instrumento chamado de cureta ou um dispositivo conhecido como ultrassom, com o objetivo de deixar a superfície dentária mais lisa e descontaminada.

Caso a periodontite esteja mais avançada, ou seja, quando se formam bolsas periodontais mais profundas, o tratamento mais indicado pode ser a cirurgia periodontal, procedimento realizado por um especialista, o Periodontista. Na cirurgia, o profissional faz a descontaminação das bolsas e, em algumas situações, indica enxertos ósseos e/ou gengivais para recuperar os tecidos que foram afetados.

É importante que você saiba que o tratamento só controla o avanço da doença. Nos casos mais graves, se a perda óssea for muito grande e o dente estiver muito amolecido, pode ser indicada a extração  dentária. Dessa forma, o melhor tratamento vai ser a prevenção e uma rigorosa higiene bucal. Faça consultas odontológicas periódicas e, caso o problema seja diagnosticado, faça o tratamento o mais precocemente possível.

Marque sua consulta!

Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada no Distrito Federal e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade que você os faça em outros espaços.

AGENDAR CONSULTA!

Leia também:

Genética e Doença Periodontal: existe relação?

Mobilidade Dental é preocupante? Saiba o que pode estar por trás do problema


Deixe uma resposta

Agendamento

Leia Também!

Saiba Os Tipos De Escova De Dente E Como Escolher A Melhor!

Saiba Os Tipos De Escova De Dente E Como Escolher A Melhor!

Escova elétrica ou ortodôntica? Manual ou interdental? Conheça os tipos de escova de dente neste artigo e saiba como escolher a sua!

Você sabe qual a relação entre diabetes e saúde bucal? Confira!

Você sabe qual a relação entre diabetes e saúde bucal? Confira!

Pessoas diabéticas estão mais propensas a alguns problemas bucais. Entenda por que descobrindo como se dá a relação entre diabetes e saúde bucal.

Saúde Bucal e Coronavírus: cuidados para prevenir

Saúde Bucal e Coronavírus: cuidados para prevenir

Cuidados como evitar levar a mão à boca, escovar bem os dentes, trocar de escova regularmente são fundamentais para prevenir o Coronavírus.

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

radiológico

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais