Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
perda óssea dentária

Perda Óssea Dentária É Grave? Esclareça Suas Dúvidas Sobre O Problema

A perda óssea dentária é um problema que afeta as estruturas ósseas bucais e pode ter graves consequências para a saúde da boca e para a estética do sorriso. Geralmente, está associada a doenças periodontais ou fatores ainda mais simples, como a higienização bucal, alinhamento dos dentes e avanços da idade.

No entanto, ela pode ocorrer em qualquer faixa etária e, apesar disso, é mais comum em pacientes com histórico de problemas periodontais prévios. Para saber mais sobre o assunto e esclarecer suas dúvidas sobre o tema, continue a leitura deste artigo. Você vai saber mais sobre:

  • o que é perda óssea dentária;
  • o que causa perda óssea dentária;
  • se os sintomas de perda óssea nos dentes causam dor;
  • é possível reverter o problema;
  • quais são os tratamentos para a perda óssea nos dentes;
  • como evitar esse tipo de problema.

Boa leitura!

  Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que é perda óssea dentária?

A perda óssea dentária é um problema odontológico que atinge o osso alveolar do dente, tecido que confere sustentação. Nesse caso, a perda óssea é a principal doença que atinge esse osso, também chamado de lâmina dura.

Essa condição pode levar ao seu enfraquecimento e desgaste, o que traz prejuízos para os dentes e para os tecidos adjacentes. 

Leia também: Anatomia da Boca e Dentes: você sabe a função de cada estrutura?

O que causa perda óssea dentária?

A principal causa da perda óssea dentária é a má higienização. Quando alguém não faz a escovação correta e regular dos dentes, não utiliza fio dental e não comparece às consultas com um dentista em média a cada seis meses, ela favorece a ocorrência de perda óssea dentária. 

Essas visitas são importantes para realizar uma série de procedimentos, por exemplo, a remoção de tártaro.

O tártaro (ou cálculo dental), por sua vez, é resultado da ação de bactérias e, por isso, consiste no acúmulo e na mineralização de placa (ou biofilme) bacteriana. Um dos problemas resultantes são as infecções, que podem causar doenças periodontais como a periodontite. Essas questões também estão associadas à perda óssea dentária.

O envelhecimento natural também pode contribuir para o quadro, pois o passar dos anos leva a uma redução da densidade óssea. O mesmo pode ser dito de pessoas que têm uma estrutura óssea mais frágil ou histórico de problemas bucais.

Quem pode ser acometido pela perda óssea nos dentes?

Diferente do que muitos pensam, a perda óssea nos dentes não é um problema exclusivo das pessoas idosas. Uma vez que a higienização incorreta é a grande causa do quadro, jovens e até adolescentes podem sofrer com esse problema devido a doenças periodontais como placa bacteriana e tártaro.

Os sintomas de perda óssea nos dentes causam dor?

Sim, os sintomas da perda óssea nos dentes muitas vezes causam dores e desconfortos, podendo ser visíveis tanto na aparência quanto nas sensações. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

Como a gengiva inflamada é um dos sintomas iniciais que podem evoluir até a perda óssea dentária, caso a sua costume sangrar na hora de higienizar os seus dentes ou se alimentar, é preciso redobrar a atenção. É comum que o paciente ache que o sangramento ocorre porque o local está machucado, deixando de usar o fio dental nessas áreas, mas esse é um erro grave.

Sendo assim, a perda óssea dentária pode causar dor especialmente quando o dente entra contato com temperaturas extremas ou com objetos como escova de dente, colheres etc.

No entanto, casos mais extremos costumam levar a outros sintomas, como a perda da papila dos dentes, pequenas saliências em formato de filamento. A retração da gengiva pode causar a exposição da raiz dentária e aumenta os riscos de desenvolver um problema mais grave.

Identificou algum sintoma? Agende agora mesmo uma avaliação aqui com um de nossos especialistas. Nós vamos analisar o seu caso e oferecer um diagnóstico mais preciso do seu problema.

Agende aqui uma avaliação com um dos especialistas da Clínica Ianara Pinho Odontologia

É possível reverter o problema?

A perda óssea nos dentes não pode ser revertida de maneira natural. Isso porque o tecido ósseo já foi absorvido pelo próprio organismo. Entretanto, com o tratamento adequado e técnicas de higienização, é possível estacionar o processo, prevenindo sua progressão.

Quais são os tratamentos para a perda óssea nos dentes?

O tratamento para perda óssea dentária mais adequado deve ser indicado após avaliação profissional. Isso porque varia de paciente para paciente, dependendo da gravidade do quadro e de alguns requisitos específicos.

No entanto, de maneira geral, recomenda-se a realização de um enxerto ósseo ou um implante dentário caso o paciente tenha perdido algum dente. Nos casos de perda óssea causada por má-oclusão, pode ser indicado o uso de aparelho. 

Leia também: Implante Ortodôntico: como é feito e quem pode fazer?

Quem tem perda óssea pode usar dentadura?

Apesar de não ser a opção de tratamento mais indicada, pessoas com perda óssea nos dentes podem utilizar uma prótese dentária, popularmente conhecida como dentadura.

Recomenda-se, então, consultar um dentista especialista para que o profissional possa avaliar a melhor opção para cada caso. Isso se faz necessário porque, em casos de perda óssea dentária, a prótese, ou dentadura, precisa ter a estabilidade necessária para ações funcionais do dia a dia, como a mastigação. Em alguns casos, o implante dentário pode ser uma solução. 

Leia também: Entenda a diferença entre implante e prótese dentária

Como evitar esse tipo de problema?

Para evitar a perda óssea dentária, é essencial adotar uma rotina adequada de cuidados bucais e manter hábitos saudáveis. Confira cinco medidas preventivas:

Mantenha uma boa higiene bucal

Realize a escovação pelo menos duas vezes ao dia, utilizando uma escova de dentes macia e creme dental com flúor. Não se esqueça de higienizar a língua e usar o fio dental diariamente para remover a placa bacteriana e os resíduos alimentares que podem levar à doença periodontal e à perda óssea.

Visite regularmente o dentista

Consultas regulares ao dentista são fundamentais para a detecção precoce de problemas dentários, incluindo a perda óssea. O profissional pode realizar exames de rotina, avaliar a saúde bucal e identificar sinais precoces de diversas doenças.

Além disso, o dentista pode fornecer orientações personalizadas sobre cuidados bucais e realizar limpezas profissionais para remover a placa bacteriana e tártaro, prevenindo o avanço da perda óssea.

Tenha uma alimentação equilibrada

Uma dieta saudável e equilibrada desempenha um papel importante na saúde bucal. Além disso, é importante evitar o consumo excessivo de alimentos açucarados, que podem contribuir para o desenvolvimento de lesões de cárie.

Evite hábitos prejudiciais

Certos hábitos podem aumentar o risco de perda óssea dentária e, por isso, é importante evitá-los. O tabagismo prejudica a circulação sanguínea e afeta a saúde bucal, já o consumo excessivo de álcool pode comprometer a saúde dos tecidos periodontais e aumentar o risco de perda óssea.

Além disso, também é recomendado evitar morder objetos duros ou utilizar os dentes como ferramentas, pois isso pode causar danos aos tecidos periodontais e ao osso.

Trate problemas dentários e gengivais de maneira precoce

Caso perceba qualquer sintoma de doença gengival, como sangramento, inchaço ou sensibilidade, procure imediatamente o dentista. O tratamento precoce de diversos problemas pode ajudar a evitar a progressão da perda óssea.

Leia também: Profilaxia Dentária: tire suas dúvidas sobre essa limpeza indispensável!

É importante lembrar que a prevenção é a chave para evitar a perda óssea dentária. Ao adotar essas medidas e manter uma rotina adequada de cuidados bucais, você estará contribuindo para a preservação da saúde óssea dos dentes e para um sorriso saudável.

Se você gostou deste conteúdo sobre perda óssea dentária, aproveite para saber mais sobre os tipos de implantes dentários existentes e conhecer vantagens, diferenças e indicações de cada alternativa.

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Blog

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Cirurgião Dentista: Como ele pode te ajudar

Problemas Dentários Que O Cirurgião Dentista Pode Te Ajudar

Quando o assunto é odontologia e preocupação com o bem-estar, o Brasil é referência em saúde bucal e o cirurgião…

Leia mais
Vantagens de Se Consultar Na Clínica Ianara Pinho próxima do Lago Norte!

Vantagens de Se Consultar Na Clínica Ianara Pinho próxima do Lago Norte!

Para quem já teve que procurar uma clínica odontológica, sabe que é importante entender a reputação dos profissionais e conferir…

Leia mais
Quanto Tempo Dura Um Implante Dentário

Quanto Tempo Dura Um Implante Dentário E O Que Impacta Nesse Período?

Para saber quanto tempo dura um implante dentário, você precisa entender as fases desse procedimento e hábitos que impactam na…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389