Há quem acredite que, ao chegar à terceira idade, não é preciso mais fazer tratamentos odontológicos, porém isso não é verdade. Torna-se essencial procurar um dentista para idosos em Brasília ou qualquer outra cidade que você resida, pois os dentes precisam de cuidados em todas as fases da vida.

Além disso, conforme o organismo envelhece, ele passa a apresentar mudanças que favorecem a manifestação de problemas bucais.

Por isso, é importante manter o acompanhamento profissional e adotar medidas preventivas para evitar que as mudanças fisiológicas prejudiquem os dentes e gengivas do idoso.

Neste artigo, vamos explicar melhor a importância do tratamento odontológico para idosos e apresentar os cuidados necessários para evitar problemas bucais na terceira idade. Confira!

Por que procurar um dentista para idosos é tão importante?

Todo o organismo humano passa pelo processo natural de envelhecimento, que o deixa suscetível a problemas e doenças. Com os tecidos bucais e os dentes, isso não é diferente, já que as alterações fisiológicas que surgem com o tempo deixam a boca mais sensível ao ataque de bactérias.

Esses microrganismos estimulam a formação de lesões de cáries, as inflamações na gengiva (gengivites) e ainda podem migrar para órgãos vitais como coração e pulmões, causando complicações ainda mais severas para a saúde, como a endocardite.

Também é natural que pessoas idosas apresentem xerostomia, popularmente conhecida como boca seca.

Nesse caso, a produção de saliva diminui ou ela perde a sua qualidade e deixa de proteger os dentes. Assim, existe maior propensão também para lesões de cáries, tártaro e gengivite.

Outro fator preocupante é o surgimento de doenças como o diabetes, a osteoporose e as deficiências nutricionais.

Elas provocam abalos na saúde bucal, estimulando as inflamações e a desmineralização do esmalte, que ocasiona, entre outros problemas, a sensibilidade dentinária.

Por isso é essencial procurar um dentista para idosos em Brasília, especializado em Odontogeriatria, ou agendar uma consulta em sua cidade para fazer o acompanhamento de pessoas na terceira idade.

O profissional irá cuidar adequadamente da saúde bucal do paciente da terceira idade para evitar quaisquer complicações que os efeitos do tempo no organismo possam trazer para a sua qualidade de vida.

Leia também:

Dentista em Brasília (DF): 5 dicas de como escolher um bom profissional

4 principais cuidados bucais que o dentista para idosos recomenda na terceira idade!

Não é natural chegar à terceira idade sem dentes ou com vários problemas bucais, pois envelhecer não implica necessariamente em ter essas complicações, embora o organismo fique mais suscetível a isso. As doenças somente acontecem se não forem adotadas medidas preventivas e cuidados.

A seguir, listamos algumas recomendações essenciais de odontogeriatras para adotar na terceira idade e ter dentes bonitos e saudáveis. Acompanhe!

1 – Manter uma boa higiene

A escovação dos dentes deve ser feita pelo menos três vezes por dia, mas de preferência após cada refeição, seguida do uso do fio dental. Caso o idoso tenha problemas de coordenação motora, é interessante conversar com o dentista para idosos sobre a viabilidade da escova elétrica.

2 – Escolher os produtos certos

Para dentes naturais, o ideal é optar por uma escova de cerdas macias para amenizar o atrito no esmalte e não causar retração gengival.

Prefira os cremes dentais com flúor, para mineralizar os dentes e, se for usar o enxaguante bucal, adquira um sem álcool.

3 – Tratar pequenos problemas e sintomas

Pequenos problemas e sintomas como boca seca, sensibilidade, sangramentos, mau hálito ou inchaços na gengiva precisam ser levados a sério.

Nesses casos, é essencial procurar um consultório odontológico a fim de realizar tratamentos precoces e evitar complicações.

Leia também:

Aparelhos para idosos: não existe idade para cuidar da saúde bucal

Tipos de Próteses Dentárias: especialista esclarece as opções disponíveis

Implante Dentário: confira tudo sobre o tratamento completo

Tratamento de Canal: saiba onde você pode fazer!

4 – Controlar a saúde orgânica

Como as doenças e problemas orgânicos também interferem na saúde bucal, é necessário que o idoso faça o acompanhamento com um médico. O controle dessas condições e a estabilidade do quadro clínico são fundamentais para manter os dentes e as gengivas saudáveis.

Todos esses cuidados devem ser complementados por técnicas profissionais.

Por isso, agende uma consulta com um bom dentista para idosos em Brasília ou na sua cidade, a fim de que esse profissional atenda todas as necessidades do paciente e oriente melhor sobre como cuidar dos seus dentes, para que assim seja possível manter o belo sorriso de quem tem muita história para contar!

Precisa de ajuda para encontrar uma clínica odontológica completa em Brasília? A Clínica Ianara Pinho pode te ajudar! Clique aqui e agende agora mesmo uma avaliação com um dos nossos profissionais especializados.

Leia também: 4 fatores que comprovam a qualidade da Ianara Pinho Odontologia.


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais