Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
O Que É A Odontogeriatria E Como Funciona

O Que É A Odontogeriatria E Como Funciona?

Dos 210 milhões brasileiros, 37,7 milhões são pessoas idosas, ou seja, que têm 60 anos ou mais. Os dados são de uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Diante disso, é comum que várias dúvidas surjam e que aconteça a criação de áreas específicas para o atendimento deste público, como é o caso da odontogeriatria. 

A odontogeriatria é a área dentro da odontologia que cuida da saúde bucal de pessoas idosas. Esse cuidado, assim como em qualquer momento da vida, é muito importante para garantir saúde, mesmo com o passar dos anos e o envelhecimento.

Neste artigo, você verá:

– o que é odontogeriatria;

– por que a odontogeriatria é importante;

– quais os cuidados e recomendações para saúde bucal na terceira idade.

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que é odontogeriatria?

Com cada etapa da vida, a saúde bucal sofre algumas alterações e necessita de cuidados especiais, isso é um fato. O acompanhamento de um dentista é algo muito importante, principalmente na terceira idade, e quem cuida da saúde bucal do idoso é o especialista em odontogeriatria.

Esse profissional estuda os fenômenos bucais decorrentes do envelhecimento, porém, não limitado apenas aos dentes, mas sim, de toda a estrutura bucal do idoso.

A qualificação e especificação em odontogeriatria fornece ao dentista conhecimentos: 

– do setor da geriatria – estudo do envelhecimento em seu âmbito patológico;z

– a gerontologia – conhecimento do processo do envelhecimento em dimensões biológicas, psicológicas e sociais – , além do desenvolvimento das práticas de ensino adequadas de saúde bucal.

Segundo o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP), o ramo concentra-se em:

  1. promoção da saúde;
  2. diagnóstico;
  3. prevenção;
  4. tratamento de enfermidades bucais;
  5. tratamento do sistema estomatognático do idoso.

Por que a odontogeriatria é importante?

Sabendo que a odontogeriatria cuida da sua saúde bucal dos idosos, o que faz essa área tão importante? 

Um profissional dentista pode tratar da saúde bucal de um idoso de forma assertiva, porém, o odontogeriatra tem um conhecimento muito mais aprofundado sobre o organismo e problemas que as pessoas enfrentam nessa idade.

Assim, esse especialista tem maior propriedade sobre as doenças sistêmicas e consegue dar um diagnóstico mais preciso sobre os problemas que se está enfrentando.

Os problemas de saúde bucal podem afetar o restante do corpo em qualquer caso, porém, com o sistema imunológico mais frágil, como é o caso da terceira idade, esses problemas podem se tornar mais graves.

Outro ponto que merece bastante atenção é que os idosos são mais propensos a desenvolverem doenças bucais, como gengivite e periodontite. A periodontite é a mais grave dessas patologias e, quando não tratada, pode causar problemas cardíacos.

Quais os cuidados e recomendações para saúde bucal na terceira idade?

Com o passar dos anos, é comum que pessoas idosas deem menor importância para o visual e aparência. No entanto, a parcela de pessoas que se preocupa é bastante significativa também e estão sempre atentas aos cuidados necessários para se ter saúde bucal na terceira idade.

Uma das características mais marcantes em uma pessoa é o seu sorriso. Mantê-lo bem cuidado é importante tanto para auto estima, quanto para a saúde do resto do corpo.

Algumas das principais recomendações que são necessárias seguir, são:

Atenção à escovação

A escovação dos dentes não deve ser feita somente da maneira correta, mas também utilizando os itens corretos. 

Um ponto de grande atenção é a sensibilidade gerada na gengiva dos idosos, pois, com o passar dos anos, ela acaba se deslocando para cima, o que deixa os dentes mais expostos e menos protegidos. Dessa forma, ambos podem ficar mais propensos a machucados e outras irritações e/ou infecções.

Por isso, escolher uma escova de dente adequada e macia é ainda mais importante nesta fase. 

Tenha cuidado extra com as suas próteses

É bem comum que pessoas mais velhas usem próteses, inclusive parciais, e é preciso ter um cuidado especial quanto à sua estrutura para evitar incidências de riscos e bactérias. Isso porque as próteses acumulam resíduos alimentares com muita facilidade e, se não forem limpas adequadamente, vão contribuir para a proliferação.

O enxágue da prótese para evitar que restos alimentares permaneçam na cavidade oral deve ser feita com frequência logo após as refeições. 

Beba bastante água

A hidratação é essencial para a terceira idade uma vez que, com o passar dos anos, nós produzimos menos saliva – devido ao uso de medicamentos para controle de doenças sistêmicas como diabetes e hipertensão.

Para evitar lesões nas gengivas, é importante manter um nível bacana de hidratação, sempre lembrando-se de tomar água e não refrigerantes ou sucos.

Visite seu odontogeriatra com frequência!

A rotina de cuidados com a sua saúde deve sempre incluir o odontogeriatra. Ele é essencial para prevenir e tratar doenças.

Inclusive, é na terceira idade que nossa saúde bucal requer mais cuidados, pois o sistema imunológico é mais frágil.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir onde encontrar uma clínica completa próximo ao lago sul de Brasília!

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Blog

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Genética e Doença Periodontal existe relação

Genética e Doença Periodontal: existe relação?

Para saber se existe alguma relação entre genética e doença periodontal, precisamos primeiro entender o que é esta doença.  Continue…

Leia mais
Entenda a relação entre sua saúde bucal e o Coronavírus! Conheça 5 cuidados para prevenir essa e outras doenças.

Saúde Bucal e Coronavírus: cuidados para prevenir

No atual cenário, com a pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2, precisamos, mais do que nunca, tomar os devidos cuidados a…

Leia mais
Tudo o que você precisa saber sobre Bichectomia

Bichectomia: como contornar os principais riscos do procedimento

A bichectomia é uma cirurgia funcional e estética que tem como objetivo emagrecer o rosto e evitar o mordiscamento das…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign