Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Relação entre diabétes e saúde bucal

Você sabe qual a relação entre diabetes e saúde bucal? Confira!

Diabetes e saúde bucal têm uma relação muito próxima e exigem atenção. Isso porque o excesso de glicose no sangue altera diversas funções do organismo, favorecendo o surgimento de problemas que afetam, inclusive, os tecidos da boca.

Por isso, pessoas diabéticas precisam ter um cuidado especial com seus dentes, sendo necessário ainda mais rigor do que para quem não apresenta esse quadro. Ter o suporte de um bom dentista é fundamental para acompanhar o caso.

Mas você sabe por que o diabetes é um risco para o equilíbrio da saúde bucal? Neste artigo responderemos essa pergunta. Continue lendo e veja, também, quais são os problemas mais comuns em pessoas diabéticas e o que é preciso para conviver bem com esse problema, mantendo um sorriso sempre bonito e saudável.

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

A saúde bucal de pessoas diabéticas

O diabetes é um problema metabólico que afeta o modo como a insulina é trabalhada pelo organismo. Pessoas com esse problema sofrem diversas alterações em seu metabolismo, necessitando adequar seus hábitos e comportamentos com o intuito de manter a saúde equilibrada.

No que se refere ao diabetes e saúde bucal, esse aumento da taxa de glicose no sangue provoca problemas nos tecidos da boca, especialmente na gengiva. Isso se dá em função das alterações na circulação sanguínea da região.

Consequentemente, os tecidos não são oxigenados e nutridos adequadamente, minimizando a sua imunidade. Além disso, as bactérias se proliferam com mais facilidade, uma vez que elas têm no açúcar a sua fonte de energia, então, colonizam-se e desencadeiam diversos problemas bucais.

Mas na relação entre diabetes e saúde bucal não podemos apontar somente a doença como vilã. A influência se dá de forma contrária também, pois inflamações e infecções bucais dificultam o controle da glicemia, assim, agravando o diabetes, favorecendo ainda mais os problemas bucais e criando um círculo vicioso.

Problemas bucais comuns em diabéticos

Existem alguns problemas que se manifestam com mais facilidade em pacientes diabéticos, por isso, podem ser apontados como aqueles mais comuns nesse grupo de pessoas. Eles acontecem porque, conforme explicamos, o aumento da glicose no sangue afeta a circulação sanguínea, reduzindo a imunidade e favorecendo a proliferação de bactérias.

Portanto, quem tem diabetes está propenso a manifestar problemas como:

  • gengivite: inflamação que afeta o tecido gengival;
  • doença periodontal (periodontite): inflamação que afeta todos os tecidos que sustentam os dentes. É uma complicação da gengivite;
  • infecções: pessoas diabéticas estão suscetíveis a infecções bacterianas, fúngicas e virais em função da baixa imunidade;
  • dificuldade de cicatrização: acontece por causa das complicações na circulação sanguínea, afetando a nutrição e oxigenação celular, essenciais para recuperação dos tecidos.

Cuidados para equilibrar diabetes e saúde bucal

Os cuidados que as pessoas diabéticas precisam adotar para preservar sua saúde bucal não são muito diferentes daqueles necessários para os demais. O essencial é, principalmente, manter uma boa higiene bucal.

Os resíduos de alimento precisam ser removidos para não formar a placa bacteriana. Sendo assim, é fundamental escovar os dentes e usar o fio dental todos os dias. Além disso, beber bastante água é importante para manter o bom fluxo salivar e a qualidade da saliva.

As visitas regulares ao dentista devem acontecer também. Assim, o profissional complementará os cuidados em casa, eliminando possíveis pontos de tártaro, que também contém bactérias. Além disso, ele identifica e trata problemas no começo, evitando seu agravamento.

A dieta deve ser mantida conforme instrução do especialista para manter o controle do diabetes. É importante ministrar corretamente os medicamentos, caso eles sejam receitados, pois o equilíbrio da glicose é essencial.

Outra medida importante é evitar o tabaco. Ele, por si, só provoca grandes prejuízos para dentes e gengivas, mas quando associado ao diabetes, intensifica ainda mais os efeitos negativos que ambos provocam.

Para manter o equilíbrio entre diabetes e saúde bucal, adote todos esses cuidados e não se esqueça de esclarecer para um dentista de confiança o seu estado de saúde. Assim, juntos, vocês adotarão medidas preventivas para manter o seu sorriso sempre saudável.

Gostou dessas informações? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que eles também conheçam a relação entre diabetes e saúde bucal!

Entre em contato conosco e agende uma avaliação com um especialista!

Encontre a nossa clínica em Brasília-DF:

 

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Saúde

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Aparelhos ortodônticos modernos: conheça 5 modelos

Conheça 5 aparelhos ortodônticos modernos

A Ortodontia é uma especialidade odontológica que tem o objetivo de corrigir os desalinhamentos dentários e alterações na mordida, preservando…

Leia mais
Tratamento de Canal

Tratamento de Canal: o que é e quando é indicado?

O tratamento de canal ocorre quando há lesão no dente, por cárie ou qualquer tipo de traumatismo, que comprometa o…

Leia mais
Lente de Contato Dental Antes e Depois

Lentes de contato dental: Antes e depois

Um sorriso deslumbrante é uma característica que pode transformar um rosto e transmitir confiança. Uma das opções mais inovadoras para…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign