Exibir dentes alinhados e sem manchas traz ganhos não só para nossa saúde e qualidade de vida, mas também para nossa autoestima. Um sorriso bonito tem impacto direto na aparência e, assim, permite que a pessoa fique mais feliz e se sinta mais confiante em sua vida pessoal e profissional.

Desse modo, é importante manter alguns cuidados de saúde bucal no dia a dia e também aproveitar todos os benefícios que os tratamentos odontológicos estéticos oferecem. Se você busca um sorriso perfeito, vai gostar das 4 dicas que apresentamos neste post. Confira!

1. Faça a higienização bucal corretamente

É essencial ser disciplinado com a limpeza bucal: a escovação deve ser feita sempre após as refeições e antes de dormir. Com isso, você evita a cárie, gengivite, tártaro e mau hálito.

Utilize uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor, fazendo movimentos circulares em todas as faces dos dentes. Não deixe de passar o fio dental e também de higienizar a língua.

2. Modere o consumo de doces

Além da escovação, adote também uma alimentação mais saudável, moderando, principalmente, o consumo de doces. O açúcar é um prato cheio para as bactérias que causam a cárie, lesão que começa superficial, mas pode comprometer toda a estrutura dentária.

Lembre-se sempre de escovar os dentes após o consumo desses alimentos para manter a saúde bucal em dia.

3. Realize o check-up odontológico

Outro cuidado importante para ter um sorriso bonito é fazer o check-up odontológico a cada 6 meses. Essa medida de prevenção vai manter sua boca saudável e, caso tenha algum problema, certamente estará no início, facilitando o tratamento, já que o acompanhamento é regular.

Além disso, nessas consultas, o dentista faz a profilaxia, que é aquela limpeza profissional, deixando seus dentes mais brancos e polidos. Se necessário, ele também faz a raspagem, eliminando a placa bacteriana e o tártaro.

4. Invista nos tratamentos odontológicos estéticos

Por fim, uma maneira de ter o sorriso dos sonhos é realizar os tratamentos estéticos. A odontologia conta com diversos procedimentos tecnológicos que vão deixar seus dentes alinhados e livre de manchas. Veja a seguir.

Aparelho ortodôntico

A ortodontia promove a movimentação gradual dos dentes e ossos maxilares, corrigindo o apinhamento (dentes encavalados), diastema (espaço entre os dentes), além de outros problemas de desalinhamento e também de mordida.

A boa notícia é que, atualmente, existem aparelhos mais discretos, que não aparecem no sorriso, permitindo que você realize o tratamento sem que isso atrapalhe sua rotina e trabalho.

Clareamento dental

Para ficar livre dos dentes manchados, amarelados ou escurecidos, você pode apostar no clareamento dentário. O procedimento é feito com a aplicação de uma substância clareadora (peróxido de hidrogênio ou carbamina), que quebra as moléculas de pigmento dos dentes: em poucas sessões você terá um sorriso mais bonito!

Lente de contato dental

Esse é o tratamento queridinho das celebridades, pois transforma o sorriso de forma rápida e com desgaste mínimo dos dentes (em alguns casos nem é preciso desgastar). As lentes de contato são laminados ultrafinos de porcelana colados nos dentes anteriores, aqueles que aparecem quando falamos ou sorrimos.

O objetivo é corrigir pequenas imperfeições no sorriso, como coloração, desalinhamento, diastema e até o formato e tamanho dos dentes. A vantagem é que as lentes de contato, apesar de muito finas, são extremamente resistentes e duráveis.

Implante dentário

Para quem perdeu um ou mais dentes, a solução é colocar o implante dentário, que tem a mesma aparência, funcionalidade e resistência de um dente natural. É, portanto, vida nova para o paciente, que pode sorrir com confiança e se alimentar normalmente.

Todo mundo pode ter um sorriso bonito. É fundamental ser cuidadoso com a saúde bucal na rotina e também aproveitar todos os benefícios que os tratamentos odontológicos oferecem.

Ficou animado com os procedimentos estéticos? Se precisar tirar alguma dúvida, entre em contato com a equipe da Clínica Ianara Pinho-Odontologia e receba todas as orientações!

Leia também: Diferença entre implante e prótese dentária: qual o mais indicado?


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais