Facebook Pixel
Agende sua consultaAgende sua consulta Contato Águas Claras

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Agendamento

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
canal em dente de leite

Pode realizar Canal em Dente de Leite? Entenda quando é indicado

Como abordamos em outro artigo, o tratamento de canal é um método indicado, normalmente, a pacientes que tiveram perda severa da estrutura dentária por conta de infecções causadas por lesões de cáries ou também após traumatismos. Mas e quando o problema atinge as crianças, o que fazer? É indicado realizar tratamento de canal em dente de leite? Não seria melhor extrair o dente para que um novo cresça no lugar?

Muitos pais acreditam que, pelo fato de ser um dente de leite, o melhor a ser feito não seria o tratamento de canal, mas sim a sua extração. Embora isso seja uma dedução óbvia, não é bem assim. Em todos os casos, a extração de um dente é a última opção utilizada pelo dentista, quando não há outro procedimento que resolva o problema.

Quando realizar o canal em dente de leite?

É importante saber que o tratamento de canal em dente de leite é indicado quando a polpa dentária está irreversivelmente acometida. E não dói? Não! Uma vez que o cirurgião utiliza anestesia para realizar todo o tratamento. O procedimento é feito de forma similar ao que é realizado nos dentes permanentes, porém o processo é relativamente mais simples e rápido em dentes de leite. O dentista faz uma abertura na coroa do dente, normalmente na região que já está desgastada pela cárie ou em locais específicos, em casos de traumatismo, sempre preservando o máximo possível da estrutura dentária.

Esse procedimento é feito para remover os tecidos necrosados e contaminados que estão na porção central do dente (a polpa). Depois disso, o material restaurador é colocado no lugar restabelecendo a estrutura do dente e devolvendo a sua função. Como também falamos em outro post, o dentista pode usar diferentes tipos de materiais, de modo que não interfira no processo natural da troca de dentes.

Mesmo depois de tratado, o dente de leite vai cair de forma inevitável quando a criança chegar na idade certa, o que não significa dizer que o permanente não nascerá com alguma imperfeição. Mas é importante procurar um bom especialista para que o diagnóstico e o procedimento, caso necessário, sejam feitos o mais rapidamente possível, evitando danos futuros ao dente permanente. 

De qualquer forma, para evitar que o seu filho precise de um tratamento de canal, oriente-o e auxilie para a prática de uma boa higiene bucal e sempre procure o Odontopediatra após episódios de traumatismos dentários. Lembrem-se: o melhor tratamento é a prevenção. Neste vídeo, você eu falo um pouco mais sobre o tratamento de canal. Assista-o!

Marque sua consulta!

Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada em Águas Claras-DF e na Asa Sul-DF e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade de que você os faça em outros espaços.

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Leia também:

Qual a importância de levar seu filho ao dentista? Entenda

Tratamento de Canal pode dar errado? Quais as chances de sucesso do tratamento?

Por:

Ianara Pinho em Odontopediatria

complicações do tártaro não tratado

5 possíveis complicações do tártaro não tratado

Deixar de fazer a higiene bucal, seja por preguiça ou esquecimento, pode ocasionar problemas sérios à saúde dos dentes. Isso…

Leia mais
Mordida Errada — Como identificar o problema e quais são os tratamentos?

Mordida Errada — Como Identificar o Problema e Quais São os Tratamentos?

A mordida errada traz uma série de problemas para as pessoas, desde uma questão estética até alterações na fala, respiração…

Leia mais
Dor de dente: o que pode ser?

Dor de dente: o que pode ser?

Você já parou para imaginar o tanto de problemas que podem estar por trás da sua dor de dente? Cáries…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign