Como abordamos em outro artigo, o tratamento de canal é um método indicado, normalmente, a pacientes que tiveram perda severa da estrutura dentária por conta de infecções causadas por lesões de cáries ou também após traumatismos. Mas e quando o problema atinge as crianças, o que fazer? É indicado realizar tratamento de canal em dente de leite? Não seria melhor extrair o dente para que um novo cresça no lugar?
Muitos pais acreditam que, pelo fato de ser um dente de leite, o melhor a ser feito não seria o tratamento de canal, mas sim a sua extração. Embora isso seja uma dedução óbvia, não é bem assim. Em todos os casos, a extração de um dente é a última opção utilizada pelo dentista, quando não há outro procedimento que resolva o problema.
Quando realizar o canal em dente de leite?
É importante saber que o tratamento de canal em dente de leite é indicado quando a polpa dentária está irreversivelmente acometida. E não dói? Não! Uma vez que o cirurgião utiliza anestesia para realizar todo o tratamento. O procedimento é feito de forma similar ao que é realizado nos dentes permanentes, porém o processo é relativamente mais simples e rápido em dentes de leite. O dentista faz uma abertura na coroa do dente, normalmente na região que já está desgastada pela cárie ou em locais específicos, em casos de traumatismo, sempre preservando o máximo possível da estrutura dentária.
Esse procedimento é feito para remover os tecidos necrosados e contaminados que estão na porção central do dente (a polpa). Depois disso, o material restaurador é colocado no lugar restabelecendo a estrutura do dente e devolvendo a sua função. Como também falamos em outro post, o dentista pode usar diferentes tipos de materiais, de modo que não interfira no processo natural da troca de dentes.
Mesmo depois de tratado, o dente de leite vai cair de forma inevitável quando a criança chegar na idade certa, o que não significa dizer que o permanente não nascerá com alguma imperfeição. Mas é importante procurar um bom especialista para que o diagnóstico e o procedimento, caso necessário, sejam feitos o mais rapidamente possível, evitando danos futuros ao dente permanente.
De qualquer forma, para evitar que o seu filho precise de um tratamento de canal, oriente-o e auxilie para a prática de uma boa higiene bucal e sempre procure o Odontopediatra após episódios de traumatismos dentários. Lembrem-se: o melhor tratamento é a prevenção. Neste vídeo, você eu falo um pouco mais sobre o tratamento de canal. Assista-o!
Marque sua consulta!
Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada em Águas Claras-DF e na Asa Sul-DF e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade de que você os faça em outros espaços.
Leia também:
Qual a importância de levar seu filho ao dentista? Entenda
Tratamento de Canal pode dar errado? Quais as chances de sucesso do tratamento?