Como abordamos em outro artigo, o tratamento de canal é um método indicado, normalmente, a pacientes que tiveram perda severa da estrutura dentária por conta de infecções causadas por lesões de cáries ou também após traumatismos. Mas e quando o problema atinge as crianças, o que fazer? É indicado realizar tratamento de canal em dente de leite? Não seria melhor extrair o dente para que um novo cresça no lugar?

Muitos pais acreditam que, pelo fato de ser um dente de leite, o melhor a ser feito não seria o tratamento de canal, mas sim a sua extração. Embora isso seja uma dedução óbvia, não é bem assim. Em todos os casos, a extração de um dente é a última opção utilizada pelo dentista, quando não há outro procedimento que resolva o problema.

Quando realizar o canal em dente de leite?

É importante saber que o tratamento de canal em dente de leite é indicado quando a polpa dentária está irreversivelmente acometida. E não dói? Não! Uma vez que o cirurgião utiliza anestesia para realizar todo o tratamento. O procedimento é feito de forma similar ao que é realizado nos dentes permanentes, porém o processo é relativamente mais simples e rápido em dentes de leite. O dentista faz uma abertura na coroa do dente, normalmente na região que já está desgastada pela cárie ou em locais específicos, em casos de traumatismo, sempre preservando o máximo possível da estrutura dentária.

Esse procedimento é feito para remover os tecidos necrosados e contaminados que estão na porção central do dente (a polpa). Depois disso, o material restaurador é colocado no lugar restabelecendo a estrutura do dente e devolvendo a sua função. Como também falamos em outro post, o dentista pode usar diferentes tipos de materiais, de modo que não interfira no processo natural da troca de dentes.

Mesmo depois de tratado, o dente de leite vai cair de forma inevitável quando a criança chegar na idade certa, o que não significa dizer que o permanente não nascerá com alguma imperfeição. Mas é importante procurar um bom especialista para que o diagnóstico e o procedimento, caso necessário, sejam feitos o mais rapidamente possível, evitando danos futuros ao dente permanente. 

De qualquer forma, para evitar que o seu filho precise de um tratamento de canal, oriente-o e auxilie para a prática de uma boa higiene bucal e sempre procure o Odontopediatra após episódios de traumatismos dentários. Lembrem-se: o melhor tratamento é a prevenção. Neste vídeo, você eu falo um pouco mais sobre o tratamento de canal. Assista-o!

Marque sua consulta!

Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada em Águas Claras-DF e na Asa Sul-DF e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade de que você os faça em outros espaços.

AGENDAR CONSULTA!

Leia também:

Qual a importância de levar seu filho ao dentista? Entenda

Tratamento de Canal pode dar errado? Quais as chances de sucesso do tratamento?


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais