Facebook Pixel
Agende sua consultaAgende sua consulta Contato Águas Claras

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Agendamento

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Apneia do sono: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Apneia do sono: o que é, causas, sintomas e tratamentos

A qualidade do sono desempenha um papel vital em nossa saúde e a apneia do sono é uma condição que pode impactar significativamente a forma como descansamos durante a noite.

Caso você ou alguém que conheça esteja enfrentando problemas com o sono, é fundamental entender o que é a apneia do sono, seus sintomas, causas e principais opções de tratamento.

Interessou-se pelo tema? Continue a leitura e entenda o que é a apneia do sono, quais as causas e como a odontologia atua no tratamento.

Entenda mais sobre:

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que é apneia do sono?

A apneia do sono é um distúrbio do sono caracterizado por pausas na respiração durante o sono. Essas interrupções, chamadas de apneias, podem ocorrer repetidamente ao longo da noite, resultando em uma qualidade de sono comprometida.

Geralmente, pessoas com esse distúrbio podem ter episódios de ronco durante a noite e/ou sonolência excessiva durante o dia, o que provoca problemas no bem-estar do paciente.

Tipos de apneia do sono

Existem dois tipos principais de apneia do sono: apneia obstrutiva do sono (AOS) e apneia central do sono (ACS)

Além desses, há também a apneia complexa/mista, que é uma combinação de características da apneia obstrutiva e da apneia central. 

Logo abaixo, você vai entender melhor quais as características de cada tipo:

  • Apneia obstrutiva do sono (AOS):

A apneia obstrutiva do sono é a forma mais comum de apneia e ocorre quando os músculos da garganta relaxam excessivamente durante o sono, bloqueando parcial ou totalmente as vias respiratórias.

As causas incluem fatores como o excesso de peso, a presença de tecido adiposo na região da garganta, amígdalas ou adenóides aumentadas, ou até mesmo pela forma e posição da mandíbula e do pescoço.

  • Apneia central do sono (ACS):

Na apneia central do sono, o problema está relacionado a uma falha na comunicação entre o cérebro e os músculos responsáveis pela respiração. 

Nesse caso, a apneia pode ser resultado de instabilidade no controle respiratório do cérebro, muitas vezes, associada a condições como insuficiência cardíaca, derrames ou outros problemas neurológicos.

  • Apneia do sono complexa ou mista:

Como o nome sugere, a apneia mista é uma combinação de características da apneia obstrutiva e da apneia central do sono. 

Em geral, os pacientes com apneia mista podem apresentar sintomas tanto da obstrução das vias aéreas quanto da falha na comunicação entre o cérebro e os músculos respiratórios.

Quais são os sintomas da apneia do sono?

A apneia do sono pode apresentar diversos sintomas e a intensidade costuma variar de acordo com cada caso. Além disso, a apneia do sono pode ser uma condição subdiagnosticada, pois muitas pessoas podem não estar cientes de que têm sintomas, especialmente, se estiverem dormindo sozinhas.

Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

  • Ronco alto
  • Pausas na respiração
  • Sonolência diurna constante
  • Fadiga e falta de energia
  • Dificuldade de concentração e memória
  • Dor de cabeça matinal
  • Irritabilidade e mudanças de humor
  • Insônia 

Apneia do sono: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Se você percebe que está com algum desses sintomas, é crucial consultar um especialista que possa avaliar o seu caso, realizar os exames necessários e indicar as melhores opções de tratamento para você.

Como diagnosticar a apneia do sono?

A apneia do sono é um distúrbio sério que pode afetar significativamente a qualidade de vida do paciente. Por isso, diagnosticar a apneia do sono é crucial para iniciar o tratamento adequado e melhorar a saúde geral de quem sofre com o distúrbio.

Geralmente, o diagnóstico segue os seguintes passos:

  1. Avaliação (anamnese)

O processo de diagnóstico geralmente começa com uma revisão detalhada do histórico médico do paciente. Desse modo, o especialista fará perguntas sobre sintomas, padrões de sono, histórico familiar, estilo de vida e condições médicas preexistentes.

  1. Exame físico

Um exame físico pode ser conduzido para identificar sinais físicos associados à apneia do sono. Isso pode incluir a avaliação da garganta, boca, nariz e pescoço para identificar possíveis obstruções nas vias aéreas.

  1. Polissonografia ambulatorial

Em alguns casos, pode se recomendar um estudo do sono em casa usando dispositivos portáteis de monitoramento. Isso permite que o paciente durma em sua própria cama enquanto registra parâmetros como padrões de respiração, movimentos corporais e níveis de oxigênio.

  1. Polissonografia noturna em laboratório

Para casos mais complexos, pode ser necessária uma polissonografia noturna em um laboratório do sono. Trata-se de um exame que monitora vários parâmetros, incluindo atividade cerebral, movimentos oculares, frequência cardíaca, esforço respiratório e oxigenação sanguínea.

  1. Monitoramento do CO2

Em alguns casos, para distinguir entre apneia obstrutiva e central do sono, o monitoramento contínuo do dióxido de carbono (CO2) pode ser usado, sendo necessário especialmente em casos mais complexos.

Quais são os tratamentos para apneia do sono?

O tratamento da apneia do sono pode variar com base na gravidade da condição, no tipo de apneia (obstrutiva, central ou mista) e nas necessidades específicas de cada paciente. Aqui estão alguns dos tratamentos comuns para a apneia do sono:

  • Mudanças no estilo de vida:

Para pessoas com obesidade, por exemplo, a perda de peso pode reduzir ou eliminar os sintomas da apneia do sono, especialmente em casos de apneia obstrutiva. Além disso, evitar o consumo de álcool e sedativos, especialmente, próximos ao horário do sono podem ser fatores que aliviam os sintomas. 

Outra prática que pode ajudar no combate à apneia do sono é dormir de lado, isso porque, essa posição pode ajudar a evitar a obstrução das vias aéreas em alguns casos.

  • Dispositivos de terapia positiva contínua nas vias aéreas (CPAP):

Um CPAP é um dispositivo comumente usado no tratamento da apneia do sono que fornece uma pressão positiva constante nas vias aéreas, evitando a obstrução e mantendo as vias aéreas abertas.

  • Dispositivos de Pressão Bifásica (BiPAP):

Similar ao CPAP, o BiPAP ajusta a pressão durante a respiração, fornecendo uma pressão mais alta durante a inspiração e uma pressão mais baixa durante a expiração.

  • Aparelho bucais:

Tratam-se de dispositivos orais personalizados, como placas mandibulares, que podem ser projetados para ajudar a manter as vias aéreas abertas, especialmente, em casos de apneia do sono leve a moderada.

  • Estimulação do nervo hipoglosso (HGNS):

Este tratamento envolve a implantação de um dispositivo que estimula o nervo hipoglosso, ajudando a manter as vias aéreas abertas.

A odontologia do sono desempenha um papel significativo no tratamento da apneia do sono, especialmente, quando a condição está relacionada à obstrução das vias aéreas superiores.

Na Clínica Ianara Pinho você encontra profissionais capacitados, além de equipamentos de última tecnologia para proporcionar a melhor experiência possível ao longo do seu tratamento.

AGENDE UMA CONSULTA COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Por:

Ianara Pinho em Uncategorized

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Limpeza Dental — Entenda As Etapas De Como É Feita!

Limpeza Dental: Entenda As Etapas De Como É Feita!

Ter um sorriso branquinho e dentes bonitos é o sonho de qualquer pessoa, não é mesmo? Além de ser esteticamente…

Leia mais
Clareamento Dental Caseiro É Seguro? Saiba Os Riscos

Clareamento Dental Caseiro É Seguro? Saiba Os Riscos

Ter os dentes brancos e bonitos é o objetivo de muitas pessoas. Infelizmente, por conta dos hábitos de alimentação, o…

Leia mais
Aparelhos para idosos: não existe idade para cuidar da saúde bucal

Aparelhos para idosos: não existe idade para cuidar da saúde bucal

Durante muito tempo foi preservada a ideia de que o tratamento ortodôntico era destinado somente para crianças e adolescentes. No…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389