Para saber quanto tempo dura um implante dentário, você precisa entender as fases desse procedimento e hábitos que impactam na durabilidade do dispositivo. Afinal, existem, sim, ações que podem contribuir para que ele resista por um período ainda mais longo. 

 

Neste artigo, serão apresentados mais detalhes sobre o implante dentário e alguns cuidados que você pode ter. Continue a leitura e também assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre o tema: 

 

 

Quanto tempo dura um implante dentário?

As pessoas que precisam realizar esse procedimento, geralmente, têm dúvidas sobre quanto tempo dura um implante dentário, como é o processo, se vão precisar trocar a prótese, entre outras questões. Na prática, essa duração depende de vários fatores e dos cuidados que você tem com o dente.

 

Para entender melhor sobre a durabilidade do implante, é importante saber como cada etapa dele funciona, pois há itens que duram para vida toda e outros que precisam de mais cuidado para se manter. Veja a seguir:

 

Enxerto

É preciso realizar uma etapa de enxerto ósseo (repor e inserir o material) quando a pessoa não tem a quantidade necessária para fazer o implante. Com isso, o pino pode ser fixado corretamente para manter a prótese. 

 

Ele pode durar a vida toda do paciente e é feito somente uma vez.

 

Pino para a fixação

Assim como na fase anterior, o pino também pode durar a vida inteira. Isso porque ele é colocado para servir de base do dente, para receber e fixar a prótese. Ele funciona como se fosse um parafuso, que vai na parte interna, substituindo a raiz do dente perdido. Já a parte superior, que desempenha a função da mastigação, é o que chamamos de “coroa” sobre implante.  

 

Prótese

Essa etapa é a que exige mais atenção, pois o tempo que o implante dura vai depender de como o paciente cuidará da coroa do dente (a prótese). Ou seja, ao contrário das fases anteriores, não é vitalício. A sua durabilidade pode variar bastante, cerca de 15 anos.

 

São diversos fatores que influenciam na duração do implante dentário. Um dente de porcelana , por exemplo, pode durar muito tempo. Já os de resina têm uma durabilidade menor, geralmente cerca de 8 anos, enquanto as de cerâmica podem chegar a 15 anos. Porém, em todos os casos, o paciente precisa ter uma higiene bucal constante para aumentar esse tempo. 

 

O que pode interferir em quanto tempo dura um implante dentário?

 

Alguns dos fatores que podem impactar na durabilidade de um implante são: 

 

  • — tabagismo: pacientes que fumam podem ter uma duração menor, pois o cigarro atrapalha a circulação e a microcirculação que acontece ali dentro dos ossos  e dos tecidos moles;
  • — osteoporose;
  • — diabetes com níveis de glicemia sempre muito altos, o que interfere na circulação, diminuindo a durabilidade do implante;
  • — implantes mal posicionados, que estão recebendo uma carga além do que eles foram feitos para suportar;
  • — instabilidade oclusal — quando o paciente tem uma mordida errada, por exemplo;
  • — entre outros.

 

E, claro, a higienização! É fundamental manter uma boa limpeza dental para evitar a periodontite, que é uma infecção que vai desgastando o osso do dente até ele ficar mole e cair. No caso dos implantes, esse mesmo processo é chamado de periimplantite.

 

Achar que o implante não precisa de cuidados é um mito! Para evitar perder o dente e fazer com que ele dure por mais tempo, você precisa manter os cuidados, como a escovação e o uso de fio dental, além das visitas periódicas ao dentista.

 

Conheça também o mini-implante dentário e saiba para que ele serve, como o procedimento funciona e seus benefícios. 


Deixe uma resposta

Os melhores dentistas de Águas Claras, Asa Sul e Brasília

Leia Também!

Implante Dentário Dói? 5 Verdades e Mitos Sobre Implantes

Implante Dentário Dói? 5 Verdades e Mitos Sobre Implantes

Será que implante dentário dói? Se você tem essa dúvida e está com medo de fazer o procedimento, venha esclarecer alguns mitos!

O Que É Prótese Overdenture? Saiba Tudo Sobre Esse Tratamento!

O Que É Prótese Overdenture? Saiba Tudo Sobre Esse Tratamento!

A prótese overdenture oferece mais vantagens que as dentaduras comuns, possui um preço acessível e traz de volta a segurança de sorrir. Saiba mais!

Dicas de cuidados pós-cirúrgico do implante dentário

Dicas de cuidados pós-cirúrgico do implante dentário

Você sabia que a recuperação após a cirurgia de implante dentário pode ser bem tranquila? Basta seguir alguns cuidados, como mostramos neste post. Confira!

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Faça a sua Radiologia Odontológica na região de Águas Claras e Asa Sul

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais