O barulhinho dos equipamentos do consultório odontológico sempre foi um motivo de medo para muitas crianças. A maioria entende a ida ao dentista como um momento de “tortura”. Mas é importante que os pais entendam e eduquem os pequenos sobre a importância de levar o filho ao dentista desde os primeiros anos de vida.

Muitos pacientes iniciam o hábito de ir ao dentista apenas na adolescência. No entanto, o ideal é que a visita a um consultório odontológico esteja na rotina da criança desde a infância. E, ao buscar um acompanhamento do seu filho, atente-se a procurar um especialista em odontopediatria, especialidade que cuida da saúde dos pequenos.

Quando levar o filho pela primeira vez ao dentista?

É recomendado que nos primeiros anos de vida a criança seja levado para uma visita a um odontopediatra, especialmente quando os primeiros dentes começam a nascer. Com isso, será possível acompanhar de perto a evolução da saúde bucal da criança.

Mas também é recomendado que o bebê seja acompanhado ainda nos primeiros meses de vida. Além disso, nos primeiros anos de vida os pequenos já usam chupetas e chupam dedo. Como já falamos em outro artigo, a chupeta é um importante aliado, mas também pode se tornar um grande vilão.

Entre as consequências do uso prolongado estão a má formação do céu da boca, encavalamento dos dentes, perdas precoces dos dentes, alterações na arcada dentária, entre outros. Hábitos de higiene bucal também devem estar na rotina dos pequenos nos primeiros anos de vida.

O relaxamento da higiene dos dentes da criança pode ocasionar o aparecimento de problemas nas gengivas e, inclusive, cáries. Por isso, a importância do acompanhamento e da orientação de um dentista profissional podem evitar que o seu filho seja acometido com problemas bucais.

A visita prévia a um consultório odontológico ainda na gestação também ajudará os pais a ter a orientação de como realizar a higiene bucal dos bebês nos primeiros anos de vida. Ainda tem dúvidas? Assista ao vídeo a seguir e saiba quando levar seu filho pela primeira vez ao dentista.

Nos primeiros anos de vida, mesmo que o bebê ainda não tenha dentes, o ideal é que a limpeza da gengiva seja realizada com gaze ou lenço umedecido. Mas assim que os dentes começarem a nascer, é necessário introduzir uma escova de dentes específica para a idade da criança.

Assista ao vídeo a seguir em que a Dra. Ianara Pinho sobre os tipos de pasta que devem ser utilizadas por crianças e bebês.

Confira também um vídeo gravado pela Dra. Ianara Pinho em que ela fala sobre os cuidados e as formas de higiene bucal de bebês e crianças.

Marque sua consulta!

Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada em Águas Claras-DF e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade que você faça exames em outros espaços.

AGENDAR CONSULTA!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato qual é a melhor opção

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Rir é sempre o melhor remédi

Mancha no dente pode ser Cárie

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Durante a escovação, muitos

como usar fio dental corretamente

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais