Ela pode ser um importante aliado nos primeiros anos de vida da criança, mas também pode se tornar uma grande vilã. Estamos falando dela: a chupeta. Em pais de primeira viagem é comum surgirem algumas perguntas que nem mesmo os mais experientes sabem a resposta certa. Será que o uso da chupeta entorta os dentes? Até quando a criança pode usar?
Para tirar todas essas dúvidas, elencamos os mitos e verdades sobre o uso constante da chupeta. A primeira coisa que os pais devem ter em mente é que o processo de sucção realizado pela criança durante o uso da chupeta, ou até mesmo no ato de chupar o dedo, é inato e não caracteriza nenhuma anormalidade. Nos primeiros meses de vida, inclusive, é um reflexo próprio do bebê.
Como falamos no início, a chupeta pode ser um grande aliado para os pais porque acalma a criança, visto que esse processo de sucção é prazeroso para o bebê. O perigo dessa prática é quando esse costume se prolonga por anos.
Por isso, o mais indicado para a saúde da criança é que o uso da chupeta seja limitado no máximo até os dois anos de idade. Ainda assim, mesmo antes de chegar a essa idade, é preciso que os pais adequem a rotina de seus filhos para que eles consigam viver sem a chupeta e eliminem o hábito aos poucos. Caso contrário, o hábito pode se prolongar e trazer problemas sérios à saúde da boca da criança.
Ao perceberem que as crianças estão sendo muito resistentes para deixar o hábito de sucção da chupeta, é importante procurar um Odontopediatra para indicar as melhores soluções para esse problema.
Assista ao vídeo a seguir e confira uma técnica simples para ajudar a criança deixar de fazer o uso da chupeta:
Agende uma avaliação!
Ainda precisa de orientações sobre a saúde bucal dos seus filhos? Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada no Distrito Federal e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade de que você vá a outros espaços.
AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!
Por:
Ianara Pinho em Odontopediatria
No atual cenário, com a pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2, precisamos, mais do que nunca, tomar os devidos cuidados a…
O mau cheiro vindo da boca é um problema um tanto incômodo, principalmente quando outras pessoas podem percebê-lo. Infelizmente, ao…
Crianças também precisam de suporte odontológico, mas o ideal é que seja procurado um dentista infantil em Brasília ou na…