O tratamento de canal é um procedimento muito comum nos consultórios odontológicos. Mas isso não faz dele um tratamento simples. Pelo contrário! Se não for realizado no momento certo, o problema pode evoluir e ocasionar complicações à saúde bucal.

Mas afinal, o que pode dar errado em um canal e por que alguns pacientes o temem?

Antes de tudo, é importante ressaltar que o tratamento de canal é indicado para pacientes que possuem algum dano grave ou infecção que esteja em estágio crítico. Isso faz do procedimento a última alternativa evitando que o paciente chegue a retirar o dente.

Como é feito o tratamento de canal?

O tratamento de canal consiste na retirada do tecido interno do dente, denominado polpa. Todo o material é retirado resultando em um espaço que deve ser devidamente limpo e preenchido com um material de vedação fechando, assim, o canal do dente.

Após selar esse espaço, normalmente o cirurgião dentista aplica uma coroa de ferro que é feita sob medida. Caso alguma etapa do processo não seja realizada da maneira correta, o canal pode evoluir para:

  •         dor constante;
  •         comprometimento dos tecidos da região;
  •         e em alguns casos infecções bucais severas que podem se espalhar para outros ossos e órgãos do corpo.

No vídeo a seguir você vai conferir tudo sobre o tratamento de canal:

O que fazer depois do tratamento de canal?

É importante ressaltar que, mesmo que o procedimento tenha sido concluído com sucesso, o paciente precisa visitar o dentista regularmente para acompanhamento. O tratamento não acaba no consultório odontológico. Ele segue em casa e em visitas regulares ao seu dentista.

Com isso, é possível perceber a evolução do tratamento de canal que é um processo complexo e exige muita técnica por parte do dentista. Optar por realizar o procedimento com um profissional não qualificado o suficiente, muitas vezes pelo preço mais barato, pode trazer sérias consequências para a saúde da pessoa.

Lembre-se! A melhor solução para ter um processo efetivo é procurar um profissional capacitado que conduzirá o tratamento de maneira correta, segura e acompanhará de perto para que a região não apresente mais problemas.

Marque sua consulta!

Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada em Águas Claras-DF e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade de que você faça exames em outros espaços.

AGENDAR CONSULTA!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais