Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Bucomaxilo: o que é, tratamentos e quando procurar

Bucomaxilo: o que é, tratamentos e quando procurar

Primeiramente, o bucomaxilo, cirurgião bucomaxilo ou cirurgião bucomaxilofacial, é uma especialista da odontologia que trata das estruturas anatômicas da boca, face e pescoço, indicada em situações como traumatismos e deformidades faciais.

Além disso, esse profissional lida com uma variedade de condições e procedimentos, incluindo cirurgias ortognáticas, remoção de dentes impactados, reconstrução facial, tratamento de traumas faciais, cirurgias pré-protéticas, entre outros.

Interessou-se pelo assunto? Então, continue lendo e saiba mais sobre quando você deve procurar essa especialidade, os benefícios e principais cuidados.

Além disso, descubra tudo sobre:

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que é o bucomaxilo?

A cirurgia bucomaxilofacial é uma especialidade odontológica que se concentra nas estruturas anatômicas da boca, maxilares (osso superior e inferior da boca), e face

Os profissionais dessa área, conhecidos como cirurgiões bucomaxilofaciais ou apenas como cirurgião bucomaxilo, desempenham um papel crucial no diagnóstico, tratamento e prevenção de uma variedade de condições que afetam essas áreas.

Quando procurar um bucomaxilo?

Caso você enfrente algum problemas na região bucomaxilofacial, como dores persistentes, problemas de mordida, traumas ou qualquer outra condição relacionada, é aconselhável procurar a orientação de um dentista, que, se necessário, poderá encaminhá-lo a um cirurgião bucomaxilofacial ou bucomaxilo para avaliação e tratamento adequados.

Sendo assim, confira alguns casos comuns em que você pode considerar agendar uma consulta com um profissional dessa área:

  • Problemas ortodônticos graves:

Se você tiver problemas sérios de alinhamento dentário ou mordida, especialmente aqueles que não podem ser completamente corrigidos apenas com tratamento ortodôntico convencional, a cirurgia pode ser uma solução, inclusive, associada a outros tratamentos.

  • Dores de dente persistentes:

Paciente que possuem dor persistente associada a dentes impactados, infecções ou outras condições que requerem intervenção cirúrgica.

  • Trauma facial:

Em casos de lesões faciais resultantes de acidentes, quedas ou outros tipos de trauma, um cirurgião bucomaxilofacial pode avaliar e tratar essas lesões.

  • Complicações com dentes impactados:

Dentes que não conseguem irromper (nascer) naturalmente na posição correta podem causar desconforto, dor e outros problemas. Um cirurgião bucomaxilofacial pode ser consultado para a remoção desses dentes.

Leia também: Dente Incluso: o que é, causas e riscos para a saúde bucal

  • Apneia do sono:

Maxilares mal posicionados podem levar levar a um estreitamento das vias aéreas, gerando como consequência dificuldades respiratórias, como a apneia do sono. Uma cirurgia para reposicionamento desses ossos pode ajudar a combater a apneia. 

  • Estética Facial:

Se você estiver interessado em procedimentos estéticos faciais, como mentoplastia (correção do tamanho do queixo), a cirurgia pode ser uma opção indicada.

  • Problemas na Articulação Temporomandibular (ATM):

Se você estiver enfrentando dores na mandíbula, dificuldades ao abrir ou fechar a boca, estalos na articulação ou outros sintomas relacionados à disfunção da ATM, pode ser uma opção de tratamento.

Alem disso, vale lembrar que o cirurgião bucomaxilo trabalha em conjunto com outros profissionais de outras especialidades, a fim de oferecer o melhor diagnóstico. Por isso, se você tiver algum sintoma associado, busque imediatamente um dentista – isso porque a detecção precoce e o tratamento adequado podem ajudar a prevenir complicações futuras e promover uma boa saúde bucal.

Quando a cirurgia com o bucomaxilo é indicada para caráter preventivo?

A cirurgia bucomaxilofacial preventiva é geralmente considerada quando há identificação de fatores de risco ou condições que, se não tratadas, podem levar a problemas mais sérios no futuro. 

Aqui estão alguns cenários em que a cirurgia bucomaxilofacial preventiva pode ser considerada:

  • Má oclusão grave
  • Dificuldades respiratórias
  • Prevenção de complicações odontológicas
  • Prevenção de traumatismos
  • Anomalias no desenvolvimento facial

Procedimentos e cirurgias realizados pelo bucomaxilo

Os cirurgiões bucomaxilofaciais realizam uma variedade de procedimentos cirúrgicos para tratar condições e problemas relacionados à face, boca e região maxilofacial. Por isso, veja alguns dos procedimentos e cirurgias comuns realizados por especialistas em bucomaxilofacial:

  • Cirurgia Ortognática: 

A cirurgia ortognática é um dos mais conhecidos, com a finalidade de realizar correções de deformidades dos maxilares e irregularidades na oclusão dentária, como mandíbula ou maxila prognatas, retrognatas, mordida aberta, mordida cruzada, entre outras.

Leia também: Cirurgia Ortognática: tire todas as suas dúvidas

  • Exodontias complexas: 

Extração de dentes, especialmente terceiros molares (dentes do siso), que podem estar impactados, inclusos ou apresentar complicações na extração, como por estarem atravessados (deitados), por exemplo.

  • Cirurgia para tratar traumatismos faciais: 

Tem como objetivo realizar o reparo de fraturas faciais resultantes de acidentes, quedas ou lesões esportivas.

  • Cirurgia reconstrutiva: 

Após remoção de tumores benignos, malignos ou lesões traumáticas, os cirurgiões bucomaxilofaciais podem realizar procedimentos de reconstrução com o propósito de restaurar a função mecânica e a estética.

  • Tratamento de distúrbios temporomandibulares (DTM):

Com o fim de tratar distúrbios na articulação temporomandibular, as cirurgias também podem ser indicadas para alguns casos.

  • Cirurgia de fissuras labiopalatinas: 

Correção cirúrgica de fissuras orais e palatinas, como lábio leporino e fenda palatina, com o intuito de melhorar a função e a estética.

  • Cirurgia odontogênica e cirurgia pré-protética: 

Utilizada no tratamento de lesões e patologias associadas aos dentes, gengivas e estruturas de suporte, bem como preparação cirúrgica para próteses dentárias.

  • Cirurgia para infecções odontogênicas graves: 

Consiste na drenagem e no tratamento cirúrgico de infecções que afetam os tecidos moles e duros da região bucomaxilofacial.

 

SAIBA MAIS SOBRE A CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL NESTE VÍDEO DO CANAL DA IANARA PINHO ODONTOLOGIA:

Sobretudo, é importante notar que a abordagem cirúrgica específica pode variar de acordo com a condição do paciente e a gravidade da situação. Por isso, o cirurgião bucomaxilo avaliará individualmente cada caso e recomendará o tratamento mais apropriado.

Qual a diferença entre a cirurgia bucomaxilofacial e cirurgia ortognática?

Uma dúvida muito comum entre os pacientes é sobre quais as diferenças entre a cirurgia bucomaxilofacial e a cirurgia ortognática. No geral, a cirurgia bucomaxilofacial e a cirurgia ortognática estão inter-relacionadas, mas há diferenças sutis em seus enfoques e áreas de atuação.

Enquanto a cirurgia bucomaxilofacial é uma especialidade abrangente que inclui uma variedade de procedimentos na região da boca e face. Já a cirurgia ortognática é uma subespecialidade específica dentro da bucomaxilofacial que se concentra na correção de deformidades faciais e oclusão dentária. 

Além disso, o cirurgião bucomaxilofacial que realiza cirurgias ortognáticas trabalha em colaboração com ortodontistas de outras especialidades para garantir os melhores resultados.

Onde encontrar bucomaxilo em DF?

Se você precisar de um bucomaxilo, lembre-se que a Clínica Ianara Pinho é referência em cirurgias bucomaxilofaciais.

Com mais de 13 anos de mercado, nós possuímos um conceito de consultório All In One em Águas Claras – DF e Asa Sul – DF para que você tenha acesso a uma variedade de procedimentos e exames odontológicos em um só lugar.

Além disso, aqui você encontra uma equipe de profissionais altamente capacitados e especializados para te atender com materiais modernos e tecnológicos existentes no mercado. Se você precisa de um cirurgião bucomaxilo, aqui é o melhor lugar! 

Então, o que falta para você recuperar o seu sorriso?

Veja onde estamos localizados e encontre o consultório mais perto de você:

Ianara Pinho Odontologia – Águas Claras

Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180

Telefone: (61) 3543-7723

Ianara Pinho Odontologia – Asa Sul

Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760

Telefone: (61) 3547-9053

Ianara Pinho Odontologia – Asa Norte

Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560

Telefone: (61) 3526-4989

Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos com aparelhos transparentes e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse método.

 

  Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Cirurgia

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Cárie em dente de leite: saiba como funciona o tratamento

Cárie em dente de leite: como funciona o tratamento e como evitar

A maioria dos adultos busca tratamentos ortodônticos e de saúde para evitar danos nos seus dentes. Contudo, os cuidados com…

Leia mais
Clareamento Dental: cuidados após o tratamento

Pós do clareamento dental: conheça os efeitos mais comuns

Todo mundo conhece bem as vantagens do  pós do clareamento dental: dentes brancos, brilhantes e um ganho considerável na autoestima.…

Leia mais
Tratamentos para Periodontite

Tratamentos para Periodontite: entenda sobre raspagem e cirurgia

Antes de explicar como são feitos os tratamentos para periodontite, vamos primeiro entender o que é essa doença, como ela…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign