Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Toxina Butolinica Ianara Pinho: Antes e Depois

Toxina botulínica: o que você precisa saber antes de usar botox

Você possui rugas faciais que te incomodam? A toxina botulínica (ou o famoso “Botox”) pode ser uma poderosa aliada na busca por retardar os sinais do envelhecimento e conquistar a sua autoestima de volta.

Apesar de ser um tratamento bastante popularizado dentro do mundo da estética nos últimos anos, é comum que os pacientes tenham diversas dúvidas sobre como o processo funciona, além de encontrarem diversos mitos acerca do procedimento .

Neste artigo, vamos explorar mais a fundo todas as informações que você precisa saber sobre esse tratamento, desmistificando conceitos, destacando os benefícios e os principais cuidados necessários para a aplicação.

Fique por dentro de tudo sobre:

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que é toxina botulínica?

A toxina botulínica (ou Botox Terapêutico) é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum, conhecida pela doença do botulismo. Apesar de ser associada à intoxicação alimentar quando presente em alimentos mal conservados, a forma purificada da toxina é utilizada de maneira segura e controlada em procedimentos estéticos.

Trata-se de uma toxina frequentemente utilizada para suavizar as rugas faciais dinâmicas, aquelas que se formam devido à contração dos músculos faciais ao sorrir, franzir a testa ou fazer outras expressões faciais. Dessa forma, sua aplicação reduz temporariamente a atividade muscular, resultando em uma pele mais lisa e com menos rugas.

Entenda mais sobre o tema neste vídeo completo:

Vale destacar que a toxina botulínica é um tratamento temporário e os seus resultados geralmente duram de três a seis meses, quando os efeitos começam a diminuir gradualmente. 

Além do uso estético, a toxina botulínica também é usada para tratar condições médicas como espasmos musculares, assimetrias faciais, distúrbios neuromusculares, enxaquecas crônicas, dentre outros.

Como funciona a toxina botulínica?

A toxina botulínica funciona no organismo ao interferir na comunicação entre os nervos e os músculos a partir do bloqueio da liberação de um neurotransmissor chamado acetilcolina, responsável pela contração muscular.

Essa ação resulta em uma paralisia temporária ou redução significativa da atividade muscular na área de interesse, reduzindo assim rugas e marcas de expressão indesejadas. 

O primeiro passo para o tratamento é uma consulta com um profissional qualificado para garantir a segurança e a eficácia do tratamento. É a partir desse contato que o especialista irá avaliar o seu caso e indicar as melhores estratégias.

Durante o tratamento estético com toxina botulínica, o profissional de saúde injeta a substância em pontos específicos da área a ser tratada por meio de uma agulha bem fina. Essa toxina vai atuar bloqueando a liberação do neurotransmissor acetilcolina nas junções neuromusculares, áreas onde os nervos se conectam aos músculos.

Com a redução da liberação de acetilcolina, os músculos na área tratada experimentam uma paralisia temporária, resultando na suavização das rugas e linhas de expressão associadas à contração muscular.

Para quem a toxina botulínica é indicada?

Como você já viu, a toxina botulínica é comumente indicada para pessoas que buscam a correção de rugas e linhas de expressão faciais, mas existem outros casos em que o uso desse tratamento é indicado. Logo abaixo, você confere os principais:

  • Rugas dinâmicas
  • Hiperidrose (transpiração excessiva)
  • Enxaquecas crônicas
  • Sorriso Gengival
  • Bruxismo
  • Espasmos musculares
  • Ajustes no contorno facial

É importante notar que a decisão de usar toxina botulínica deve ser baseada em uma avaliação individual, levando em consideração a saúde geral do paciente, histórico médico e expectativas. 

Além disso, a administração da toxina botulínica deve ser feita por um profissional de saúde qualificado e experiente para garantir resultados seguros e eficazes.

Quais as contraindicações?

Apesar de ser uma ótima opção de tratamento para diversos casos, é importante destacar que a toxina botulínica não é recomendada para todas as pessoas e situações. A seguir, você encontra algumas das circunstâncias em que a aplicação da toxina botulínica não costuma ser recomendada:

  • Mulheres grávidas ou lactantes
  • Pacientes que possuem alergias ou sensibilidades conhecidas
  • Casos em que há infecção na área de injeção
  • Histórico de reações adversas
  • Uso de medicamentos interferentes
  • Condições de saúde graves, como problemas cardíacos ou pulmonares significativos
  • Pessoas portadoras de doenças neuromusculares, como miastenia gravis ou síndrome de Eaton-Lambert

Por isso, é crucial discutir todas as condições médicas preexistentes, medicamentos em uso e histórico de alergias com o profissional da sua escolha antes de iniciar o tratamento com toxina botulínica, somente assim ele poderá avaliar se há contraindicações específicas para o seu caso e fornecer orientações personalizadas.

Toxina botulínica: antes e depois

A aplicação da toxina botulínica é um procedimento rápido que costuma ser feito em uma sessão de até 30 minutos. Os benefícios podem durar de 3 a 6 meses e a transformação é surpreendente. 

Confira alguns resultados de tratamentos realizados na Clínica Ianara Pinho:

Toxina Butolinica Ianara Pinho

Toxina Butolinica 02 Ianara Pinho

Cuidados ao usar a toxina botulínica

Ainda que seja um procedimento simples, a toxina botulínica é um tratamento e deve ser abordada com cuidado. Por isso, certifique-se de seguir à risca todas as precauções alertadas pelo profissional que vai te atender. 

Alguns dos principais cuidados após o tratamento são:

  1. Evitar esfregar ou massagear a área tratada: 

Nos primeiros dias após a aplicação, evite massagear ou esfregar a área tratada. Isso reduz o risco de deslocamento da toxina para áreas indesejadas e evita possíveis complicações.

  1. Evitar atividades vigorosas: 

Evite exercícios intensos e atividades que aumentem a temperatura corporal nas primeiras 24 horas após o procedimento. Isso porque o aumento da temperatura pode impulsionar a absorção da toxina pelos tecidos.

  1. Não consumir álcool: 

Evite o consumo excessivo de álcool pelo menos nas primeiras 24 horas após o tratamento, pois o álcool pode aumentar o risco de hematomas.

  1. Não tomar anti-inflamatórios ou aspirina: 

Evite o uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e aspirina nas primeiras 24 horas após o procedimento, pois esses medicamentos também podem aumentar o risco de hematomas.

  1. Evitar tratamentos faciais invasivos: 

Não realize tratamentos faciais invasivos, como peelings químicos, microdermoabrasão ou laser, nas primeiras semanas após o tratamento com toxina botulínica, pois isso também pode comprometer os resultados e trazer riscos ao paciente.

Toxina botulínica em Brasília: onde aplicar?

Se você está em busca de um profissional de referência para a aplicação do seu tratamento com toxina botulínica , a Clínica Ianara Pinho é a opção perfeita para o seu caso. Com unidades em Águas Claras e na Asa Sul em Brasília, a clínica tem como diferencial mais de 13 anos de mercado e excelentes profissionais prontos para te atender.

Além disso, contamos uma tecnologia de ponta para a realização do seu tratamento e consultórios equipados com radiologia integrada, brinquedoteca, sala cirúrgica para sedação, sala de repouso e muito mais – tudo isso em um sistema All in One, para que você consiga realizar o seu tratamento em um único lugar.

AGENDE UMA CONSULTA E SAIBA MAIS!
Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Odontologia

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Pericoronarite: quais são as causas e como tratar? | Ianara Pinho

Pericoronarite: quais são as causas e como tratar?

Já teve dor forte e aguda no dente siso e se perguntou se o que você estava sentindo era normal?…

Leia mais
Odontopediatria em Brasília DF

Odontopediatria DF – Descubra as Especialidades dos Dentistas

Não é só porque algumas crianças pequenas ainda não possuem dentes ou, quando tem, são dentes de leite, que a…

Leia mais
Saiba Quais São os Tipos de Tratamento Dentário

Saiba Quais São os Tipos de Tratamento Dentário

A odontologia é uma área bastante extensa e compreende vários tipos de tratamento dentário. Será que você conhece os principais…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign