O sorriso gengival é um problema que incomoda muitas pessoas. Embora não provoque riscos à saúde bucal, muitos pacientes procuram o consultório odontológico se queixando da estética do próprio sorriso. Mas será que para corrigir o sorriso gengival, a cirurgia é sempre a melhor opção?

Caracterizado pelo excesso de gengiva, a principal causa do sorriso gengival é a predisposição genética. Além disso, problemas musculares, esqueléticos e distúrbios hormonais também estão entre os motivos que podem levar a uma exposição exagerada da gengiva ao sorrir.

Como mencionamos, a queixa da maior parte dos pacientes que relatam sorriso gengival é a estética. Há até quem conviva com o problema sem saber que é possível corrigi-lo. São vários os tratamentos de correção do sorriso gengival, mas é preciso que o seu dentista faça uma avaliação para poder prescrever o tratamento ideal para o seu caso.

Correção do sorriso gengival

Entre os procedimentos mais comuns aplicados em consultórios odontológicos para a correção do sorriso gengival estão: plástica gengival (gengivoplastia), gengivectomia, cirurgia ortognática, aplicação de toxina botulínica e tratamento ortodôntico. Nem todos os casos de sorriso gengival precisam de cirurgia. Por isso, seu dentista precisa avaliá-lo.

Na gengivoplastia, por exemplo, que é um procedimento mais estético, indicado a quem tem desordem na harmonia da gengiva, como assimetrias, irregularidades no formato, excesso de tecido gengival etc. Nela, o cirurgião-dentista refaz o contorno da gengiva. Diferente da gengivectomia, que é indicada a pacientes que possuem excesso de gengiva como resultado de doença periodontal (periodontite).

Inclusive, eu gravei um vídeo falando um pouco mais sobre gengivoplastia.

Na gengivoplastia, o dentista faz uma espécie de plástica na gengiva, retirando todo o seu excesso. O procedimento, apesar de pouco invasivo, necessita de alguns cuidados para que o paciente se recupere completamente e tenha ótimos resultados. 

Tratamentos menos invasivos, como aplicação de toxina botulínica (botox) também são eficazes na correção do problema, desde que haja avaliação do especialista. Por ser um método mais simples, rápido e efetivo, acaba sendo bastante indicado, porém tem uma desvantagem, precisa ser reaplicado apos alguns meses. 

Neste vídeo, por exemplo, eu falo um pouco mais sobre o botox terapêutico e como ele pode ser usado na odontologia.

Portanto, se você está insatisfeito com o excesso de gengiva e sente que pode ter um sorriso mais bonito e equilibrado, procure um Periodontista (especialista em gengiva) que ele pode ajudar a resolver o seu problema.

Marque sua consulta!

Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada no Distrito Federal e  conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade que você os faça em outros espaços.

AGENDAR CONSULTA!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais