Um sorriso bonito não depende apenas dos dentes. É preciso que todo o conjunto esteja harmônico para preservar ao máximo a saúde bucal e garantir uma aparência mais agradável. Por isso, a gengivoplastia em DF tem sido um procedimento muito procurado.

Esse tratamento tem o intuito de adequar o tamanho e o formato da gengiva, sendo indicado tanto para casos terapêuticos quanto estéticos. Você já ouviu falar sobre esse procedimento? Sabe quais são as suas indicações?

É sobre isso que falaremos neste artigo! Continue lendo para entender o que é a gengivoplastia, para quais casos ela é recomendada, como o procedimento é realizado e onde você pode fazer esse tratamento em DF.

Conheça mais essa opção para alcançar o sorriso perfeito!

O que é a gengivoplastia?

É muito comum associarmos um sorriso bonito a dentes brancos e alinhados. Porém, não são apenas eles que compõem uma boa aparência, pois as gengivas também apresentam um papel fundamental, então, elas precisam estar simétricas e saudáveis.

Em função de características naturais pode acontecer de o tecido gengival estar em desarmonia com a dentição. Isso pode causar prejuízos para a saúde da boca e influenciar de forma negativa na imagem da pessoa.

Nesses casos é interessante procurar a gengivoplastia em DF, procedimento que também é encontrado em outras cidades do Brasil. O tratamento consiste em uma cirurgia plástica feita nas gengivas, e acontece no próprio consultório do dentista.

O intuito é eliminar o excesso de tecido quando ele sobrepõe muito os dentes, causando o sorriso gengival. É recomendado também para quando há falta de gengiva e para pacientes que apresentam um desenho desarmônico nas bordas gengivais.

Sendo assim, a gengivoplastia é uma cirurgia que ajuda a preservar a saúde bucal porque evita o acúmulo excessivo de placa bacteriana. Ela valoriza a estética do sorriso e contribui para elevar a autoestima da pessoa.

Quis são as indicações da gengivoplastia?

Conforme explicamos, a cirurgia de gengivoplastia é recomendada para finalidades terapêuticas e estéticas. Ela pode ser realizada em qualquer pessoa que apresente saúde bucal equilibrada e não tenha nenhuma contraindicação clínica, assim como para aqueles que já completaram o desenvolvimento da dentição e da face.

Gengivoplastia para sorriso gengival

O sorriso gengival é caracterizado pela exposição exagerada da gengiva quando uma pessoa sorri. Em muitos casos, isso acontece em função do crescimento excessivo desse tecido, que acaba recobrindo o esmalte dentário mais do que necessário.

A gengivoplastia remove uma porção da gengiva de modo que ela deixe os dentes mais expostos, porém, ainda assegurando a proteção da raiz deles. Assim, a dentição ganha um destaque maior e o sorriso fica mais agradável.

Gengivoplastia para hiperplasia gengival

A hiperplasia gengival se caracteriza pelo crescimento excessivo de tecido em função de algum fator como trauma, medicamentos, gengivite ou periodontite. É diferente do sorriso gengival porque, no caso da hiperplasia, nota-se um inchaço na região, que pode ou não recobrir os dentes. O crescimento pode continuar até que se descubra sua causa e seja possível eliminá-la.

A cirurgia é feita para remover o excesso de tecido a fim de harmonizar o sorriso novamente. Também no intuito de evitar que essa condição traga algum abalo para a saúde bucal, além de aumentar o conforto do paciente, é claro.

Gengivoplastia para falta de tecido

Existem casos em que o problema é oposto. Em vez de a gengiva estar em excesso, há falta dela. Isso pode acontecer em função de uma característica natural ou da retração gengival provocada pelo uso de próteses e aparelhos ortodônticos inadequados, traumas, má-oclusões, inflamações ou infecções.

O tecido não é removido, mas sim acrescenta-se uma porção dele nessa área fazendo um enxerto gengival. Desse modo, a parte do dente que está muito exposta volta a ser recoberta, trazendo mais harmonia para o sorriso e tratando a sensibilidade, que é muito comum ocorrer nesses casos.

Como esse procedimento é feito?

Embora seja uma cirurgia, a gengivoplastia não é um procedimento complexo. Ela é realizada no consultório do cirurgião dentista com anestesia local, por isso, é um procedimento indolor. Pode ser finalizada em cerca de 30 minutos, contudo o tempo pode variar conforme a complexidade do caso e a necessidade do paciente.

Não é preciso uma grande preparação para realizar o tratamento, no entanto, é necessário passar por uma avaliação para que o profissional possa verificar a necessidade do procedimento. Ele analisa a saúde bucal e solicita exames radiográficos e clínicos para conhecer a anatomia e o quadro geral do paciente.

Se tudo estiver bem, é feito um levantamento fotográfico e moldagens para realizar o planejamento. Pode ser desenvolvido um projeto no computador para que o profissional e seu paciente possam ver como ficará o resultado final.

Uma vez que esse planejamento foi aprovado, a cirurgia é agendada, como dito, no próprio consultório. Após o preparo do paciente, o cirurgião dentista utiliza laser ou bisturi para remover alguns milímetros do tecido gengival.

Ele também faz a modelagem, levantando ou alongando a gengiva para que suas bordas fiquem simétricas. Quando necessário o enxerto, o profissional remove uma porção do tecido gengival e acrescenta onde há falta. Finalizadas as intervenções, se preciso, é feita a sutura e o paciente está liberado.

Leia também:

Sedação Consciente com Óxido Nitroso: como funciona e onde encontrar

Pós-operatório

As recomendações do pós-operatório podem variar dependendo da intervenção realizada. Basicamente, deve-se:

  • repousar por 3 dias;
  • evitar qualquer esforço com a boca;
  • realizar a higienização conforme orientação do profissional;
  • manter uma alimentação líquida ou pastosa em temperatura fria nas primeiras 48 horas.

De toda forma, a recuperação é rápida e sem grandes incômodos, mas pode ocorrer um pouco de desconforto nos primeiros dias após a gengivoplastia. O paciente deve retornar ao consultório para retirar os pontos, caso tenham sido feitos, e para avaliar os resultados e a cicatrização.

Onde fazer gengivoplastia em DF?

Quando você for procurar uma clínica para fazer a gengivoplastia em DF é fundamental dar preferência àquelas especializadas nesse tratamento. Afinal, a gengiva é um tecido muito importante, que protege a dentição e interfere na aparência.

Por isso, o profissional precisa fazer uma boa avaliação e um planejamento adequado para que o procedimento não traga prejuízos para a saúde da boca, como a remoção de tecido em excesso, que acaba causando mais sensibilidade. Portanto, antes de tomar a sua decisão, analise alguns fatores e características como:

  • especialização do profissional;
  • credibilidade no mercado;
  • satisfação de pacientes antigos;
  • estrutura da clínica;
  • qualidade do atendimento;
  • técnicas aplicadas;
  • investimento em tecnologia.

O ideal é que você procure por uma clínica completa para fazer a gengivoplastia em DF, assim, você terá acesso a diversos especialistas no mesmo local e poderá realizar seus exames com rapidez e segurança. Isso minimiza o tempo do tratamento e aumenta sua qualidade pela facilidade de interação entre profissionais. Você terá resultados ainda mais naturais e satisfatórios!

Descubra se a gengivoplastia é o tratamento ideal para valorizar seu sorriso. Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas!


Deixe uma resposta

Os melhores dentistas de Águas Claras, Asa Sul e Brasília

Leia Também!

Clareamento Dental Caseiro É Seguro? Saiba Os Riscos

Clareamento Dental Caseiro É Seguro? Saiba Os Riscos

Será que as técnicas de clareamento dental caseiro são eficazes e seguras? Veja os riscos e as suas principais alternativas!

Você sabe o que fazer se tiver um dente quebrado? Veja agora!

Você sabe o que fazer se tiver um dente quebrado? Veja agora!

Ninguém está imune a quebrar um dente. Sendo assim, é necessário aprender a lidar com esse tipo de situação. Leia e entenda!

Estética Orofacial: será que corrige o meu problema? Descubra!

Estética Orofacial: será que corrige o meu problema? Descubra!

Confira agora os problemas que a estética orofacial corrige e os tratamentos disponíveis para promover a sua harmonização facial. Agende uma avaliação!

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Faça a sua Radiologia Odontológica na região de Águas Claras e Asa Sul

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais