Quando o assunto é odontologia e preocupação com o bem-estar, o Brasil é referência em saúde bucal e o cirurgião dentista é, de modo geral, reconhecido e admirado. Porém, você sabe o que exatamente faz esse profissional? 

 

Capacitado para atuar a frente de diversas doenças que são relacionadas à boca e as estruturas orofaciais, o cirurgião dentista é um especialista completo e que entende desde a prevenção até o diagnóstico e o tratamento de doenças.

Quer entender melhor? Neste artigo, você verá:

— o que faz este profissional;

—qual a diferença de um cirurgião de dentes e um clínico geral;

—quando procurar um dentista.

Afinal, o que faz um cirurgião dentista?

Um cirurgião dentista pode exercer diversas especialidades dentro da odontologia. Esse profissional tem capacidade para indicar e desenvolver aparelhos ortodônticos, realizar implantes dentários e até alguns procedimentos estéticos regulamentados por lei, como o botox (toxina botulínica) e a harmonização facial.

Além disso, esse especialista pode atuar no diagnóstico  de câncer na boca e fazer cirurgias corretivas em seus pacientes — além de procedimentos mais simples, como a extração de dentes ou a remoção de cáries e tártaro.

Entre os problemas dentários que ele pode te ajudar, temos:

Problemas de ortodontia

O cirurgião dentista é capacitado para atuar com a resolução de problemas relacionados à ortodontia. 

Nessa especialidade, o dentista se torna apto a trabalhar com técnicas de correção do sorriso e, para isso, ele faz uso de aparelhos ortodônticos ou ortopédicos  fixos ou móveis e outros instrumentos. O cuidado nessa área não é apenas estético, tem relação direta com a saúde bucal, evitando e tratando problemas como a mordida cruzada.

Problemas na odontopediatria

Outra área que o cirurgião dentista pode atuar é na odontopediatria. Essa especialidade é voltada para atuação com crianças e adolescentes e tem como principal objetivo  identificar, diagnosticar e tratar possíveis problemas bucais nessa época da vida.

O dentista se torna extremamente importante nesse momento, pois auxilia na criação dos hábitos de higienização e a  evitar traumas nos pequenos e jovens. Entre os principais problemas que o profissional pode ajudar, temos:

cáries, incluindo casos específicos, como as chamadas “cáries de mamadeira”;

— controle de placa bacteriana ou biofilme;

— fluorose  — manchas que aparecem nos dentes permanentes  devido a ingestão em  excesso de flúor de cremes dentais;

— perda dental — quando a criança não é estimulada a ter hábitos saudáveis de escovação. Em casos mais graves, pode haver até a perda dos dentes de leite precocemente.

Problemas de endodontia

Além das áreas que citamos anteriormente, o cirurgião dentista está apto para realizar alguns procedimentos mais invasivos, como o tratamento de canal. Neste procedimento, ele trata os problemas que podem surgir na polpa dentária dos pacientes e, caso esteja infeccionado, faz a sua substituição com outro material corretamente.

Qual a diferença de um cirurgião dentista e um clínico geral?

Sabendo quais as áreas e problemas que o cirurgião dentista pode te ajudar, muitas dúvidas surgem em relação à diferença do que este profissional e o que um dentista clínico geral faz. Afinal, eles fazem a mesma coisa ou existe alguma diferença na atuação desses especialistas?

O dentista em questão — que, para facilitar, vamos chamar de clínico geral — é um profissional que se graduou em odontologia e tem como foco o tratamento de dentes, boca e estruturas orofaciais. .

Ele atua em procedimentos mais genéricos como:

limpeza dental;

— restauração;

— remoção de tártaro e cáries;

— aplicação de flúor;

— orientação de práticas educativas para garantir a saúde bucal.

Agora, para atuar como cirurgião especialista, o profissional precisa estar registrado no Conselho Regional de Odontologia (CRO). Isso pode ser feito no fim da graduação de odontologia, já que é necessário apresentar o diploma no momento da inscrição no CRO.

Entre mais alguns tratamentos que o especialista cirurgião pode realizar, temos:

bichectomia;

implante de próteses dentárias;

— cirurgias corretivas (para melhorar o posicionamento dos dentes ou ossos na boca);

— diagnóstico  de câncer bucal;

— procedimentos emergenciais etc.

Quais os tratamentos realizados pela clínica Ianara Pinho?

Chegamos até aqui e você está procurando profissionais que possam tratar a sua saúde bucal com cuidado e o zelo que você merece? Então, está na hora de conhecer os especialistas da clínica Ianara Pinho em Brasília!

Cada um dos profissionais possui a capacitação necessária para oferecer os resultados desejados por cada paciente. Afinal, a maior preocupação é proporcionar um serviço de qualidade com todas as garantias.

Com consultórios completamente equipados com o que há de mais moderno e tecnológico no mercado, você encontra a clínica na Asa Sul e em Águas Claras, com os procedimentos realizados por especialistas credenciados pelo CRO. 

Confira o nosso vídeo sobre o conceito All In One, em que  por meio da tecnologia, você consegue realizar todo o seu tratamento em um só lugar:

Confira os tratamentos realizados pela clínica Ianara Pinho e comece já a cuidar do seu sorriso e saúde bucal com profissionais que estão dispostos a trazer a sua autoestima e bem-estar de volta!


Deixe uma resposta

Agendamento

Leia Também!

Clínica de Harmonização Orofacial em Brasília – Confie na Clínica Ianara Pinho!

Clínica de Harmonização Orofacial em Brasília – Confie na Clínica Ianara Pinho!

Uma boa clínica de harmonização orofacial em Brasília é aquela que trabalha há muitos anos e está disponível no conceito all in one. É a clínica Ianara Pinho!

Saiba onde fazer cirurgia bucomaxilofacial em Águas Claras

Saiba onde fazer cirurgia bucomaxilofacial em Águas Claras

Você sabe para quem é indicada a cirurgia bucomaxilofacial? Descubra e ainda confira onde realizar esse tratamento em Águas Claras.

Extração do siso: tire suas dúvidas sobre o procedimento

Extração do siso: tire suas dúvidas sobre o procedimento

É normal precisar fazer a extração do siso, pois esse dente pode causar dor e desconforto, comprometendo o alinhamento dos dentes e a saúde bucal. Entenda.

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

radiológico

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais