Quem já teve sabe o quanto é difícil conviver com as incômodas e intensas dores. Ele mesmo: o siso. Mas você já se perguntou por que algumas pessoas não têm dente do siso? Sortudos? Provavelmente a explicação pode estar na evolução da nossa espécie. Isso porque os sisos são uma herança dos nossos ancestrais, que o utilizavam para triturar alimentos mais duros.
Com a evolução do homem, os sisos que também são chamados de terceiros molares, perderam sua função. O crânio do homem evoluiu com o tempo e, por isso, os sisos ficaram obsoletos e até mesmo sem espaço na arcada dentária, que diminuiu de tamanho com o passar dos séculos.
Mas é verdade: há quem passe a vida inteira sem que os sisos nasçam. Isso acontece porque o indivíduo não apresenta o germe dentário que dá origem ao terceiro molar. Algumas pessoas chegam a apresentar um, dois ou até três dos sisos. Em outros casos, mesmo que exista o siso, ele pode estar retido dentro da estrutura óssea e nem estar presente na cavidade oral.
É preciso remover o dente do siso?
Normalmente, os sisos nascem entre os 16 anos e 25 anos. Nem todos precisam removê-lo, mas na maior parte dos casos a sua extração é o mais recomendado. Como os sisos acabaram ficando sem espaço para nascer na arcada dentária, os que erupcionam acabam afetando a estrutura do sorriso, causando incômodo no dente que está ao lado, dificultando a higienização, dentre outros transtornos.
Os sintomas você já deve saber: dores intensas. Em outros casos, os sisos podem gerar fragilidade óssea. Há os que ficam parcialmente expostos, os chamados semi-inclusos, que tem sua limpeza dificultada, pois acumulam restos de alimentos, podendo causar infecções graves. Dessa forma, o mais recomendado nesses casos é a extração dentária.
E não! Não dói. A cirurgia de extração do dente é um procedimento cirúrgico considerado corriqueiro e o paciente tem alta logo em seguida, com restrições alimentares, limpeza cautelosa e repouso.
Assim que o seu siso começar a “dar o ar da graça”, procure imediatamente o seu dentista para que ele avalie o seu caso. Além disso, não se esqueça de fazer suas consultas periódicas, pois mesmo antes de os sisos nascerem, o dentista já pode agir preventivamente, evitando todos os transtornos já citados.
Acompanhe no vídeo abaixo. Nele, falo sobre a extração do siso e quem pode fazer esse procedimento cirúrgico.
Marque sua consulta!
Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada no Distrito Federal e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade de que você os faça em outros espaços.
Leia também: Dente Incluso: o que é, causas e riscos para a saúde bucal