Quem já teve sabe o quanto é difícil conviver com as incômodas e intensas dores. Ele mesmo: o siso. Mas você já se perguntou por que algumas pessoas não têm dente do siso? Sortudos? Provavelmente a explicação pode estar na evolução da nossa espécie. Isso porque os sisos são uma herança dos nossos ancestrais, que o utilizavam para triturar alimentos mais duros.
Com a evolução do homem, os sisos que também são chamados de terceiros molares, perderam sua função. O crânio do homem evoluiu com o tempo e, por isso, os sisos ficaram obsoletos e até mesmo sem espaço na arcada dentária, que diminuiu de tamanho com o passar dos séculos.
Mas é verdade: há quem passe a vida inteira sem que os sisos nasçam. Isso acontece porque o indivíduo não apresenta o germe dentário que dá origem ao terceiro molar. Algumas pessoas chegam a apresentar um, dois ou até três dos sisos. Em outros casos, mesmo que exista o siso, ele pode estar retido dentro da estrutura óssea e nem estar presente na cavidade oral.
Normalmente, os sisos nascem entre os 16 anos e 25 anos. Nem todos precisam removê-lo, mas na maior parte dos casos a sua extração é o mais recomendado. Como os sisos acabaram ficando sem espaço para nascer na arcada dentária, os que erupcionam acabam afetando a estrutura do sorriso, causando incômodo no dente que está ao lado, dificultando a higienização, dentre outros transtornos.
Os sintomas você já deve saber: dores intensas. Em outros casos, os sisos podem gerar fragilidade óssea. Há os que ficam parcialmente expostos, os chamados semi-inclusos, que tem sua limpeza dificultada, pois acumulam restos de alimentos, podendo causar infecções graves. Dessa forma, o mais recomendado nesses casos é a extração dentária.
E não! Não dói. A cirurgia de extração do dente é um procedimento cirúrgico considerado corriqueiro e o paciente tem alta logo em seguida, com restrições alimentares, limpeza cautelosa e repouso.
Assim que o seu siso começar a “dar o ar da graça”, procure imediatamente o seu dentista para que ele avalie o seu caso. Além disso, não se esqueça de fazer suas consultas periódicas, pois mesmo antes de os sisos nascerem, o dentista já pode agir preventivamente, evitando todos os transtornos já citados.
Acompanhe no vídeo abaixo. Nele, falo sobre a extração do siso e quem pode fazer esse procedimento cirúrgico.
Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada no Distrito Federal e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade de que você os faça em outros espaços.
Leia também: Dente Incluso: o que é, causas e riscos para a saúde bucal
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Cirurgia
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
Atualmente, os tratamentos odontológicos, além de terem foco na saúde, visam valorizar a estética do paciente. Por isso, a bichectomia…
Ter dentes bonitos é o objetivo de muitas pessoas que se importam com o sorriso impecável. Afinal, a boa aparência…
O rosto é a primeira parte do nosso corpo que é apresentada ao mundo e, por isso, é comum que…