O tratamento de ortodontia é responsável pela correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares. De forma geral, o ortodontista corrige os dentes ou mordidas desarmônicas . Esse é um dos segmentos mais procurados no Brasil, uma vez que está atrelado não só à saúde bucal, mas também à estética do sorriso. 

 

Neste artigo, você vai saber melhor sobre:

 

  • – o que é ortodontia;
  • – qual a importância da ortodontia;
  • – problemas de saúde que o tratamento de ortodontia evita; 
  • – quando procurar um tratamento de ortodontia;
  • – como é o tratamento de ortodontia.

O que é ortodontia

 

Para entender melhor a forma que um tratamento de ortodontia é feito, você precisa saber que essa movimentação dos dentes é possível pela remodelação óssea. Mas o que é isso? 

 

Durante a vida, o esqueleto humano é remodelado por um sistema coordenado por células (osteoblastos e osteoclastos). Elas são responsáveis por reabsorver o “osso antigo” e pela formação de novos ossos.

 

 É justamente desse processo que o ortodontista consegue mover planejadamente os dentes e corrigir os arcos dentários. 

Qual a importância da ortodontia?

 

A procura por um tratamento ortodôntico não é indicada apenas por fatores estéticos, como ter dentes alinhados e, consequentemente, um sorriso bonito. A posição dentária está ligada com o bom funcionamento da mastigação, fala e respiração.

 

 Assim, essa área da odontologia trata problemas como:

 

  • – desvio de linha mediana: problema que se dá quando o centro da arcada superior não está alinhado ao centro da arcada inferior e não estão coincidentes com a linha média facial;
  • – diastemas: falhas ou espaços entre os dentes;
  • – apinhamento dentário: quando há dentes demais para uma arcada dentária pequena.

 

Melhora da mastigação

 

Acima falamos sobre os problemas que a ortodontia soluciona, mas, se formos falar de forma prática a maneira com que esse tratamento age no dia a dia do paciente, podemos citar também a melhora da mastigação. O tratamento ortodôntico ajusta a mastigação garantindo que o paciente tenha a força necessária para triturar  os alimentos e para que as forças necessárias para isso, sejam distribuídas igualmente entre todos os dentes.  

 

Melhora da respiração e dor na mandíbula

 

Além da melhoria estética e na mastigação, o tratamento de ortodontia soluciona problemas respiratórios, permitindo a passagem adequada de ar ao respirar e também a movimentação correta da articulação temporomandibular (ATM).

 

Outro ponto interessante que é tratado pela ortodontia é que quem tem problemas respiratórios pode desenvolver problemas ortodônticos (pelo mal posicionamento dos lábios e língua). Porém, quem tem os dentes desalinhados ou os maxilares em desarmonia também pode desenvolver distúrbios respiratórios (como ronco e apneia do sono), uma vez que a pessoa estará com a passagem de ar comprometida. 

 

Outros problemas de saúde que o tratamento de ortodontia evita

 

Além de melhorar e corrigir a mastigação e respiração, esse tratamento dentário pode impedir o aparecimento (e, em alguns casos, até solucionar) de sintomas e problemas como os abaixo:

 

  • enxaqueca: a DTM (disfunção da articulação temporo-mandibular), pode sobrecarregar a ATM (articulação temporo-mandibular), causando, assim, enxaqueca;
  • dor na coluna: nossa coluna está ligada à mandíbula, por isso, se há alguma disfunção na ATM , a dor da fáscia (tecido conjuntivo que conecta mandíbula e coluna) vai para a coluna também;
  • problemas na postura: é comum que a falta de encaixe dos dentes seja compensada com uma inclinação de cabeça, o que interfere na postura corporal, levando a dores na coluna cervical.

 

 

Quando procurar um tratamento de ortodontia?

 

Além da correção de dentes tortos ou separados, os principais motivos que fazem com que o tratamento de ortodontia seja indicado são: 

 

  • – sobremordida;
  • – mordida cruzada;
  • – mordida aberta;
  • – palato (céu da boca) estreito ou profundo;
  • – queixo muito avançado ou muito recuado;
  • – respiração pela boca;
  • – fala anasalada;
  • – dentes encavalados ou tortos.

 

 

Apesar de muitas pessoas esperarem alguns sintomas interferirem na qualidade de vida para procurar um especialista, é importante ter uma boa frequência no consultório odontológico. A partir daí, o clínico poderá avaliar a necessidade de um tratamento ortodôntico. 

 

De forma geral, para check-ups, a ida recomendada ao dentista é duas vezes ao ano (de seis em seis meses).

 

No caso das crianças, é importante que elas tenham a primeira consulta na ortodontia a partir dos cinco anos. Isso evitará que os dentes em processo de troca  apresentem alguma alteração e, se necessário, o tratamento ortodôntico já poderá ser iniciado. 

Como é o tratamento de ortodontia?

 

Se você for adulto e ainda não passou por uma avaliação ortodôntica, é mais do que recomendável fazer isso o quanto antes, sem receio! Para te tranquilizar, explicaremos a seguir como um tratamento ortodôntico é feito. 

  • 1. diagnóstico: além do exame clínico da primeira consulta, o ortodontista poderá solicitar exames complementares e desenvolver o tratamento mais recomendado;
  • 2. indicação de tratamento: após a verificação dos exames e estudo do caso, o paciente vai entender quais são as alterações na sua estrutura óssea e dentária e as opções de tratamento;
  • 3. extração de dentes: essa é uma etapa que não acontece em todos os casos. Tudo vai depender da situação de cada paciente;
  • 4. colocação do aparelho: após a retirada de medidas, o profissional irá colocar o aparelho ortodôntico, que poderá ser de diferentes tipos e inserido de maneiras distintas, dependendo do problema;
  • 5. alinhamento: após a colocação do aparelho, os dentes irão começar a se movimentar para a posição correta;
  • 6. correção: depois do alinhamento dos dentes, o ortodontista coloca fios de aço mais espessos, com ou sem elásticos, que serão responsáveis pelo fechamento dos espaços, mordidas abertas e outros problemas de desvios;
  • 7. finalização: depois que os dentes estão na  posição desejada, pode ser indicado o uso de acessórios para assegurar a eficácia do tratamento (contenção).

O tempo estimado do tratamento ortodôntico varia bastante de acordo com cada paciente  e somente um profissional qualificado poderá responder isso, afinal, apenas ele será capaz de entender quando o melhor resultado será atingido dependendo da complexidade do caso. 

 

Se você está em Brasília e quer receber o melhor tratamento ortodôntico, precisa conhecer a Clínica Ianara Pinho. Com unidades em Águas Claras e na Asa Sul, temos toda a infraestrutura para dar o sorriso harmonioso e saúde bucal que você merece!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais