É comum que pais de crianças entre 7 e 10 anos de idade comecem a notar dentes espaçados, desalinhados ou tortos em seus filhos. 

Nessa fase, é extremamente importante que se acompanhe, semestralmente, o quadro odontológico da criança, a fim de saber se isso faz parte da característica fisiológica natural da idade ou se já se trata de um caso em que será necessário iniciar o tratamento com aparelho ortodôntico.  

Uma vez que o dentista indique o aparelho ortodôntico para a criança, ele ajudará no seu desenvolvimento buco-facial e, com isso, poderá evitar problemas mais complexos no futuro, além de corrigir aqueles que já existem. 

Para conhecer os principais sinais de que seu filho precisa visitar o dentista e realizar o tratamento, confira este artigo.

1 – Mastigação incorreta

Um dos principais sinais é a dificuldade na hora de mastigar.

Isso acontece quando há o posicionamento invertido dos dentes, ou seja, quando as arcadas superior e inferior não estão bem encaixadas, o que ocasiona o que conhecemos como mordida cruzada. 

A partir dos 3 anos de idade, normalmente já é possível  identificar se a criança poderá apresentar problemas na formação das arcadas dentárias e dos ossos da face.

O uso do aparelho ortodôntico, por sua vez, é recomendado a partir dos 5 ou 7 anos nesses casos, com o intuito de guiar o desenvolvimento facial como um todo. 

Porém, quanto mais se adia a sua colocação, mais grave se torna o  quadro, o que implica também um período maior de tratamento futuramente. 

Então, se você reparar que o seu filho está tendo dificuldades para mastigar, agende uma consulta com um dentista o quanto antes.

2 – Dormir com a boca aberta

Se você tem observado o seu filho dormir de boca aberta, respirar de maneira ofegante, babar e até roncar durante a noite, atente-se. Esses também podem ser sinais de que ele precisa ir ao dentista para uma avaliação.

Uma das possíveis causas para estes problemas está relacionada à arcada dentária e pode ser que o seu filho tenha que colocar aparelho.

3 – Os dentes não se encaixam

Esse é o caso da criança que tem os dentes superiores muito à frente dos inferiores ou cuja arcada dentária superior não encaixa com a inferior. 

O uso prolongado de chupeta e mamadeira, e o hábito de chupar o dedo prejudicam diretamente o desenvolvimento buco-facial e podem estar associados a este problema.

Nesse caso, também é necessário recorrer a um dentista.

4 – Ausência de espaço entre os dentes

Se seu filho está na fase em que os dentes de leite estão dando lugar à dentição definitiva, atente-se à maneira com que eles estão crescendo. 

Se você percebe que os dentes de leite do seu filho são muito juntos e que isso tem dificultado o desenvolvimento dos dentes permanentes, é um indicativo que ele provavelmente terá que usar um aparelho ortodôntico.

 Uma das funções do aparelho para criança é guiar o nascimento dos dentes para que eles se mantenham alinhados.

O uso do aparelho evita que aconteça apinhamentos e desalinhamentos ocasionados pela falta de espaço.

Alguns tipos de aparelho podem, ainda, expandir a arcada dentária. 

Quando a criança começa a trocar os dentes de leite pelos permanentes, todos eles terão seu lugar garantido, evitando que se sobreponham ou nasçam em lugares errados.

Para saber mais sobre aparelhos dentários, assista o vídeo abaixo em que a Dra. Ianara Pinho explica quais os tipos de aparelhos e qual o melhor em cada caso:

https://www.youtube.com/watch?v=tJALZofzEsI

A ortodontia infantil é extremamente importante para a criança, pois pode influenciar positivamente a sua saúde bucal na adolescência e na fase adulta. 

É essencial manter o acompanhamento odontológico desde cedo com um profissional experiente.

Agende agora uma avaliação na Clínica Ianara Pinho e saiba se seu filho precisa usar aparelho ortodôntico.

Leia também:


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais