É comum que pais de crianças entre 7 e 10 anos de idade comecem a notar dentes espaçados, desalinhados ou tortos em seus filhos.
Nessa fase, é extremamente importante que se acompanhe, semestralmente, o quadro odontológico da criança, a fim de saber se isso faz parte da característica fisiológica natural da idade ou se já se trata de um caso em que será necessário iniciar o tratamento com aparelho ortodôntico.
Uma vez que o dentista indique o aparelho ortodôntico para a criança, ele ajudará no seu desenvolvimento buco-facial e, com isso, poderá evitar problemas mais complexos no futuro, além de corrigir aqueles que já existem.
Para conhecer os principais sinais de que seu filho precisa visitar o dentista e realizar o tratamento, confira este artigo.
Um dos principais sinais é a dificuldade na hora de mastigar.
Isso acontece quando há o posicionamento invertido dos dentes, ou seja, quando as arcadas superior e inferior não estão bem encaixadas, o que ocasiona o que conhecemos como mordida cruzada.
A partir dos 3 anos de idade, normalmente já é possível identificar se a criança poderá apresentar problemas na formação das arcadas dentárias e dos ossos da face.
O uso do aparelho ortodôntico, por sua vez, é recomendado a partir dos 5 ou 7 anos nesses casos, com o intuito de guiar o desenvolvimento facial como um todo.
Porém, quanto mais se adia a sua colocação, mais grave se torna o quadro, o que implica também um período maior de tratamento futuramente.
Então, se você reparar que o seu filho está tendo dificuldades para mastigar, agende uma consulta com um dentista o quanto antes.
Se você tem observado o seu filho dormir de boca aberta, respirar de maneira ofegante, babar e até roncar durante a noite, atente-se. Esses também podem ser sinais de que ele precisa ir ao dentista para uma avaliação.
Uma das possíveis causas para estes problemas está relacionada à arcada dentária e pode ser que o seu filho tenha que colocar aparelho.
Esse é o caso da criança que tem os dentes superiores muito à frente dos inferiores ou cuja arcada dentária superior não encaixa com a inferior.
O uso prolongado de chupeta e mamadeira, e o hábito de chupar o dedo prejudicam diretamente o desenvolvimento buco-facial e podem estar associados a este problema.
Nesse caso, também é necessário recorrer a um dentista.
Se seu filho está na fase em que os dentes de leite estão dando lugar à dentição definitiva, atente-se à maneira com que eles estão crescendo.
Se você percebe que os dentes de leite do seu filho são muito juntos e que isso tem dificultado o desenvolvimento dos dentes permanentes, é um indicativo que ele provavelmente terá que usar um aparelho ortodôntico.
Uma das funções do aparelho para criança é guiar o nascimento dos dentes para que eles se mantenham alinhados.
O uso do aparelho evita que aconteça apinhamentos e desalinhamentos ocasionados pela falta de espaço.
Alguns tipos de aparelho podem, ainda, expandir a arcada dentária.
Quando a criança começa a trocar os dentes de leite pelos permanentes, todos eles terão seu lugar garantido, evitando que se sobreponham ou nasçam em lugares errados.
Para saber mais sobre aparelhos dentários, assista o vídeo abaixo em que a Dra. Ianara Pinho explica quais os tipos de aparelhos e qual o melhor em cada caso:
A ortodontia infantil é extremamente importante para a criança, pois pode influenciar positivamente a sua saúde bucal na adolescência e na fase adulta.
É essencial manter o acompanhamento odontológico desde cedo com um profissional experiente.
Leia também:
AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!
Por:
Ianara Pinho em Odontopediatria
Prótese e implante são tratamentos indicados para solucionar um problema que incomoda e afeta a autoestima de muitas pessoas: a…
O ronco é bastante incômodo, tanto para pessoas que sofrem com esta condição quanto para os que convivem ao lado…
A odontopediatria é fundamental para ensinar as crianças a cuidarem de sua saúde bucal. Mas, será que existe uma idade…