Crianças também precisam de suporte odontológico, mas o ideal é que seja procurado um dentista infantil em Brasília ou na cidade onde você reside. Desse modo, o pequeno terá um atendimento personalizado para sua faixa etária.
Não podemos ignorar que crianças apresentam necessidades diferentes dos adultos, sendo importante que o profissional adote uma abordagem personalizada, técnicas menos invasivas, instrumentos adaptados para não gerar nenhum trauma.
Para que você possa encontrar o melhor odontopediatra para o seu filho, preparamos este artigo trazendo algumas dicas do que deve ser considerado ao escolher o profissional e como preparar o pequeno para ir ao dentista sem medo. Continue lendo e veja porque a Odontologia pediátrica é tão importante!
Por que a Odontologia pediátrica é tão importante?
Antes de explicar como você pode escolher um bom dentista infantil em Brasília é interessante compreender por que a Odontologia pediátrica é tão importante. Tenha em mente que ela impacta a saúde bucal e qualidade de vida tanto na infância quanto para o resto da vida. Entenda melhor.
O odontopediatra acompanha o desenvolvimento da criança
Muitos problemas bucais podem se iniciar na criança e refletir complicações na adolescência e vida adulta. Esse é o caso dos desalinhamentos dentários, problemas de mordida e até mesmo as cáries, afinal, quando elas afetam o dente de leite podem comprometer a saúde do permanente que virá a seguir.
Consultar o odontopediatra desde cedo é fundamental para que esse especialista acompanhe o desenvolvimento da criança. Ele participará de cada fase, desde o nascimento dos primeiros dentes de leite até a troca de todos eles pelos permanentes. Por isso, pode identificar problemas ou a tendência para eles.
O odontopediatra dá suporte para os pais e a criança
A Odontologia pediátrica tem um caráter preventivo, de conscientização e educacional. O profissional adota técnicas que ajudam a guiar o desenvolvimento da boca e ossos faciais, também instrui os pais ou cuidadores sobre como realizar a higiene bucal das crianças e garantir mais saúde para os seus dentes.
Além disso, ele participa da educação dos pequenos ensinando para eles como manusear a escova de dentes, de que maneira realizar os movimentos de escovação e por que é tão importante que se dedique ao cuidado do seu sorriso.
Como escolher um dentista infantil em Brasília?
Para obter todos os benefícios, é fundamental que você escolha muito bem o dentista infantil em Brasília. Esse especialista precisa ter um bom preparo a fim de oferecer um atendimento adequado ao pequeno. Confira algumas dicas para tomar uma boa decisão!
Peça recomendações
Converse com seus familiares, amigos, o seu dentista ou o médico da família pedindo recomendações sobre um bom odontopediatra. Dessa forma, você terá a opinião de quem já passou por consultas com o especialista e terá a indicação de profissionais que entendem do assunto.
Informe-se sobre a especialização do profissional
Quando for escolher o seu dentista infantil em Brasília, observe se esse profissional tem a capacitação necessária para atender crianças. É interessante que ele tenha uma especialização, porque assim terá conhecimentos específicos para bem atender os pequenos, com atenção às suas necessidades de saúde e psicológicas.
Veja como a criança é tratada
Você pode agendar uma consulta para conhecer o profissional que fará o atendimento da criança. Nesse dia, procure levá-la com você e veja como o profissional a trata, afinal, ela precisa de atenção e abordagens que cultivem uma relação de confiança. Não pode simplesmente ter sua presença ignorada ou um tratamento seco e formal.
Avalie a estrutura da clínica
A estrutura da clínica é uma questão importante na hora de escolher um dentista infantil em Brasília, porque o espaço precisa estar adaptado para receber esse público especial. O ideal é ter uma decoração diferenciada, um espaço de entretenimento para aguardar a consulta e que até mesmo o próprio consultório tenha equipamentos adaptados para os pequenos.
Calcule a relação custo-benefício
Quando se trata de saúde não podemos procurar pelo menor preço apenas para fazer economia, mas também nem sempre é vantajoso buscar os orçamentos maiores. É melhor que você verifique todos os fatores citados acima e calcule a relação custo-benefício do atendimento oferecido para ter certeza da qualidade com valores justos.
Como preparar a criança para ir ao dentista?
Até mesmo os adultos sentem medo ou insegurança quando precisam comparecer a uma consulta odontológica. Por isso, depois que você escolher o dentista infantil em Brasília é hora de preparar a criança para que esse momento não seja traumatizante para ela. Confira o que pode ser feito para assegurar o bem-estar do pequeno.
Seja sincero ao dizer aonde ele vai
Procure não mentir para a criança dizendo que ela vai a algum lugar quando na verdade está indo para a consulta odontológica. Prefira sempre a sinceridade para lidar com o pequeno e se comunique com ele de uma forma carinhosa, sem fazer imposições ou ameaças.
Esclareça o que vai acontecer na consulta
Antes do dia agendado, converse com o dentista para saber o que vai acontecer durante a consulta. Assim você poderá conversar com a criança explicando o que o profissional fará, pois dessa forma ela se sentirá mais segura entendendo que não está em risco.
Explique por que é importante cuidar dos dentes
Utilizando uma linguagem adequada à faixa etária da criança, explique para ela por que é importante cuidar dos dentes. Fale sobre os bichinhos (bactérias) que crescem na boca, de que maneira eles deixam o sorriso doente e como isso pode ser prejudicial sem a ajuda do dentista.
Apresente o dentista como um amigo
Procure sempre ilustrar a figura do dentista como um amigo, aquela pessoa que está ali para ajudar e que deseja somente o bem da criança. Evite associações negativas do tipo “se você não se comportar, vou pedir para o médico dar uma injeção”, porque o odontopediatra pode ser visto pelo pequeno como o médico.
Associe o dia da consulta com algo que a criança goste
Você também pode levar a criança para fazer alguma coisa que ela goste depois da consulta odontológica. Essa é uma forma de promover a associação entre o dentista e coisas legais ou divertidas, fazendo com que o pequeno não recuse o tratamento nem cultive traumas.
Faça um acompanhamento preventivo
Não se esqueça que você não deve procurar um dentista infantil em Brasília apenas quando a criança estiver com algum problema. Nesse caso, ela precisará da consulta para fazer um tratamento, o que pode levar à associação do odontopediatra com sensações ruins.
O ideal é que o acompanhamento aconteça de forma preventiva, ou seja, seu filho precisa visitar o especialista periodicamente para evitar os problemas. Se eles surgirem, serão identificados no começo e solucionados com uma intervenção simples.
Seu filho merece o atendimento do melhor dentista infantil em Brasília, por isso, tenha muita atenção quando for escolher esse profissional. Não se esqueça de que ele é uma figura fundamental durante todo o desenvolvimento do pequeno, garantindo que tenha mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Precisando de um profissional especializado e de confiança para cuidar do sorriso do seu filho? Entre em contato conosco para conhecer a nossa equipe e estrutura!