Estalos na mandíbula, dores de cabeça frequentes e dificuldades para abrir e fechar a boca – quem convive com a Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM) conhece bem esses sintomas.
Os pacientes relatam ainda zumbidos, dores de ouvido, tontura, dores na cervical, desgaste excessivo nos dentes e mandíbula travada.
Neste artigo, você tirará todas as suas dúvidas sobre o que é a DTM, quais são as causas dessa condição, as principais formas de tratamento e muito mais. Boa leitura!
Saiba mais sobre os tópicos:
A DTM é uma alteração na articulação temporomandibular e/ou dos músculos da mastigação.
Dentre as principais causas da DTM estão trauma na mandíbula, artrite na articulação, distúrbios do sono, estresse, má postura, predisposição genética. Além disso, podem causar a disfunção próteses mal adaptadas, bruxismo, estresse emocional e outros.
Ainda que a DTM cause tantos transtornos ao paciente, há vários tipos de tratamento para controlar o problema que não são invasivos e podem contornar o desconforto causado pela disfunção.
No entanto, apenas quem pode indicar o melhor caminho a seguir é o cirurgião-dentista especializado na área de DTM.
No vídeo a seguir, você entende um pouco mais sobre a DTM:
Para que você entenda a DTM, é preciso que você entenda o que é a ATM, a Articulação Temporomandibular. Isso porque a DTM é uma disfunção que acomete essa articulação.
A ATM fica próxima aos ouvidos, liga a mandíbula ao crânio, e tem como objetivo proporcionar o movimento de abrir e fechar da boca. É a única articulação que nós temos na nossa cabeça.
Os tratamentos mais comuns para os transtornos na ATM incluem:
Como você já viu, a DTM é um problema de saúde que causa diversos desconfortos para muitos pacientes. Mas, afinal, o que causa essa condição?
Logo abaixo, você entende melhor sobre quais são as principais causas da DTM e da dor orofacial:
Sabe quando você acorda com a mandíbula dolorida ou dores de cabeça constantes após uma noite de sono? Esse pode ser um sintoma do bruxismo.
O bruxismo consiste no hábito de ranger ou apertar os dentes sem que o paciente perceba, na maior parte das vezes, durante o sono ou em vigília. Imagine que você está aplicando uma pressão enorme na sua mandíbula constantemente – esse desgaste e pressão acabam sendo um prato cheio para a DTM.
Quando o assunto é má oclusão dentária, estamos nos referindo ao desalinhamento entre os dentes superiores e inferiores.
Logo, quando a mordida não se encaixa perfeitamente, a mandíbula faz um esforço extra para que isso aconteça, o que acaba prejudicando a articulação temporomandibular (ATM)
Qualquer trauma ou pancada na região do maxilar pode ser um gatilho para a DTM. Além disso, essa intercorrência pode acontecer, inclusive, com acidentes que ocorreram no passado.
Isso porque, pode ser que ele não apresente um desconforto de imediato, no entanto, com o passar do tempo, esse desgaste pode acontecer provocando dores e desconfortos para o paciente.
Quando estamos passando por algum problema emocional, como estresse ou tensão, é comum que o nosso corpo reaja de diversas formas.
Nesse contexto, muitas pessoas, mesmo que involuntariamente, acabam contraindo os músculos da face e do pescoço ao longo do dia, gerando uma sobrecarga na articulação temporomandibular.
Alguns pacientes já nascem com algum tipo de alteração na mandíbula, como o queixo mais avançado, o que pode influenciar no movimento, gerando maiores esforços para encaixar a mordida e, por conseguinte, prejudicar a saúde da ATM.
Quando a articulação temporomandibular não está funcionando bem, uma série de sintomas começa a aparecer, causando desconfortos e afetando atividades comuns do dia a dia, como mastigar, falar ou até mesmo bocejar.
Em seguida, conheça quais são os principais sintomas da DTM e como eles podem afetar a sua qualidade de vida:
A dores de cabeça frequentes e tensão na região do pescoço são sintomas bem comuns da DTM.
De modo geral, as dores podem ser confundidas com enxaquecas – mas não se engane, elas são os primeiros sinais de sobrecarga da articulação temporomandibular.
Os famosos “cliques” e estalos ao abrir ou fechar a boca também são sintomas frequentes da disfunção da articulação temporomandibular.
Embora não sejam dolorosos, esses sons podem surgir em situações normais do cotidiano, como morder um sanduíche, e são um forte indício de que a articulação está desalinhada ou sob algum tipo de pressão.
Para quem convive com a DTM, atividades simples como bocejar ou mastigar alimentos mais densos podem se transformar em momentos de grande desconforto.
Em boa parte das vezes, a dor é intensa, principalmente, em movimentos mais amplos, fazendo com que o paciente até evite comer certos tipos de alimentos ou falar por muito tempo.
Outra reclamação bastante comum em pacientes que possuem a DTM é a de sentir uma tensão constante nos músculos da face, trazendo uma sensação de cansaço, como se a pessoa tivesse passado o dia inteiro realizando atividades físicas.
Em casos mais graves, essa tensão muscular pode atingir também o pescoço e o ombro, ampliando a dor e o desconforto para outras áreas.
Identificou algum dos sinais de DTM? Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho.
As nossas unidades ficam localizadas em Águas Claras-DF, na Asa Sul-DF e na Asa Norte também, contando com um centro de radiologia integrada que atende a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos.
E o melhor: todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade de que você os faça em outros espaços.
Como você pôde observar, a DTM causa sérios problemas para a qualidade de vida dos pacientes. Por outro lado, felizmente, existem vários tratamentos que ajudam a aliviar os sintomas e melhorar a vida de quem convive com essa condição.
Abaixo, saiba quais são os principais tratamentos para a disfunção temporomandibular:
Os medicamentos, como os analgésicos e relaxantes musculares, são os primeiros a serem indicados em caso de DTM, principalmente quando há dor aguda e tensão muscular.
Apesar de eficientes, eles funcionam apenas a curto prazo, mas não combatem diretamente a causa do problema
Tendo em vista que combate a causa mais comum, as placas de bruxismo são bastante indicadas para pacientes que possuem o hábito de ranger e/ou apertar os dentes.
As placas, geralmente, utilizadas durante a noite, ajudam a proteger os dentes e também a aliviar a pressão sobre a articulação temporomandibular, reduzindo dores e evitando desgastes.
Veja Também
Aparelho para bruxismo: Para quem é recomendado e como pode te ajudar
A fisioterapia é um dos tratamentos mais indicados para aliviar pressões na mandíbula, incluindo pescoço e ombros.
Nesse caso, são utilizadas técnicas específicas, como alongamentos e exercícios de fortalecimento, que ajudam a reduzir dores e melhorar os movimentos da articulação.
Quando a DTM está atrelada a problemas naoclusão, o tratamento com aparelho ortodôntico pode ser uma solução indicada.
O aparelho faz parte de uma estratégia a longo prazo que visa corrigir o desalinhamento dos dentes, melhorar a mordida e, por conseguinte, promover o equilíbrio da pressão imposta à mandíbula.
Em casos mais graves, quando outros tratamentos não fazem efeito, a cirurgia pode ser a única saída.
Nesse contexto, procedimentos com a artroscopia e a artroplastia são alternativas que prometem restaurar o bom funcionamento da mandíbula e promover um alívio permanente.
Por fim, tenha em mente que cada caso de DTM é único e somente um profissional qualificado poderá avaliar qual é a melhor opção para você.
AGENDE UMA CONSULTA CONOSCO E SAIBA COMO PODEMOS TE AJUDAR
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Clínica
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
Você provavelmente já ouviu falar sobre a anatomia da boca e dentes, não é mesmo? Mas será que conhece a…
Quanto custa gengivoplastia no Distrito Federal? Se você é de Brasília e precisa realizar esse procedimento, deve estar se perguntando…
Você já ouviu falar em Xerostomia? O nome pode até parecer difícil, no entanto, trata-se de uma situação bastante comum…