O Bruxismo é uma disfunção dental que afeta cerca de 40% da população mundial e se manifesta durante o sono.
É caracterizada pelo ranger involuntário dos dentes, provocando danos como desgaste, dor na região da gengiva, prejuízos na estética e amolecimento dos dentes.
As causas são diversas e podem estar relacionadas com situações de estresse, tensão ou ansiedade. Além disso, pode ser também resultado de problemas genéticos ou disfunções no fechamento da boca.
O tratamento mais indicado é a Placa de Bruxismo e o acompanhamento com um dentista especializado. Para tirar todas as suas dúvidas sobre a Placa de Bruxismo, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!
Neste post, você vai ficar por dentro de tudo sobre:
A Placa de Bruxismo (também conhecida como placa de mordida ou miorrelaxante) é um aparelho personalizado para cada paciente que busca melhorar os problemas ocasionados pelo bruxismo, evitando as contrações involuntárias dos músculos da boca e protegendo a arcada dentária.
A placa pode ser confeccionada em acrílico, se encaixando perfeitamente nos dentes da pessoa, ou em silicone, uma opção mais macia mas que não costuma ser indicada para a maioria dos casos.
O número de implantes a serem utilizados pode ser definido apenas após uma avaliação da arcada dentária do paciente, que pode ser feita via radiografia e/ou tomografia. A partir daí, o seu implantodontista vai orientá-lo sobre quantos implantes você vai precisar para aplicar a Prótese Protocolo Superior, a Prótese Protocolo Inferior ou ambas.
Saiba mais sobre implantes dentários:
A utilização desse aparelho alivia os sintomas e reduz os danos causados pelo bruxismo. Mas atenção! A Placa de Bruxismo não deve ser o único tratamento utilizado para o combate do distúrbio. Por isso, é fundamental que você siga as orientações de um dentista especializado para o seu caso.
Confira outras práticas que podem te auxiliar no combate ao bruxismo:
Ao evitar que haja o contato entre as arcadas dentárias superiores e inferiores, a Placa de Bruxismo evita o atrito traumático, impossibilitando os movimentos involuntários de ranger e apertar os dentes que costumam ocorrer durante o sono.
Trata-se de um aparelho rígido e móvel feito de acrílico que é confeccionado de forma personalizada, de acordo com a orientação do profissional, e se encaixa perfeitamente na arcada dentária do paciente.
A partir desse tratamento, há a desestimulação das contrações musculares e a inibição de movimentos involuntários, com isso, os dentes não sofrem desgastes e o paciente consegue observar melhoras nos desconfortos causados pelo bruxismo.
Entretanto, para que o tratamento funcione, é fundamental que o paciente faça o uso do dispositivo todos os dias, independente de se tratar de um grau leve ou alto.
Existem alguns tipos de placas de bruxismo no mercado e a escolha deve ser feita com a orientação de um odontólogo especialista que vai conseguir te indicar qual é a melhor opção de tratamento para o seu caso.
Confira logo abaixo quais são os tipos de Placa de Bruxismo e para quais casos elas são recomendadas.
A Placa Acrílica (ou oclusal) é a opção mais utilizada para pacientes que sofrem com o bruxismo. Trata-se de um dispositivo rígido fabricado com resinas acrílicas transparentes ou coloridas que controla o ranger de dentes do paciente.
Além disso, a placa também simula os movimentos de abrir e fechar da mandíbula, provocando melhorias nas contrações musculares involuntárias.
Já a Placa de Silicone é uma alternativa menos utilizada pelos dentistas. Apesar de ser uma placa mais confortável e que se adapta melhor a arcada dentária, essa opção tem menor eficácia para a maioria dos pacientes e costuma ser indicada para casos muito específicos, como o bruxismo cêntrico.
A duração do tratamento varia de acordo com cada caso, mas existem pacientes que precisam utilizar a placa durante a vida toda. Por isso, é comum que haja dúvidas acerca da durabilidade do dispositivo.
É difícil oferecer uma resposta exata para essa questão porque o tempo útil da placa vai depender de uma série de fatores, como o material utilizado, a gravidade do bruxismo enfrentado pelo paciente, a higienização realizada no dispositivo e a quantidade de dentes em contato com a placa.
Todavia, em geral, estima-se que a placa de bruxismo pode durar cerca de seis meses, podendo chegar a um ano a depender dos cuidados realizados pelo paciente.
Como você já viu anteriormente, o cuidado adequado com a placa de bruxismo é um fator fundamental para a duração da sua vida útil.
A higienização da placa não pode ser ignorada e deve ser feita logo após a sua utilização, todos os dias. Além disso, ela deve ser higienizada com escovas de dentes exclusivas para isso junto com um creme dental, eliminando possíveis resíduos e saliva.
Essa limpeza é fundamental para a manutenção da vida útil do dispositivo pois evita o surgimento de bactérias que possam ocasionar o mal cheiro, tornando necessária a troca por uma nova placa.
Após a lavagem, o dispositivo deve ser colocado em um estojo de armazenamento arejado que vai evitar que o material tenha contato com impurezas e assuma um aspecto amarelado.
Os sintomas do bruxismo estão te incomodando e afetando a sua qualidade de vida? A Clínica Ianara Pinho pode te ajudar a resolver esse problema.
Veja onde estamos localizados e encontre o consultório mais perto de você:
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos com aparelhos transparentes e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse método.
Por:
Ianara Pinho em Ortodontia
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
Está pensando em fazer algum procedimento estético e ficou curiosa para saber quanto custa uma bichectomia? Neste artigo, vamos explicar…
As cores de aparelho ortodôntico não interferem, mas podem influenciar na estética do sorriso. Não é uma tarefa muito fácil…
Algumas pessoas têm uma marca no sorriso — os dentes da frente separados. Trata-se do diastema frontal, uma condição que…