Muitos pais ficam assustados quando ouvem os filhos rangendo os dentes à noite, durante o sono. Essa característica se chama bruxismo infantil. Apesar de ser comum em adolescentes e adultos, o bruxismo também afeta a população infantil.

Contudo, o que será que causa esse problema? Quais são as suas consequências na saúde da criança? Para ajudá-lo a entender melhor esse assunto, decidimos publicar este artigo.

Leia com atenção, pois ele irá ajudá-lo a compreender de maneira mais fácil as características do hábito de ranger os dentes.

Bruxismo infantil: quais são os sintomas?

O desgaste nos dentes é um sintoma de bruxismo, mas o diagnóstico dessa condição só pode ser feito quando um adulto testemunhou a criança rangendo os dentes durante o sono.

Isso porque existem outros fatores que podem desgastar os dentes, como o consumo excessivo de alimentos abrasivos, como os refrigerantes, ou uma presença menor de esmalte nos dentes.

Agora, se os pais das crianças testemunharam ela rangendo os dentes, pode-se concluir que ela manifesta o bruxismo infantil — ainda que seus dentes estejam em perfeitas condições.

É importante esclarecer que o ato de ranger os dentes, ou pressionar a mandíbula, acordado também é considerado bruxismo.

Existem outras características associadas, como dores na região da mandíbula, sonolência (devido ao sono agitado), ronco, apneia do sono, irritabilidade etc.

Quais são as causas do bruxismo?

Muitos fatores podem desencadear o bruxismo infantil. Ele pode ser causado por fatores genéticos, consequência de problemas respiratórios e até resultado de condições psicológicas, como o estresse.

Por isso, os pais devem ter paciência para tentar entender o que está acontecendo. O primeiro passo é levar a criança a uma clínica odontológica para evitar que o bruxismo prejudique os seus dentes.

Quais são as consequências do bruxismo?

Ao sofrer com o bruxismo infantil, a criança pode se sentir cansada, irritada e com dificuldade de concentração, pois está tendo um sono conturbado.

Já o desgaste dentário, causado pela pressão feita durante o sono, pode prejudicar a mastigação, a estética e até gerar dores, caso o desgaste seja tão severo a ponto de se aproximar da polpa dentária, que é onde se encontram as terminações nervosas dos dentes.

 Como tratar o bruxismo?

O profissional poderá passar alguns exercícios para que a criança libere a musculatura dessa região — o que ajudará a acabar com as dores, por exemplo.

Em casos mais graves, para se evitar ou amenizar o desgaste dentário e das articulações da mandíbula, se faz necessário o uso de uma placa rígida de acrílico durante o sono da criança. Por isso, é muito importante que a criança seja monitorada periodicamente por um Odontopediatra e outros profissionais, pois o controle do bruxismo é multidisciplinar.

Se a criança ranger os dentes ou pressioná-los durante o dia, cabe aos pais corrigir esse hábito. Caso o ranger dos dentes seja sintoma de um problema respiratório ou uma manifestação psicológica, o tratamento odontológico deverá ser acompanhado de um tratamento médico e psicológico.

Como vimos, o bruxismo infantil pode indicar que a criança tem dificuldades para respirar ou que existe algo a incomodando emocionalmente. Além desses fatores, vários outros podem estar associados ao bruxismo infantil (uso de alguns medicamentos, refluxo gastroesofágico, bulling, etc). Por isso, é necessário que os pais não subestimem esse sintoma.

Você tem alguma dúvida ou quer iniciar um tratamento dentário? Fique à vontade para entrar em contato com a nossa equipe. Temos mais de 20 profissionais para atendê-lo!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais