Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Gengivectomia: o que é, como funciona quais os benefícios

Gengivectomia: veja o que é, como funciona quais os benefícios

A saúde e a estética do sorriso desempenham um papel crucial em nossa vida cotidiana, e a gengivectomia surge como um procedimento odontológico que promete fazer uma grande diferença na transformação dos sorrisos.

Trata-se de uma ferramenta valiosa na odontologia, oferecendo resultados visíveis e duradouros, transformando não apenas a parte estética como também a parte funcional.

Continue lendo e entenda tudo sobre a gengivectomia, os benefícios e em quais casos esse procedimento deve ser indicado. Confira!

Entenda mais sobre:

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que é Gengivectomia?

A gengivectomia é um procedimento cirúrgico no qual o periodontista remove parte do tecido gengival que está cobrindo os dentes. Esse procedimento pode ser realizado em uma ou mais áreas da boca, dependendo das necessidades específicas do paciente.

Qual a diferença entre gengivectomia e gengivoplastia?

A principal finalidade da gengivectomia é a remoção seletiva do tecido gengival, muitas vezes para corrigir problemas estéticos, eliminar bolsas periodontais ou preparar os dentes para procedimentos restauradores.

Além disso, esse procedimento pode envolver a remoção de excessos de gengiva que cobrem os dentes, resultando em uma linha gengival mais esteticamente harmoniosa.

Já a gengivoplastia é realizada com o objetivo de remodelar a gengiva para melhorar a estética, mas, ao contrário da gengivectomia, este procedimento visa apenas ajustes finos na forma do tecido gengival.

Nesse caso, é removida uma quantidade mínima de tecido gengival. Isso porque, o foco está em suavizar irregularidades, corrigir assimetrias ou ajustar a forma da gengiva para um perfil mais estético.

ASSISTA AO VÍDEO E SAIBA MAIS GENGIVOPLASTIA:

O que é Gengivoplastia? Dói fazer a cirurgia? | Ianara Pinho

A gengivectomia é dolorosa?

No geral, embora seja comum experimentar algum desconforto durante o processo de cicatrização, a gengivectomia é tolerável e bem sucedida na remoção de tecido gengival indesejado. 

Além disso, antes de iniciar a gengivectomia, o dentista administra anestesia local na área a ser tratada, evitando que o paciente sinta dores ao longo do procedimento.

Quais os tipos de gengivectomia?

No geral, existem duas principais técnicas de incisão usadas para moldar e remodelar a gengiva: a incisão em bisel verdadeiro e bisel inverso.

Na incisão em bisel verdadeiro, o corte é feito perpendicularmente à superfície do dente. Essa técnica é frequentemente usada quando se busca precisão anatômica e controle máximo sobre a quantidade de tecido gengival removido.

Já na técnica de bisel inverso, o corte é realizado inclinado em direção à superfície do dente. Essa abordagem é escolhida em situações específicas para proporcionar benefícios particulares, como uma melhor visualização da junção dente-gengiva.

Quando a gengivectomia é recomendada?

A gengivectomia é recomendada em diversas situações clínicas, principalmente quando há necessidade de remoção cirúrgica de tecido gengival para corrigir problemas específicos. 

Logo abaixo, veja algumas das situações em que a gengivectomia pode ser indicada:

É importante destacar que a recomendação da gengivectomia é feita com base em uma avaliação cuidadosa da condição do paciente por um dentista clínico-geral ou periodontista. 

Isso porque, cada caso é único e o tratamento deve ser personalizado para atender às necessidades específicas do paciente.

Quais são os benefícios da gengivectomia?

A gengivectomia é um procedimento odontológico que oferece uma variedade de benefícios relacionados à estética, saúde bucal e funcionalidade. Confira alguns dos principais benefícios da gengivectomia:

  • Melhoria estética do sorriso:

A gengivectomia é frequentemente realizada para corrigir problemas estéticos, como o sorriso gengival, onde há um excesso de tecido gengival que cobre os dentes. 

Dessa forma, ao remover o excesso de gengiva, a gengivectomia torna os dentes mais aparentes, proporcionando um sorriso mais equilibrado e esteticamente agradável.

  • Tratamento de gengivite avançada:

Em casos de gengivite avançada, também conhecida como periodontite, onde a inflamação se estende para além da linha gengival e forma bolsas periodontais, a gengivectomia pode ser realizada para remover o tecido inflamado, contribuindo para a restauração da saúde bucal do paciente.

  • Preparação para procedimentos restauradores:

A gengivectomia é frequentemente utilizada para preparar os dentes para procedimentos restauradores, como a colocação de coroas, pontes ou outras restaurações. Isso porque, a remoção seletiva do tecido gengival cria uma base adequada para o sucesso desses procedimentos.

  • Correção de irregularidades gengivais:

Irregularidades na forma da gengiva, como áreas de excesso ou assimetrias, podem ser corrigidas com a gengivectomia. Isso resulta em um perfil gengival mais uniforme e esteticamente agradável.

  • Redução de bolsas periodontais:

Em casos de bolsas periodontais profundas, a gengivectomia pode ser realizada para reduzir a profundidade das bolsas, facilitando a higienização e prevenindo complicações periodontais.

  • Alívio de desconforto e sensibilidade:

Já em situações de hipertrofia gengival, onde há um crescimento excessivo do tecido gengival, a gengivectomia pode proporcionar alívio de desconforto associado a essa condição.

  • Melhora na higiene oral:

Ao corrigir problemas estéticos e gengivais, a gengivectomia pode melhorar a acessibilidade para a higiene oral, facilitando a escovação e o uso do fio dental para os pacientes.

Como é realizada uma gengivectomia?

  • Consulta inicial:

Antes de realizar a gengivectomia, o dentista realiza uma avaliação cuidadosa da saúde bucal do paciente. Isso pode incluir exames clínicos, radiografias e discussões sobre os objetivos do tratamento.

  • Planejamento cirúrgico:

Com base nessa avaliação inicial, o dentista desenvolve um plano cirúrgico personalizado. Isso inclui a definição de metas estéticas, determinação da quantidade de tecido gengival a ser removida e consideração de qualquer condição médica pré-existente.

  • Anestesia local:

Antes de iniciar o procedimento, é administrada anestesia local na área a ser tratada para garantir que o paciente não sinta dor durante a gengivectomia.

  • Marcação da área a ser tratada:

Nessa etapa, o dentista marca a área da gengiva que será removida. Isso é feito de acordo com o plano cirúrgico para garantir precisão na remoção do tecido.

  • Incisão:

A incisão é realizada com precisão e usando instrumentos cirúrgicos adequados ou mesmo laser cirúrgico para remover o tecido gengival excessivo. Além disso, a escolha entre incisão em bisel verdadeiro e bisel inverso dependerá do plano cirúrgico e das necessidades do paciente. 

  • Remoção do tecido gengival:

Após a incisão, o dentista remove seletivamente o tecido gengival indesejado. Isso pode incluir a remoção de excessos de gengiva, ajustes na forma ou correção de irregularidades.

  • Sutura (se necessário):

Dependendo do procedimento e da quantidade de tecido removido, o dentista pode optar por aplicar suturas para fechar a área tratada. Entretanto, em alguns casos, suturas não são necessárias, especialmente quando se usa o laser.

Onde realizar uma gengivectomia?

É de Brasília-DF ou região e está em busca de um consultório especializado para realizar a sua gengivectomia? Aqui na Clínica Ianara Pinho oferecemos uma experiência única para esse e outros tratamentos em um só lugar, com o conceito ALL-IN-ONE.

A nossa clínica conta com um time de profissionais especializados excelentes, além de tecnologia de ponta para melhor te atender. 

ESTÁ ESPERANDO O QUE PARA TRANSFORMAR O SEU SORRISO? AGENDE UMA CONSULTA CONOSCO
Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Além disso, veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Odontologia

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Entenda a diferença entre implante e prótese dentária

Entenda a diferença entre implante e prótese dentária

Prótese e implante são tratamentos indicados para solucionar um problema que incomoda e afeta a autoestima de muitas pessoas: a…

Leia mais
O que é endodontia e quais são os tratamentos

O que é endodontia e quais são os tratamentos?

Quando o assunto é o tratamento dentário, muita gente sente arrepios só de pensar na ideia. Por isso, contar com…

Leia mais
Prótese Total: o que é e como funciona a dentadura

Prótese Total: o que é e como funciona a dentadura

Caso você tenha perdido um ou mais dentes, você sabe o impacto que isso tem no seu dia a dia.…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389