O implante dentário é utilizado para substituir um ou mais dentes, devolvendo a estética do sorriso e autoestima ao paciente. Para sua colocação, é realizada uma cirurgia no próprio consultório do dentista. Por conta disso, é necessário que o paciente siga os cuidados pós-cirúrgico do implante dentário.

Logo, é importante ouvir atentamente as recomendações do especialista após o procedimento, para que assim seja possível tomar algumas precauções com o objetivo de conseguir uma recuperação rápida e cicatrização sem problemas. Quer saber quais sobre esse assunto? Então acompanhe nosso post!

1. Faça repouso nos primeiros dias

Nas primeiras 48 horas após o procedimento cirúrgico, a recomendação é que o paciente faça repouso a fim de evitar sangramentos, edemas e infecções. Dessa forma, é importante que ele não se esforce e também evite abaixar a cabeça.

Quando for deitar, deixe a cabeça mais inclinada, utilizando almofadas e travesseiros. Além disso, é preciso não deitar sobre o lado do rosto em que foi feita a cirurgia.

2. Tome a medicação prescrita

Um dos cuidados pós-cirúrgico do implante dentário é tomar a medicação prescrita pelo dentista, como analgésicos e anti-inflamatórios, nas doses e intervalos determinados na receita. Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato com o especialista.

3. Tenha uma alimentação leve e fria

É essencial ter cuidado no momento de se alimentar. O que ocorre é que o esforço feito na mastigação e as temperaturas mais altas pode comprometer uma boa cicatrização. Por isso, nos primeiros dias, só consuma alimentos líquidos ou cremosos e gelados, como sucos, sorvetes, iogurtes e sopas.

Depois, você pode incluir alimentos mais macios, que estejam frios ou em temperatura ambiente. Evite alimentos mais duros, crocantes, quentes ou ainda bebidas ácidas nos primeiros dias.

4. Realize a limpeza bucal com cuidado

Para que a cicatrização transcorra bem e você evite infecções, é fundamental que a boca esteja limpa. Mas como fazer essa higienização?

Você deve escovar os dentes de forma bem suave, utilizando também o fio dental, mas evitar passar a escova na área operada: nessa região, nos primeiros dias, o recomendado é apenas utilizar uma gaze embebida em soro fisiológico. Além disso, somente utilize enxaguante bucal se o seu dentista recomendar.

5. Aplique compressas geladas

A aplicação de compressas geladas é um dos cuidados pós-cirúrgico do implante dentário importantes, pois visa reduzir a dor e os inchaços, promovendo a constrição dos vasos sanguíneos.

O paciente pode fazer esse tipo de compressa por dois dias, utilizando uma bolsa de gel gelada, facilmente encontrada em farmácias. Caso prefira usar um saco com gelo, é recomendado proteger a pele com uma toalha para evitar queimaduras.

6. Confira outras precauções importantes

Para que a recuperação seja tranquila, é necessário ainda seguir outros cuidados, como:

  • não ficar exposto ao sol;
  • não fumar;
  • não consumir bebida alcoólica;
  • evitar assoar o nariz;
  • evitar fazer bochechos.

Agora você já sabe quais são os principais cuidados pós-cirúrgico do implante dentário. Então, não esqueça de segui-los para garantir o sucesso do seu tratamento. Além das recomendações que citamos, o paciente precisa realizar as consultas periódicas no dentista para garantir as boas condições do implante e para fazer uma avaliação bucal geral.

Leia também: Implante Dentário: confira tudo sobre o tratamento completo.


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais