O implante dentário é utilizado para substituir um ou mais dentes, devolvendo a estética do sorriso e autoestima ao paciente. Para sua colocação, é realizada uma cirurgia no próprio consultório do dentista. Por conta disso, é necessário que o paciente siga os cuidados pós-cirúrgico do implante dentário.

Logo, é importante ouvir atentamente as recomendações do especialista após o procedimento, para que assim seja possível tomar algumas precauções com o objetivo de conseguir uma recuperação rápida e cicatrização sem problemas. Quer saber quais sobre esse assunto? Então acompanhe nosso post!

1. Faça repouso nos primeiros dias

Nas primeiras 48 horas após o procedimento cirúrgico, a recomendação é que o paciente faça repouso a fim de evitar sangramentos, edemas e infecções. Dessa forma, é importante que ele não se esforce e também evite abaixar a cabeça.

Quando for deitar, deixe a cabeça mais inclinada, utilizando almofadas e travesseiros. Além disso, é preciso não deitar sobre o lado do rosto em que foi feita a cirurgia.

2. Tome a medicação prescrita

Um dos cuidados pós-cirúrgico do implante dentário é tomar a medicação prescrita pelo dentista, como analgésicos e anti-inflamatórios, nas doses e intervalos determinados na receita. Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato com o especialista.

3. Tenha uma alimentação leve e fria

É essencial ter cuidado no momento de se alimentar. O que ocorre é que o esforço feito na mastigação e as temperaturas mais altas pode comprometer uma boa cicatrização. Por isso, nos primeiros dias, só consuma alimentos líquidos ou cremosos e gelados, como sucos, sorvetes, iogurtes e sopas.

Depois, você pode incluir alimentos mais macios, que estejam frios ou em temperatura ambiente. Evite alimentos mais duros, crocantes, quentes ou ainda bebidas ácidas nos primeiros dias.

4. Realize a limpeza bucal com cuidado

Para que a cicatrização transcorra bem e você evite infecções, é fundamental que a boca esteja limpa. Mas como fazer essa higienização?

Você deve escovar os dentes de forma bem suave, utilizando também o fio dental, mas evitar passar a escova na área operada: nessa região, nos primeiros dias, o recomendado é apenas utilizar uma gaze embebida em soro fisiológico. Além disso, somente utilize enxaguante bucal se o seu dentista recomendar.

5. Aplique compressas geladas

A aplicação de compressas geladas é um dos cuidados pós-cirúrgico do implante dentário importantes, pois visa reduzir a dor e os inchaços, promovendo a constrição dos vasos sanguíneos.

O paciente pode fazer esse tipo de compressa por dois dias, utilizando uma bolsa de gel gelada, facilmente encontrada em farmácias. Caso prefira usar um saco com gelo, é recomendado proteger a pele com uma toalha para evitar queimaduras.

6. Confira outras precauções importantes

Para que a recuperação seja tranquila, é necessário ainda seguir outros cuidados, como:

  • não ficar exposto ao sol;
  • não fumar;
  • não consumir bebida alcoólica;
  • evitar assoar o nariz;
  • evitar fazer bochechos.

Agora você já sabe quais são os principais cuidados pós-cirúrgico do implante dentário. Então, não esqueça de segui-los para garantir o sucesso do seu tratamento. Além das recomendações que citamos, o paciente precisa realizar as consultas periódicas no dentista para garantir as boas condições do implante e para fazer uma avaliação bucal geral.

Leia também: Implante Dentário: confira tudo sobre o tratamento completo.


Deixe uma resposta

Agendamento

Leia Também!

Conheça os mitos e verdades sobre implante dentário

Conheça os mitos e verdades sobre implante dentário

O que você sabe sobre implantes dentários? Será que essas informações são verdadeiras ou mitos? Confira esse artigo para descobrir e ficar por dentro!

Como é feito implante de dente?

Como é feito implante de dente?

O implante de dente é o procedimento para a substituição de um dente perdido por um artificial. Como é feito implante de dente? Saiba mais!

Qual a diferença entre implante e prótese dentária?

Qual a diferença entre implante e prótese dentária?

Qual é a diferença entre implante e prótese dentária? Qual a solução mais indicada para um paciente? E as vantagens e desvantagens de cada um? Saiba aqui!

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

radiológico

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais