O surgimento de lesões de cáries nos dentes pode ser um grande transtorno a  ponto de exigir uma restauração. Mas, você sabe quanto custa uma obturação? Por ser um processo que busca a recuperação do dente, algumas informações precisam ser entendidas antes de realizar esse procedimento.

Além disso, realizar esse procedimento em uma clínica odontológica especializada e com profissionais que são referência no ramo odontológico, como os que se encontram na clínica Ianara Pinho, deve ser a sua prioridade!

Neste artigo, você verá:

– como acontece a restauração dentária;

– quais os tipos de restaurações  existem;

– quando fazer uma obturação/restauração nos dentes;

– quanto custa uma restauração dentária. 

Como acontece a restauração dentária?

Antes de falar sobre quanto custa uma obturação, é preciso entender como acontece esse procedimento e como identificar a necessidade de realizá-lo.

Quando um ou mais dentes são atingidos por lesões de cáries, isso afeta não apenas a aparência do sorriso, mas também a saúde bucal do paciente. A restauração dentária entra como uma solução para restaurar as funções e a forma normal dos dentes.

O dentista faz a remoção da parte deteriorada do dente, faz a limpeza da região atingida e preenche aquela cavidade que foi limpa com os materiais de restauração. Esse material, de maneira geral, é utilizado para preencher as cavidades de cárie  podendo ser feito de porcelana, resina, ouro ou um outro material restaurador. .

Ao fechar e selar essa cavidade, o dentista está prevenindo o paciente de ter novos problemas de deterioração no mesmo dente, porque essa cobertura nova ocupa os espaços que poderiam acumular placa ou biofilme bacteriano. 

Após a avaliação de um dentista e a identificação da necessidade de fazer o procedimento, é comum que ele siga em cinco passos. São eles:

passo 1: a aplicação de anestesia local, podendo ser dispensável em alguns casos;

passo 2: a limpeza e remoção do tecido cariado ;

passo 3: prepara-se a cavidade com uma camada de adesivação para que a restauração fique bem aderida ;

passo 4: aplica-se o material escolhido para a restauração;

passo 5: remove-se o  excesso de material e verifica-se  a oclusão da arcada dentária para que você não fique com problemas na  mastigação e na articulação, além de sensibilidade dentária.

Quais os tipos de obturação de dente existem?

Mencionamos anteriormente que há diversos materiais para se realizar a restauração dentária e evitar o acúmulo de placa bacteriana . Para entender quais os tipos de restauração que existem, confira as especificações abaixo:

Restauração de porcelana

A opção que apresenta uma boa apresentação estética e alta resistência é a restauração de porcelana. Conhecida como incrustações ou facetas, são feitas sob medida em um laboratório de prótese.

Geralmente, possuem a mesma coloração dos dentes, são resistentes a manchas, tem maior durabilidade, não perdem o brilho e tem poucas chances de ser infiltrada por novas cáries.

Restauração de resina

A mais usada por dentistas, a restauração em resina possui coloração muito semelhante ao  dente , dando uma aparência mais natural ao elemento  que receberá o procedimento.

É um material que apresenta bastante resistência e que sela bem as paredes dentárias, dificultando o aparecimento de novas lesões de cáries.

Restauração de amálgama (prata) 

Atualmente praticamente não são mais usadas. Apesar de bem resistentes, a restauração de amálgama apresenta uma coloração mais escura, por conta do material. Elas ficam mais aparentes do que a restauração feita com resina ou porcelana.

Alguns dentistas não indicam para dentes mais aparentes justamente por serem mais visíveis.

Quando fazer uma obturação de dente?

O momento certo de se fazer uma obturação no dente é quando o dentista especialista identifica uma cavidade  na estrutura dentária  por conta de uma cárie ou por consequência de algum outro tipo de tratamento ou traumatismos dentários, como pancadas, quedas, acidentes, etc.

Porém, as obturações só serão possíveis se as condições permitirem, por exemplo, se o dente não estiver totalmente comprometido, já que a restauração dentária precisa de uma parte dele para recuperar a sua forma e funcionalidade.

Existem casos em que a destruição da coroa é tão extensa que, para corrigir os defeitos, é necessário fazer a confecção de coroas fixas, por exemplo, para deixar os dentes mais bonitos.

Quanto custa uma obturação?

Para saber quanto custa uma obturação é necessário ter em mente que esse valor pode variar de acordo com cada região, especialidade do profissional que vai realizar o procedimento, o material a ser utilizado, etc.

Contudo, a gravidade dos casos pode fazer com que  o valor possa ser mais alto, em razão da complexidade.

Além disso, a especialidade de cada dentista também pode variar de preço. Tudo depende da avaliação que o profissional fizer e se for identificada a necessidade de realizar mais de um procedimento, isso também influenciará no investimento.

A partir disso, se o dentista identificar que seu dente precisará ser tratado e com isso colocar a obturação (ou restauração), você já estará ciente sobre o procedimento.

Em Brasília, nesse procedimento quando feito por profissionais altamente capacitados, como os da clínica Ianara Pinho, o valor é só um detalhe. Com um consultório All In One,  o seu tratamento odontológico é feito em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

 

Conheça a nossa unidade em Águas Claras e na Asa Sul e venha fazer a sua restauração dentária com os melhores profissionais de Brasília.


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais