O Invisalign é um aparelho ortodôntico invisível e removível que tem o mesmo objetivo dos aparelhos tradicionais. A diferença está nos benefícios do tratamento que esse tipo de dispositivo proporciona ao paciente: o conforto e a estética do sorriso. Mas, será que o Invisalign funciona de verdade?

Criado em 1997, esse revolucionário e inovador aparelho surgiu como uma alternativa que substituísse os aparelhos fixos tradicionais. A Invisalign, empresa que detém a produção do aparelho, usa uma série de placas sequenciais transparentes (alinhadores) que cobrem os dentes de forma discreta e imperceptível.

Para conhecer mais sobre a sua eficácia, acompanhe o artigo!

O tratamento com Invisalign funciona de verdade?

A resposta é sim. O tratamento com Invisalign é extremamente eficaz e os pacientes que passam por esse procedimento ficam satisfeitos com o resultado e com a experiência. 

As peças são totalmente personalizadas, os alinhadores Invisalign são exclusivos para cada paciente e movimentam os dentes gradualmente para a posição planejada pelo ortodontista com base em um molde digitalizado da boca do paciente. Isso garante que cada aparelho seja único e exclusivo para o perfil de cada paciente, feito especialmente para você, conforme suas particularidades e necessidades.

Além disso, o tratamento tende a ser mais rápido, variando entre um e dois anos, sendo que o paciente pode observar os resultados positivos do procedimento normalmente antes do prazo final, desde que siga corretamente as orientações do profissional.

Existe, também, certa comodidade com esta inovação pela redução da frequente necessidade de visitar o ortodontista para as chamadas manutenções. O paciente terá um tratamento confortável diferente dos tradicionais aparelhos fixos de metal, que machucam a mucosa da boca e confere ao sorriso um aspecto metálico.

Os dentes podem entortar depois do tratamento com Invisalign?

Depois de todo e qualquer tratamento ortodôntico, seja com os tradicionais aparelhos fixos, estéticos ou os alinhadores invisíveis, os pacientes são orientados a utilizarem as contenções por determinado tempo. O mesmo acontece, portanto, após o Invisalign.

Seguindo com todas as recomendações do ortodontista, os resultados do tratamento serão preservados, cabendo ao paciente manter, também, suas visitas periódicas ao dentista em dia.

 

Quando é recomendado o uso do Invisalign?

É importante ressaltar que o Invisalign só pode ser utilizado após avaliação de um profissional especializado neste tipo de tratamento. Em linhas gerais, o aparelho é indicado para corrigir ou prevenir disfunções leves ou moderadas na posição dos dentes na arcada dentária.

Além disso, também é indicado para problemas com o nascimento ou crescimento dos dentes ou mesmo relacionados com a má-oclusão dental – que ocorre quando o paciente tem dificuldades para encaixar os dentes superiores com os inferiores, ao fechar a boca.

As placas são feitas sob medida, seguindo a necessidade do paciente. Assim, o tratamento é exclusivo e individual, dependendo do diagnóstico e de uma avaliação odontológica.

Diagnóstico e o tratamento com Invisalign

O primeiro passo para iniciar o tratamento com o Invisalign é realizar uma consulta com o dentista. Na avaliação, o profissional vai solicitar um escaneamento em 3D da sua arcada dentária e enviar a um software, que cria o planejamento virtual.

Esse diagnóstico é de grande tecnologia e desempenho com tecnologia 3D que permite visualizar cada fase do tratamento. Desse modo, ao lado do paciente, o profissional consegue fazer todo um plano personalizado e adequado para atender às suas necessidades.

É tanto que o paciente consegue ter uma prévia de quanto tempo será o tratamento e como será o resultado final do processo.

Dicas extras sobre o uso do Invisalign

  • A fim de garantir um bom resultado ao tratamento, recomenda-se o período mínimo de utilização dos alinhadores de 22 horas por dia, retirando-o apenas para as refeições e higiene bucal.
  • Existe um prazo a ser cumprido na troca dos alinhadores e este prazo pode variar entre uma ou duas semanas.
  • É importante higienizar os alinhadores, de acordo com a recomendação do seu dentista.
  • É bom evitar deixar os alinhadores largados aleatoriamente em locais ou em cima de objetos onde possam ser danificados e serem contaminados por bactérias. Quando estiverem fora da boca, devem ser guardados em lugar seguro e limpo.

Marque sua consulta!

Deseja passar pelo tratamento ortodôntico com o Invisalign? Então, agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada em Águas Claras-DF e na Asa Sul-DF e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade de que você os faça em outros espaços.

AGENDAR CONSULTA!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais