Se você está considerando utilizar o Invisalign ou algum outro alinhador ortodôntico invisível, mas possui dúvidas sobre o seu funcionamento, vantagens e desvantagens, acompanhe o artigo.

Optar por um aparelho dentário discreto que preza pela estética e, principalmente, que corrige desalinhamentos dentários de forma mais rápida que outros aparelhos ortodônticos, tem sido a melhor opção para diversos pacientes.

No entanto, muitos mitos são difundidos a respeito do dispositivo. Entenda melhor sobre essa nova solução e saiba em que casos ela é indicada.

 

1 – O aparelho invisível é mais higiênico

Verdade. Como o Invisalign é um aparelho removível, ele pode ser retirado da boca na hora de se alimentar, evitando o acúmulo de resíduos. Também é possível realizar uma higiene mais cuidadosa dos dentes e do próprio dispositivo.

2 – O tratamento possui alta tecnologia e qualidade

Verdade. A confecção do alinhador é feita pelo escaneamento 3D da arcada dentária, sendo possível garantir mais precisão nos moldes e, ainda, fazer uma simulação de como os dentes ficarão após o tratamento. 

Esses fatores permitem um melhor planejamento e um tratamento de maior qualidade, corrigindo os desalinhamentos dentários de forma mais rápida e mantendo a estética do paciente.

 

3 – O tratamento é menos dolorido

Verdade. Uma das principais vantagens do alinhador invisível é oferecer um dia a dia mais confortável. O tratamento, em geral, é praticamente indolor, quando comparado aos aparelhos convencionais, cujos bráquetes precisam ser ajustados a cada mês. 

A depender da adaptação de cada paciente, possíveis desconfortos são comuns em dentes mais desalinhados que precisam passar por uma ação mais acentuada do alinhador.

4 – O invisalign causa afta

Mito. Por não causar atrito na boca, o aparelho invisível não estimula o surgimento de aftas ou machucados. 

Ele é bem mais confortável por se encaixar perfeitamente nos dentes, evitando desconfortos comuns dos tratamentos convencionais.

5 – Os alinhadores são indicados apenas para adultos

Mito. Atualmente, existe no mercado uma linha do Invisalign para cada idade. Assim como tem a versão indicada para adultos, também existem versões para crianças e adolescentes, atendendo a necessidades distintas em cada fase da vida.

Portanto, desde crianças a pessoas idosas podem desfrutar dos benefícios do aparelho transparente, seja para guiar o nascimento dos dentes ou para corrigir desalinhamentos.

6 – O tempo de tratamento com o Invisalign é menor

Verdade. Os alinhadores estéticos proporcionam um tratamento até 50% mais rápido que o aparelho ortodôntico convencional. 

Enquanto os aparelhos convencionais são ativados a cada mês, a troca dos aparelhos invisíveis acontece, em média, a cada 7-15 dias, sendo possível perceber uma evolução mais ágil do tratamento. 

A duração total do tratamento depende da complexidade de cada caso. Sabe-se que, em média, dura cerca de 12 meses, ou até menos em casos mais simples. 

7 – O Invisalign não é indicado para casos mais complexos

Verdade. Em geral, sabe-se que o Invisalign é indicado para fazer correções de problemas leves a moderados. Em casos de desalinhamentos mais expressivos, o dentista deverá ser consultado quanto ao tratamento mais indicado. 

8 – Não é preciso usar contenção depois do tratamento com o Invisalign

Mito. Os alinhadores estéticos estimulam os dentes a se movimentarem como qualquer outro aparelho ortodôntico. Ao final do tratamento, o uso do aparelho de contenção é fundamental para manter o alinhamento dos dentes, impedindo o regresso dos dentes ao posicionamento antigo. 

Para quem é resistente ao uso, ressalta-se que já existem opções de contenção igualmente discretas, como os aparelhos invisíveis.

9 – O tratamento é mais caro?

Verdade. Em geral, o tratamento com Invisalign e outros alinhadores é mais caro, em relação ao uso dos aparelhos fixos convencionais, tendo em vista, principalmente, a tecnologia de ponta que é utilizada para a confecção de moldeiras removíveis. 

Outro fator que interfere no preço é o fato de a tecnologia ainda não ser fabricada no país (no caso do Invisalign), sendo necessária a importação do aparelho ao Brasil. O valor do tratamento é orçado em dólar, dependendo da cotação atual da moeda.

E, claro, o investimento também varia de acordo com a complexidade de cada caso, o número de alinhadores prescritos, o tempo de tratamento necessário, e também com a escolha do profissional e da clínica que irão realizar o tratamento. 

As vantagens que devem ser levadas em consideração, são:

  • Tempo de tratamento: enquanto com o Invisalign o tratamento pode levar apenas 12 meses, com o aparelho convencional esse período aumenta para uma média de 2 a 3 anos, o que pode interferir bastante no valor final do tratamento. 
  • Manutenção: com o aparelho ortodôntico tradicional, o paciente precisa arcar com os custos da taxa inicial de instalação e com o valor das manutenções, que costumam ser mensais. Já o tratamento com o Invisalign possibilita consultas mais esporádicas, dependendo da recomendação do dentista. 
  • Conforto e discrição: com o Invisalign e outros alinhadores estéticos, o tratamento é rápido, confortável, de fácil higienização e preza pela estética do paciente. 

Leia também: 

Invisalign preço: quanto custa o aparelho invisível?

Se você precisa usar aparelho ortodôntico e deseja saber se o Invisalign é uma boa opção para o seu caso, consulte um especialista.

Na Clínica Ianara Pinho nós trabalhamos com os alinhadores estéticos Invisalign e vários outros tipos de alinhadores! Todos os nossos dentistas são altamente qualificados, garantindo que o atendimento prestado esteja em conformidade com o que há de mais moderno na Odontologia.

Somos o maior e mais completo espaço odontológico de Águas Claras, com qualidade comprovada para diversos tratamentos e cuidados relativos à sua saúde bucal.

Agende uma avaliação!

Leia também:

Todo mundo precisa usar contenção após tratamento com aparelho ortodôntico?

Invisalign: saiba o que é e conheça 5 vantagens desse procedimento

Invisalign funciona de verdade? Conheça os resultados


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais