Se você está considerando utilizar o Invisalign ou algum outro alinhador ortodôntico invisível, mas possui dúvidas sobre o seu funcionamento, vantagens e desvantagens, acompanhe o artigo.
Optar por um aparelho dentário discreto que preza pela estética e, principalmente, que corrige desalinhamentos dentários de forma mais rápida que outros aparelhos ortodônticos, tem sido a melhor opção para diversos pacientes.
No entanto, muitos mitos são difundidos a respeito do dispositivo. Entenda melhor sobre essa nova solução e saiba em que casos ela é indicada.
1 – O aparelho invisível é mais higiênico
Verdade. Como o Invisalign é um aparelho removível, ele pode ser retirado da boca na hora de se alimentar, evitando o acúmulo de resíduos. Também é possível realizar uma higiene mais cuidadosa dos dentes e do próprio dispositivo.
2 – O tratamento possui alta tecnologia e qualidade
Verdade. A confecção do alinhador é feita pelo escaneamento 3D da arcada dentária, sendo possível garantir mais precisão nos moldes e, ainda, fazer uma simulação de como os dentes ficarão após o tratamento.
Esses fatores permitem um melhor planejamento e um tratamento de maior qualidade, corrigindo os desalinhamentos dentários de forma mais rápida e mantendo a estética do paciente.
3 – O tratamento é menos dolorido
Verdade. Uma das principais vantagens do alinhador invisível é oferecer um dia a dia mais confortável. O tratamento, em geral, é praticamente indolor, quando comparado aos aparelhos convencionais, cujos bráquetes precisam ser ajustados a cada mês.
A depender da adaptação de cada paciente, possíveis desconfortos são comuns em dentes mais desalinhados que precisam passar por uma ação mais acentuada do alinhador.
4 – O invisalign causa afta
Mito. Por não causar atrito na boca, o aparelho invisível não estimula o surgimento de aftas ou machucados.
Ele é bem mais confortável por se encaixar perfeitamente nos dentes, evitando desconfortos comuns dos tratamentos convencionais.
5 – Os alinhadores são indicados apenas para adultos
Mito. Atualmente, existe no mercado uma linha do Invisalign para cada idade. Assim como tem a versão indicada para adultos, também existem versões para crianças e adolescentes, atendendo a necessidades distintas em cada fase da vida.
Portanto, desde crianças a pessoas idosas podem desfrutar dos benefícios do aparelho transparente, seja para guiar o nascimento dos dentes ou para corrigir desalinhamentos.
6 – O tempo de tratamento com o Invisalign é menor
Verdade. Os alinhadores estéticos proporcionam um tratamento até 50% mais rápido que o aparelho ortodôntico convencional.
Enquanto os aparelhos convencionais são ativados a cada mês, a troca dos aparelhos invisíveis acontece, em média, a cada 7-15 dias, sendo possível perceber uma evolução mais ágil do tratamento.
A duração total do tratamento depende da complexidade de cada caso. Sabe-se que, em média, dura cerca de 12 meses, ou até menos em casos mais simples.
7 – O Invisalign não é indicado para casos mais complexos
Verdade. Em geral, sabe-se que o Invisalign é indicado para fazer correções de problemas leves a moderados. Em casos de desalinhamentos mais expressivos, o dentista deverá ser consultado quanto ao tratamento mais indicado.
8 – Não é preciso usar contenção depois do tratamento com o Invisalign
Mito. Os alinhadores estéticos estimulam os dentes a se movimentarem como qualquer outro aparelho ortodôntico. Ao final do tratamento, o uso do aparelho de contenção é fundamental para manter o alinhamento dos dentes, impedindo o regresso dos dentes ao posicionamento antigo.
Para quem é resistente ao uso, ressalta-se que já existem opções de contenção igualmente discretas, como os aparelhos invisíveis.
9 – O tratamento é mais caro?
Verdade. Em geral, o tratamento com Invisalign e outros alinhadores é mais caro, em relação ao uso dos aparelhos fixos convencionais, tendo em vista, principalmente, a tecnologia de ponta que é utilizada para a confecção de moldeiras removíveis.
Outro fator que interfere no preço é o fato de a tecnologia ainda não ser fabricada no país (no caso do Invisalign), sendo necessária a importação do aparelho ao Brasil. O valor do tratamento é orçado em dólar, dependendo da cotação atual da moeda.
E, claro, o investimento também varia de acordo com a complexidade de cada caso, o número de alinhadores prescritos, o tempo de tratamento necessário, e também com a escolha do profissional e da clínica que irão realizar o tratamento.
As vantagens que devem ser levadas em consideração, são:
- Tempo de tratamento: enquanto com o Invisalign o tratamento pode levar apenas 12 meses, com o aparelho convencional esse período aumenta para uma média de 2 a 3 anos, o que pode interferir bastante no valor final do tratamento.
- Manutenção: com o aparelho ortodôntico tradicional, o paciente precisa arcar com os custos da taxa inicial de instalação e com o valor das manutenções, que costumam ser mensais. Já o tratamento com o Invisalign possibilita consultas mais esporádicas, dependendo da recomendação do dentista.
- Conforto e discrição: com o Invisalign e outros alinhadores estéticos, o tratamento é rápido, confortável, de fácil higienização e preza pela estética do paciente.
Leia também:
Invisalign preço: quanto custa o aparelho invisível?
Se você precisa usar aparelho ortodôntico e deseja saber se o Invisalign é uma boa opção para o seu caso, consulte um especialista.
Na Clínica Ianara Pinho nós trabalhamos com os alinhadores estéticos Invisalign e vários outros tipos de alinhadores! Todos os nossos dentistas são altamente qualificados, garantindo que o atendimento prestado esteja em conformidade com o que há de mais moderno na Odontologia.
Somos o maior e mais completo espaço odontológico de Águas Claras, com qualidade comprovada para diversos tratamentos e cuidados relativos à sua saúde bucal.
Leia também:
Todo mundo precisa usar contenção após tratamento com aparelho ortodôntico?
Invisalign: saiba o que é e conheça 5 vantagens desse procedimento
Invisalign funciona de verdade? Conheça os resultados