A Ortodontia é uma especialidade odontológica que tem o objetivo de corrigir os desalinhamentos dentários e alterações na mordida, preservando a saúde bucal e dos ossos da face. Atualmente, existem diversas opções de aparelhos ortodônticos modernos que inovaram o modo como essas intervenções são feitas.

Antigamente, esse tipo de tratamento era associado a dores e incômodos, além do impacto negativo na aparência, mas agora é possível ter um sorriso perfeito de maneira muito mais discreta e confortável. Afinal, os dispositivos passaram por inovações significativas.

Quer saber mais? Então continue lendo para conhecer 5 opções de aparelhos ortodônticos que utilizam tecnologias modernas para promover as movimentações dentárias. Veja como é possível corrigir o seu sorriso em menos tempo, sem prejudicar sua imagem nem sentir dores!

1. Invisalign (alinhador invisível)

O Invisalign é muito parecido com a placa miorrelaxante usada por pessoas com bruxismo. Ele é feito em material totalmente transparente e se encaixa nos dentes com perfeição, respeitando os seus contornos. É móvel (pode ser retirado) e não tem partes metálicas, por isso, fica praticamente invisível na boca.

São confeccionados diversos alinhadores que apresentam pequenas diferenças, estimulando os dentes a se movimentarem e fazendo as correções até atingir o resultado esperado. A cada 15 dias, em média, é feita a substituição do alinhador, por isso, é possível perceber mudanças em menos tempo, além de fazer um tratamento muito discreto.

Leia também:

Invisalign preço: quanto custa o aparelho invisível?

Invisalign em Brasília (DF): como escolher a melhor clínica?

2. Aparelho de safira

O aparelho de safira tem uma estrutura semelhante ao dispositivo convencional feito em metal. Sua diferença está no fato de que os bráquetes (peças que são coladas nos dentes) são feitas em safira, cuja tonalidade é translúcida (transparente), por isso, fica quase imperceptível na boca.

Outro aspecto interessante é que o local por onde o fio ortodôntico passa nesse aparelho é mais liso, então, oferece ainda mais discrição. Apesar do seu aspecto frágil, ele é muito resistente e não se solta do dente com facilidade, apesar de exigir cuidados. Além de possibilitar um tratamento eficaz e discreto, não causa o incômodo provocado pelo atrito do metal.

3. Aparelho de porcelana

A porcelana também é utilizada para confeccionar aparelhos ortodônticos modernos. Da mesma forma como o dispositivo de safira, é um aparelho fixo, ou seja, colado nos dentes. Mas os seus bráquetes são confeccionados em porcelana para ficarem semelhantes à tonalidade do esmalte.

A diferença está no fato de que esse material é um pouco mais opaco do que a safira. Sendo assim, fica ligeiramente mais perceptível no sorriso. Além disso, os bráquetes são maiores, de toda forma, continua sendo um aparelho estético e uma opção mais interessante do que o metal.

4. Aparelho lingual

Esta é outra opção de aparelho estético, apesar de ser confeccionado em metal. Ele também é um dispositivo fixo que possui bráquetes e fios ortodônticos, mas com a diferença que sua fixação é feita na face interna do dente, por isso recebe esse nome.

Como fica escondido atrás dos dentes, não pode ser percebido quando a pessoa sorri. É uma opção para quem deseja fazer um tratamento discreto e para aqueles que praticam esportes que ofereçam risco de pancada na boca. Afinal, o bráquete não fica em contato com as bochechas nem os lábios, sendo assim, não há risco de cortes.

5. Aparelho autoligável

Este dispositivo está entre as opções de aparelhos ortodônticos modernos por causa da tecnologia que carrega. Embora seus bráquetes sejam colados nos dentes e traga fios ortodônticos, tem como diferencial o fato de não precisar das ligaduras elásticas (as borrachinhas).

Os arcos ortodônticos são fixados diretamente nos bráquetes, que são menores e mais arredondados do que os convencionais. Eles ainda têm propriedade termoativa, portanto, o calor da boca faz com que o aparelho se mantenha ativado exercendo uma força contínua e suave sobre a dentição, estimulando suas movimentações.

Todas essas opções de aparelhos ortodônticos modernos apresentam suas vantagens e são eficazes em diversos casos. No entanto, o ideal é conversar com um profissional experiente para que ele analise suas necessidades e indique o melhor dispositivo. Assim você fará um tratamento confortável mantendo sua saúde bucal para alcançar o sorriso perfeito.

Lentes de contato dental são mais um exemplo de tratamento moderno na Odontologia. Confira algumas perguntas e respostas para descobrir tudo que você precisa saber sobre elas!

Leia também: Mini-implante dentário oferece resultados mais rápidos e precisos!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais