A lente de contato dental é uma lâmina de porcelana muito fina feita para se ter um sorriso mais harmonioso. Embora o tratamento não seja exatamente uma novidade no campo da odontologia, ela vem  ganhando maior notoriedade e adesão ultimamente. 

 

Se você está querendo ter um sorriso perfeito, é uma excelente alternativa! No entanto, não é todo mundo que pode realizar  o tratamento. Para saber mais, continue lendo! 

 

O que é uma lente de contato dental?

 

As lentes de contato dentais  são uma espécie de cobertura com espessura ultra fina feita com um material cerâmico muito semelhante esteticamente ao dente. Elas são colocadas uma em cada dente e oferecem um resultado muito natural e resistente. 

 

É uma ótima alternativa para quem quer clarear, alterar o formato ou o tamanho dos dentes e deixá-los com aparência saudável para sorrir sem preocupação. 

 

Existem dois diferentes tipos de lente de contato dentais : a de resina e a de porcelana. As diferenças entre elas são que as de resina são colocadas em geral em uma consulta, sem a necessidade de uma etapa laboratorial , têm uma durabilidade  menor e precisam ser trocadas se forem manchadas ou danificadas. 

 

Já a de ́porcelana é aplicada em mais de uma consulta, com molde e etapa laboratorial, tem maior durabilidade, se fixa melhor e não mancha. Esse laminado de cerâmico é uma alternativa mais moderna e delicada.

 

Como a lente dental surgiu?

 

Essa faceta de resina foi inventada em 1928 pelo dentista americano Charles Pincus, e servia, inicialmente, para uso em atores de cinema. Pelo fato de não ser necessária uma fixação muito alta (já que eram usadas apenas na gravação de algumas cenas), a cimentação usada naquela época era de baixa adesão. 

 

Depois de anos, a lente de contato para dentes passou a ser feita de um material mais resistente, ou seja a cerâmica, e tornou-se menos suscetível, tanto às danificações no formato, quanto na cor.  Hoje, é um procedimento muito comum e leva resultados que superam as expectativas de quem o faz.  

 

Em quais casos a aplicação é indicada e contraindicada?

 

A lente de contato de porcelana, a mais resistente, é recomendada para pessoas que querem:

 

  • – restaurar dentes danificados/desgastados;
  • – auxílio após  tratamentos ortodônticos;
  • – corrigir manchas nos dentes que não se resolvem apenas com clareamento ou polimento;
  • – ajustar o espaço extra entre os dentes (diastemas);
  • – corrigir ângulos;
  • – aumentar o comprimento ou largura dental;
  • – acertar o contorno ou formato dos dentes. 

 

Assim como outros procedimentos odontológicos, as lentes de contato não são recomendadas para todo mundo. Veja em quais situações o tratamento não pode ser feito:

 

  • – dentes muito acinzentados por tratamentos de canal ou traumatismos;
  • – dentes com restaurações amarelas, antigas ou muito extensas;
  • – desgaste dental causado por bruxismo (o ato de apertar ou ranger os dentes). Muitas vezes o tratamento com lentes tem de ser associado ao uso de placa para bruxismo, nesses casos. 

 

Alternativas para quem não pode colocar lentes dental

 

Somente um profissional vai poder dizer se você pode ou não colocar lente de contato dental. Mas, se você já fez essa consulta e descobriu que faz parte do grupo contraindicado, fique tranquilo! Existem alternativas para ter o sorriso perfeito que você sempre sonhou. Veja só:

 

  • – tratamento ortodôntico.
  • – clareamento dental;
  • – implante dentário;
  • – facetas em porcelana;
  • – próteses e restaurações.

 

Como é a aplicação da lente de contato dental?

 

Se optar pelas lentes moldadas, como as de cerâmica ou porcelana, após a primeira consulta e confirmação de que você não possui nenhuma contra indicação, o profissional dentista vai fazer a moldagem da boca.

 

Após o molde ficar pronto, vem a etapa de instalação das lentes , que é feita após a inclusão de um produto que irá fixá-las  aos  dentes (cimento de uso odontológico). Embora não seja muito comum, caso exista algum desconforto durante o processo, o dentista poderá aplicar anestesia. Mas isso só é necessário quando a intervenção é um pouco mais complexa.

 

Normalmente, entre a moldagem inicial e a instalação definitiva das lentes, o dentista pode optar por uma etapa intermediária. Nela, você irá fazer uma prévia do seu tratamento final com o uso de uma resina apropriada, essa etapa é conhecida como mock up

 

É importante saber que o tempo entre a primeira consulta e a colocação nos dentes é de uma semana. Mas, em média, é preciso realizar ajustes e, por isso, em torno de um mês você já terá um sorriso lindo. Em média, as lentes de contato dentais  duram entre 10 e 15 anos. 

 

Quais são os cuidados e manutenção da lente de contato dental?

 

Como alguns procedimentos estéticos dentais precisam de manutenção, a lente de contato dental também precisa de cuidados especiais. Após seis meses é preciso realizar uma manutenção que será repetida dependendo dos cuidados e da higienização que o paciente tiver. Por isso, no dia a dia é recomendado:

 

  • – ter uma escovação correta e com frequência (de manhã, após as refeições e antes de dormir);
  • – utilizar escovas com cerdas macias;
  • – utilizar sempre o fio dental antes de, pelo menos uma escovação diária;; 
  • – utilizar enxaguante bucal diariamente, se seu dentista recomendar;
  • – não roer unhas nem cutículas;
  • – evitar morder alimentos muito duros — sempre corte-os antes de comer;
  • – ir ao dentista avaliar as lentes de contato semestralmente;
  • – não morder objetos como canetas;
  • – usar creme dental menos abrasivo. 

 

Gostou de saber o que é e para quem é indicada a lente de contato dental? Agende uma consulta de avaliação e já aproveite e leia o artigo Lente de Contato Dental Estraga os Dentes? Conheça as Verdades e Mitos!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais