As lentes de contato dental se tornaram uma verdadeira febre no Brasil. Cada vez mais pessoas querem conhecer esse tratamento capaz de proporcionar um sorriso branco, de forma não invasiva e com alta durabilidade, mas nem todos sabem como colocar lente de contato nos dentes.

Além disso, há muitas dúvidas sobre quanto custa para colocar lente nos dentes, como é feito o procedimento, se ele dói ou não e se realmente é vantajoso. Foi pensando em tudo isso que preparamos este artigo.

Continue lendo para saber mais sobre esses produtos, como são aplicados e as vantagens que esse tratamento oferece. Você verá que os benefícios vão muito além de apenas mudanças estéticas!

O que são as lentes de contato dental?

As lentes de contato para os dentes são laminados cerâmicos moldados com uma espessura extremamente fina. Essas peças são coladas nos dentes na região estética do sorriso, atuando como se fossem capas e proporcionando mudanças nas características naturais da dentição.

Cada uma das peças é feita sob medida para o paciente, sendo confeccionadas conforme as indicações do dentista para um resultado mais satisfatório. Afinal, é preciso garantir que elas não vão interferir na mastigação e ainda precisam ter um acabamento natural.

Por essa razão, é essencial procurar por um profissional qualificado para fazer um bom planejamento, além de um local que disponibilize os melhores materiais. Essa é a principal preocupação da Clínica Odontológica Ianara Pinho, que busca atender às expectativas de cada um.

Quais são as vantagens das lentes de contato dental?

As vantagens desse tratamento são muitas e conquistam diversas pessoas. Uma prova disso é que os famosos e celebridades já descobriram como colocar lente de contato nos dentes valoriza a imagem de forma rápida e totalmente personalizada.

Afinal, as lentes permitem conquistar o sorriso perfeito para cada rosto. Com elas, modificamos a dentição para que esteja totalmente adequada à aparência da pessoa, alcançando resultados estéticos muito bons.

Mas não se trata exclusivamente de vaidade, porque, quando cuidamos do sorriso, elevamos a autoestima e favorecemos outros aspectos, como a autoconfiança. Além disso, proporcionamos maior funcionalidade para as arcadas dentárias. Explicamos tudo isso a seguir! Veja as vantagens oferecidas pelas lentes.

Tonalidade mais branca e saudável para os dentes

O tratamento com lentes de contato dental é “flexível” e diversificado, por isso, o paciente pode escolher a tonalidade que deseja para seu sorriso, lembrando que essa escolha deve ser realizada com o auxílio de um dentista, para alcançar resultados naturais.

É válido destacar que as peças vão ficar por alguns anos nos dentes, assim, o tom deve estar adequado às características dos lábios e face. De toda forma, pessoas que têm dentes naturalmente amarelados, acinzentados, acastanhados ou avermelhados conseguem ter dentes brancos, porque o esmalte é recoberto.

Entretanto, as lentes de contato são muito finas, por isso, é preciso passar pela avaliação de um bom profissional, a fim de que ele esclareça quais são os resultados possíveis com o tratamento em caso de dentes muito escuros.

Correção de imperfeições

O principal benefício da lente de contato dental é, de fato, a possibilidade de clarear os dentes de forma efetiva. Apesar disso, existe uma funcionalidade complementar muito interessante. Se necessário, o dentista pode corrigir pequenas imperfeições, tornando a dentição mais harmônica e regular.

Esse é o caso, por exemplo, de espaços entre os dentes (diastemas), dentes com tamanhos diferentes, pequenos demais e pontiagudos ou que apresentam irregularidades em suas bordas. Essas características são amenizadas com a aplicação da lente proporcionando mais simetria.

Resultados rápidos

Essa é uma das grandes vantagens de optar pelas lentes de contato dental, principalmente para quem deseja mudar o sorriso sem esperar muito para isso. Esse procedimento é rápido e não invasivo. Após apenas cinco passos é possível desfrutar dos resultados.

É preciso fazer exames, tratar a gengiva e dentes (se necessário), fazer o clareamento, confeccionar as lentes, cimentá-las e comparecer à consulta de revisão. Muito mais rápido do que outros tratamentos, como o ortodôntico.

Alta durabilidade

Outra preocupação de muitas pessoas é a durabilidade das lentes, já que elas têm uma espessura muito fina e parecem frágeis. Apesar dessa impressão, são extremamente resistentes e podem durar até dez ou quinze anos.

Além disso, esses laminados cerâmicos não se desgastam com facilidade e são resistentes a manchas e marcas. Ou seja, diferentemente de outros procedimentos, é possível comer e tomar alimentos com corante sem prejuízos para a aparência dos dentes.

Preservação das estruturas naturais

Além das vantagens citadas acima, é importante ressaltar a segurança desse procedimento. A lente de contato dental não prejudica os dentes e nem causa nenhum efeito negativo a longo prazo. Em muitos casos, não são necessários desgastes na estrutura dentária ou, quando necessários, são mínimos.

Isso ocorre porque esse tratamento preserva a estrutura natural dos dentes. É utilizada uma cola especial inofensiva para a inserção das lentes, sem provocar nenhum dano à dentição do paciente.

Acesse: Lente De Contato Dental: Mais informações Sobre o Serviço

Como colocar lente de contato nos dentes?

Para saber como colocar lentes de contato nos dentes, a primeira medida é procurar um profissional capacitado e experiente. O processo começa com a avaliação para analisar se os resultados pretendidos podem ser proporcionados por esse tratamento.

Depois dessa avaliação e se constatado que o procedimento é viável, começa o processo de preparação, seguido das demais etapas para confeccionar as lentes e fazer a fixação delas. Veja a seguir como funciona!

Estudo e planejamento

O profissional solicita exames radiográficos e faz o registro de imagens do paciente para definir o melhor formato para as lentes. Também pode realizar tratamentos quando há desequilíbrio na saúde bucal.

Profilaxia e clareamento

A profilaxia (limpeza de consultório) é feita para deixar os dentes sem nenhum resíduo para receber as lentes. Se for necessário, é feito um clareamento dentário para que a tonalidade pretendida seja alcançada.

Definição das lentes

O profissional e o paciente vão definir qual será a cor das lentes. É feita a preparação das superfícies e moldagens como o mock up, dentes provisórios que simulam o resultado para que o paciente “experimente” seu novo sorriso.

Cimentação das lentes

As lentes de contato são coladas definitivamente. O dentista faz alguns pequenos ajustes quando necessário, para que a dentição se encaixe com perfeição sem prejuízos para a mordida. Não é preciso anestesia, porque o procedimento não dói.

Revisão da mordida

O paciente deve fazer um retorno ao consultório para avaliar sua mordida. O dentista verificará se houve alguma alteração nas lentes, se as gengivas estão adaptadas, entre outros detalhes, para garantir resultados funcionais e estéticos perfeitos.

Quanto custa para colocar lentes nos dentes

Essa é uma das grandes dúvidas de quem tem interesse por esse procedimento. No entanto, não podemos afirmar com precisão quanto custa para colocar lentes nos dentes, porque o tratamento varia para cada paciente.

Algumas pessoas aplicam a lente em apenas um dente ou dois para corrigir problemas pontuais. Nesse caso, o tratamento terá um orçamento menor do que para aqueles que vão aplicar as lentes em toda a região estética. Além disso, essas variações acontecem em função da qualidade do material, da clínica, do profissional, a região e outros.

Entretanto, quanto custa para colocar lentes nos dentes não deve ser a sua preocupação principal. O ideal não é buscar pelo menor orçamento, mas por um custo-benefício vantajoso. Afinal, um procedimento mal feito pode causar prejuízos a médio e longo prazo para a saúde bucal, além de ter um resultado estético inferior.

Saiba mais em:

Quanto custa lente de contato para os dentes? Vale a pena?

Vale a pena colocar lentes de contato dentais?

Para todos os que estão procurando por um tratamento eficiente, duradouro e simples para clarear os dentes e corrigir pequenas imperfeições, as lentes de contato são uma ótima opção. Além da aparência, este procedimento pode restabelecer a autoestima e devolver a vontade de sorrir novamente.

Veja abaixo o depoimento de um dos clientes da Clínica Ianara Pinho:

https://www.youtube.com/watch?v=AmxBak_ru78&

Agora você já sabe como colocar lente de contato nos dentes pode ajudar a valorizar o seu sorriso e elevar a autoestima. Apenas não se esqueça de que é fundamental procurar por um profissional capacitado e experiente, que atue em uma clínica bem estruturada. Assim você terá certeza do cuidado com sua saúde bucal e de resultados estéticos superiores!

Gostou do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos possam conhecer mais detalhes sobre esse tratamento!

Leia também: Diferença entre Faceta e Lente de Contato Dental: qual escolher?

 


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais