Contato (61) 3246-8837
(61) 99305-9389Segunda à Sexta 8h às 22h
Sábados 08h às 14h
Publicado em: 14 de setembro de 2022 | Atualizado em: 17 de julho de 2025
Você já ouviu falar em mini-implante dentário? Muita gente o confunde com um implante comum ou nem imagina que existe, mas ele tem um papel bem específico dentro do consultório, principalmente, nos tratamentos ortodônticos.
Ao contrário do que o nome faz parecer, o mini-implante dentário não serve para substituir um dente perdido.
Na verdade, funciona como um apoio temporário, colocado em um ponto estratégico da boca, com o objetivo de ajudar a movimentar os dentes de forma mais eficiente.
Logo, em situações em que o aparelho sozinho não consegue fazer toda a força necessária, o mini-implante entra como reforço.
Ao longo deste artigo, você encontra informações preciosas sobre o mini-implante dentário, entende um pouco mais sobre o que é esse procedimento e em que casos ele pode ser indicado. Boa leitura!
Veja mais sobre os seguintes tópicos:
O mini-implante dentário consiste em uma pequena peça feita de titânio que é colocada temporariamente no osso da boca do paciente.
De modo geral, a função dela é servir como ponto de apoio – ou, no termo técnico, como uma ancoragem.
Isso significa que o mini-implante dentário ajuda a movimentar os dentes com mais controle, principalmente quando o aparelho sozinho já não consegue dar conta do recado.
A colocação do mini-implante costuma ser bem rápida, feita com anestesia local, sem cortes e, na maioria dos casos, sem dor. Feito isso, depois que ele cumpre a função, o material é retirado – e o espaço se fecha naturalmente.
Está na dúvida se você pode associar o uso de implantes dentários com o tratamento com aparelho ortodôntico? Vejo o vídeo abaixo:
Apesar de ambos serem feitos de titânio e colocados no osso, existe uma grande diferença no objetivo do tratamento:
Outro ponto que os diferencia é o fato de que o implante tradicional exige uma integração mais profunda com o osso (o que chamamos de osseointegração), a qual leva mais tempo para cicatrizar e permanece ali para a vida toda.
Já o mini-implante dentário possui tanto uma instalação quanto uma remoção mais simples que o implante tradicional, além de ser usado por um período determinado, apenas durante o tratamento.
O mini-implante costuma ser indicado quando o ortodontista precisa de mais controle sobre certos movimentos, o que tende a ser comum em situações como:
Além disso, um dos motivos para usar os mini-implantes é, justamente, evitar que a força do aparelho acabe puxando dentes que não deveriam se mover, o que é bem comum em tratamentos mais delicados.
Sendo assim, com o mini-implante como ponto fixo, o ortodontista consegue isolar os movimentos e focar só nos dentes que precisam de correção.
Apesar de ser bastante útil em muitos tratamentos, o mini-implante não é um procedimento indicado para todos os casos.
Logo, antes de decidir seguir com a instalação, o ortodontista avalia se há condições favoráveis na boca do paciente para garantir que o mini-implante dentário funcione bem e com segurança.
Logo abaixo, confira os casos em que o procedimento de mini-implantes é contraindicado:
De modo geral, o mini-implante é colocado de forma rápida e simples, direto na gengiva ou no osso da mandíbula do paciente.
Ele funciona como um apoio temporário para o aparelho ortodôntico e, por conta disso, o procedimento é bem diferente do que vemos na colocação de um implante dentário tradicional.
Mesmo sendo um procedimento bastante simples e pouco invasivo, é normal que alguns pacientes ainda se sintam inseguros em realizar a instalação de mini-implantes.
Caso esse seja o seu caso, confira logo abaixo como a instalação funciona e tire todas as suas dúvidas:
Como você viu anteriormente, o mini-implante entra em cena quando o aparelho sozinho não dá conta de fazer certos movimentos com precisão.
Para isso, ele é pequeno, discreto e ajuda bastante em etapas específicas do tratamento. A seguir, conheça quais são os principais benefícios do mini-implante ortodôntico:
Quer saber se o mini-implante é indicado no seu caso? Agende uma avaliação na Clínica Ianara Pinho. A nossa equipe está pronta para te orientar com clareza e acompanhar cada etapa do seu tratamento ortodôntico com segurança.
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Blog
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
Você é daqueles que evita usar fio dental porque ele machuca a sua gengiva ou então não passa entre os…
Você sabia que os procedimentos estéticos feitos na harmonização facial podem ser aplicados também na harmonização ortodôntica? Isso porque ambas…
As manchas no céu da boca, ou seja, no palato, podem ser causadas por diferentes motivos e indicar alguns problemas…