Contato (61) 3246-8837
(61) 99422-9103Segunda à Sexta 8h às 22h
Sábados 08h às 14h
Publicado em: 14 de setembro de 2022 | Atualizado em: 17 de julho de 2025
Você já ouviu falar em mini-implante dentário? Muita gente o confunde com um implante comum ou nem imagina que existe, mas ele tem um papel bem específico dentro do consultório, principalmente, nos tratamentos ortodônticos.
Ao contrário do que o nome faz parecer, o mini-implante dentário não serve para substituir um dente perdido.
Na verdade, funciona como um apoio temporário, colocado em um ponto estratégico da boca, com o objetivo de ajudar a movimentar os dentes de forma mais eficiente.
Logo, em situações em que o aparelho sozinho não consegue fazer toda a força necessária, o mini-implante entra como reforço.
Ao longo deste artigo, você encontra informações preciosas sobre o mini-implante dentário, entende um pouco mais sobre o que é esse procedimento e em que casos ele pode ser indicado. Boa leitura!
Veja mais sobre os seguintes tópicos:
O mini-implante dentário consiste em uma pequena peça feita de titânio que é colocada temporariamente no osso da boca do paciente.
De modo geral, a função dela é servir como ponto de apoio – ou, no termo técnico, como uma ancoragem.
Isso significa que o mini-implante dentário ajuda a movimentar os dentes com mais controle, principalmente quando o aparelho sozinho já não consegue dar conta do recado.
A colocação do mini-implante costuma ser bem rápida, feita com anestesia local, sem cortes e, na maioria dos casos, sem dor. Feito isso, depois que ele cumpre a função, o material é retirado – e o espaço se fecha naturalmente.
Está na dúvida se você pode associar o uso de implantes dentários com o tratamento com aparelho ortodôntico? Vejo o vídeo abaixo:
Apesar de ambos serem feitos de titânio e colocados no osso, existe uma grande diferença no objetivo do tratamento:
Outro ponto que os diferencia é o fato de que o implante tradicional exige uma integração mais profunda com o osso (o que chamamos de osseointegração), a qual leva mais tempo para cicatrizar e permanece ali para a vida toda.
Já o mini-implante dentário possui tanto uma instalação quanto uma remoção mais simples que o implante tradicional, além de ser usado por um período determinado, apenas durante o tratamento.
O mini-implante costuma ser indicado quando o ortodontista precisa de mais controle sobre certos movimentos, o que tende a ser comum em situações como:
Além disso, um dos motivos para usar os mini-implantes é, justamente, evitar que a força do aparelho acabe puxando dentes que não deveriam se mover, o que é bem comum em tratamentos mais delicados.
Sendo assim, com o mini-implante como ponto fixo, o ortodontista consegue isolar os movimentos e focar só nos dentes que precisam de correção.
Apesar de ser bastante útil em muitos tratamentos, o mini-implante não é um procedimento indicado para todos os casos.
Logo, antes de decidir seguir com a instalação, o ortodontista avalia se há condições favoráveis na boca do paciente para garantir que o mini-implante dentário funcione bem e com segurança.
Logo abaixo, confira os casos em que o procedimento de mini-implantes é contraindicado:
De modo geral, o mini-implante é colocado de forma rápida e simples, direto na gengiva ou no osso da mandíbula do paciente.
Ele funciona como um apoio temporário para o aparelho ortodôntico e, por conta disso, o procedimento é bem diferente do que vemos na colocação de um implante dentário tradicional.
Mesmo sendo um procedimento bastante simples e pouco invasivo, é normal que alguns pacientes ainda se sintam inseguros em realizar a instalação de mini-implantes.
Caso esse seja o seu caso, confira logo abaixo como a instalação funciona e tire todas as suas dúvidas:
Como você viu anteriormente, o mini-implante entra em cena quando o aparelho sozinho não dá conta de fazer certos movimentos com precisão.
Para isso, ele é pequeno, discreto e ajuda bastante em etapas específicas do tratamento. A seguir, conheça quais são os principais benefícios do mini-implante ortodôntico:
Quer saber se o mini-implante é indicado no seu caso? Agende uma avaliação na Clínica Ianara Pinho. A nossa equipe está pronta para te orientar com clareza e acompanhar cada etapa do seu tratamento ortodôntico com segurança.
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Blog
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
O Invisalign é um aparelho transparente que mantém a estética do sorriso ao mesmo tempo em que corrige o seu…
Será que tirar o siso dói? A extração dos terceiros molares, popularmente conhecidos como dentes do siso, é uma intervenção…
As cores de aparelho ortodôntico não interferem, mas podem influenciar na estética do sorriso. Não é uma tarefa muito fácil…