Sabe aquele momento em que você ingere algum alimento ou bebida muito quente? Certamente você conhece o resultado disso, não é mesmo? Uma incômoda queimadura no céu da boca. Quase todo mundo já passou um dia por essa situação. Por isso, escrevi este artigo para dar dicas sobre o que fazer quando você tiver uma queimadura no céu da boca e quais cuidados devem ser tomados para evitar que isso aconteça.

Quais cuidados devo ter com uma queimadura no céu da boca?

A primeira coisa que você deve ter em mente é que a nossa boca é composta por tecidos sensíveis. Também chamado de palato, o céu da nossa boca, é composto por duas partes: o palato duro e o palato mole. Cada um deles possui uma função diferente. O palato duro (na parte mais anterior) apresenta uma estrutura óssea subjacente. Já o palato mole (na parte posterior) tem como função principal a deglutição dos alimentos, fonação e respiração.

Dependendo da queimadura, o palato pode ser comprometido precisando ser tratado com urgência. Nesses casos, o paciente precisará fazer uso de corticoides, analgésicos e, em casos mais graves, podem ser recomendados até procedimentos cirúrgicos. O maior risco de ter uma queimadura no céu da boca é que isso pode abrir a porta para outras infecções. E, quando acontecer, é preciso procurar imediatamente ajuda médica.

Praticamente todos os casos de queimadura no céu da boca são causados por mero descuido. Por isso, a principal recomendação dos especialistas é que o paciente tome cuidado ao ingerir alimentos com alta temperatura. O paciente deve ainda realizar a refeição com um tempo razoável, sem pressa, para minimizar traumas e lesões na mucosa da boca. Mas só em evitar alimentos quentes já evita que o problema aconteça.

Para os casos que chegam ao consultório, o tratamento pode ser feito por meio da laserterapia de baixa potência em conjunto com os medicamentos já citados neste artigo. Mas, se o paciente segue uma dieta branda, com a ingestão de alimentos bem cozidos, com pouco sal e condimentos, o risco de sofrer uma queimadura no céu da boca e enfrentar os problemas que podem surgir desse problema é praticamente zero.

Marque sua consulta!

Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada no Distrito Federal e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade que você os faça em outros espaços.

AGENDAR CONSULTA!

Leia também:

Causas da sensibilidade nos dentes: idade está relacionada?


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais