O ronco é bastante incômodo, tanto para pessoas que sofrem com esta condição quanto para os que convivem ao lado delas. Afinal, os ruídos podem prejudicar a qualidade do sono e criar uma situação desconfortável. Porém, você sabia que há uma conexão direta com a sua saúde bucal?

Saiba como um dentista pode ajudar a diagnosticar um problema e resolvê-lo!

Por que as pessoas roncam?

O ronco caracteriza-se por aquele forte ruído que ocorre durante o sono. Ele acontece por conta de alguma obstrução nas vias aéreas enquanto alguém está dormindo — geralmente o posicionamento da língua pode influenciar nesse bloqueio da passagem de ar. 

Além disso, ao dormir, o indivíduo pode ter apneia. Isso significa que a respiração para por alguns momentos, sendo o ato de roncar uma das consequências disso. Inclusive, este problema é muito comum em pessoas com problemas respiratórios.

Outro fator que influencia é o sobrepeso e a obesidade. A alteração na circunferência do pescoço também é responsável por alterar o funcionamento das vias aéreas.

Qual a relação entre o ronco e a saúde bucal?

Ao apresentar esse problema, a pessoa passa um bom tempo com a boca aberta. Desta forma, ocorre um ressecamento das mucosas interiores, de modo que isso pode gerar alguns problemas na saúde bucal.

Com a alteração da umidade natural, o ambiente fica propício para a formação de saburra lingual. Ou seja, aquela camada branca que fica na superfície da língua, com restos de alimentos e outros microrganismos.Isso significa que o ronco também é uma das causas da halitose matinal. 

Outro ponto de atenção é que, ao respirar pela boca, significa que o posicionamento da língua faz com que, ao longo dos anos, a arcada dentária superior se alinhe de forma mais estreita. Desta forma, ao atingir crianças que estão na fase de formação, é mais fácil desenvolver dentes tortos ou mesmo uma mordida cruzada.

Como o dentista pode te ajudar?

Existem inúmeros exames relacionados a distúrbios do sono que podem ser realizados por dentistas. 

Caso você ou algum conhecido sofra com roncos durante a noite, procure um profissional para receber orientações sobre possíveis problemas bucais que surgiram por conta disso. Assim, ele poderá te informar sobre os tratamentos possíveis.

Entre em contato com a Clínica Ianara Pinho para saber mais sobre o ronco e a sua saúde bucal!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais