Desde a mastigação dos alimentos até a estética do sorriso, a perda dos dentes pode afetar e muito o dia a dia do paciente. Nos últimos anos, a odontologia tem apresentado diversas soluções para esse problema – e uma delas é a Prótese Parcial Removível (PPR).
Trata-se de uma alternativa bastante buscada para substituir os dentes perdidos e devolver a autoestima de pacientes que ainda não perderam toda a arcada dentária.
A seguir, você encontra um guia completo sobre Prótese Parcial Removível (PPR), os tipos, como ela funciona e os principais benefícios desse tratamento para o paciente.
Saiba tudo sobre:
Prótese Parcial Removível (PPR), também conhecida como Roach, ponte móvel ou Prótese Parcial Dentária, é um tipo de prótese dentária móvel que costuma ser a opção mais indicada para quem teve apenas uma perda parcial dos dentes.
Logo, trata-se de uma prótese que pode ser colocada e retirada pelo paciente, produzindo conforto e praticidade no dia a dia. Além disso, a PPR é uma opção menos invasiva em comparação com outras alternativas, como o implante dentário, uma vez que não demanda nenhum procedimento cirúrgico.
Quer saber mais sobre implante dentário? Confira o vídeo abaixo:
Implante Dentário: o que é, como é feito e recuperação
Enquanto a prótese parcial removível é indicada para pacientes que ainda possuem dentes naturais, a prótese total removível é indicada para casos em que houve a perda total dos dentes.
Além disso, a maior diferença entre as duas diz respeito à quantidade de dentes que serão substituídos e ao método de suporte que será utilizado – afinal, a PPR depende dos dentes naturais remanescentes e a prótese total removível não possui essa necessidade, pois é feita para substituir todos os dentes.
Saiba mais sobre os diferentes tipos de próteses:
Tipos de prótese dentária: qual escolher?
Existem três tipos de prótese parcial removível no mercado e cada uma delas se adapta às necessidades específicas de cada quadro.
Para que você entenda melhor a diferença entre elas, listamos abaixo quais são os tipos de prótese parcial removível:
De modo geral, a prótese parcial removível pode ser produzida tanto para a arcada superior quanto para a arcada inferior.
No caso da prótese parcial removível superior, a prótese é fixada também no palato (céu da boca) e admite uma maior fixação. Já a prótese parcial removível inferior costuma ter menos aderência por possuir menos apoio.
Quando pensamos no material, a prótese parcial removível metálica promete uma maior duração, resistência e melhor função mecânica para o paciente.
Por outro lado, os grampos utilizados tendem a ficar visíveis, impactando o resultado estético e, além disso, até que haja uma adaptação, o metal pode gerar um certo desconforto.
Por fim, a prótese parcial removível flexível são menos indicadas e costumam ser produzidas em um material mais leve, como o silicone. Outrossim, consistem em uma opção mais bonita esteticamente, uma vez que não utilizam grampos metálicos aparentes.
Com um maior conforto e resultado estético, a PPR Flexível tende a ser uma opção mais cara que outras alternativas, além de ser um material mais sensível também, sendo suscetível a manchas caso o paciente não possua uma boa saúde bucal.
Agora que você já sabe quais são os tipos, chegou a hora de entender do que a prótese parcial removível é feita.
Cada componente da PPR possui um papel no suporte e no funcionamento da prótese, contribuindo para que tudo ocorra como o esperado. Entenda qual é a funcionalidade de cada um no tratamento:
A prótese parcial removível é uma opção bastante recomendada para quem busca recuperar a autoestima e a função mastigatória após a perda de alguns dentes.
Além disso, a PPR oferece uma série de benefícios para o paciente e você pode conhecer mais sobre eles logo abaixo:
Com a ausência dos dentes, a capacidade de mastigação acaba ficando comprometida. Ao repor esses espaços, a PPR permite que o paciente volte a se alimentar de forma adequada, ajudando a manter a saúde bucal e digestiva.
A perda dos dentes pode significar um problema sério de baixa autoestima para os pacientes.
Além de todas as vantagens mecânicas, é fato que a prótese removível parcial transforma a vida daqueles que fazem o tratamento.
Outra grande vantagem é o fato de que a PPR costuma ser uma opção mais acessível entre as que estão disponíveis no mercado, sendo uma ótima solução para quem busca um menor custo.
Como o próprio nome já diz, a PPR é uma prótese removível, logo, fica mais fácil realizar a sua higienização uma vez que o paciente pode facilmente retirar o material para a sua limpeza.
Mora em Brasília-DF ou região e está em busca de um atendimento especializado para o seu tratamento? A Clínica Ianara Pinho tem tudo o que você precisa.
Com uma equipe de profissionais excelentes e tecnologia de ponta, oferecemos tratamentos completos que transformam o seu sorriso e o seu bem-estar.
Seja com próteses parciais removíveis ou com outras opções de tratamento, nós estamos prontos para te ajudar a alcançar os resultados que você sonha.
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos com aparelhos transparentes e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse método.
Por:
Ianara Pinho em Implantes
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
A harmonização é um procedimento que tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, principalmente pelos apaixonados por estética. Os…
Quando a dor de dente aparece tudo o que a gente mais busca é uma solução rápida, não é mesmo?…
Durante a escovação, muitos pacientes já se deparam um dia com manchas nos dentes, listras negras e até pontos escurecidos…