Você provavelmente já esperou que a fada do dente viesse buscar o seu depois de cair, não é mesmo? O hábito de colocá-los debaixo do travesseiro e esperar que o dente de leite seja trocado por uma moeda passa de geração em geração e deixa crianças em uma alta expectativa para quando acordarem.
Continue lendo este artigo para entender a origem de sua história e a importância de contá-la!
Qual a história da fada do dente?
A preocupação com a reação dos filhos em relação à queda dos dentinhos de leite faz com que muitos pais contem a história da fada dos dentes. Assim, as crianças aprenderão de forma lúdica que esse é um processo comum do corpo humano e não é preciso ter medo ou ficar triste.
Porém, a maioria fala sobre esse ser mágico de forma superficial por não conhecer os detalhes. A origem, aliás, é um pouco controversa e não se sabe, exatamente, de onde surgiu. De qualquer forma, acredita-se que esteja ligado à cultura folclórica da Europa, especialmente nas terras vikings.
Há milênios, esse povo tinha o costume de trocar dentes de leite por presentes. Na época, acreditava-se que esses itens traziam boa sorte para os guerreiros. Desse modo, o hábito se espalhou, adaptou e criou a lenda da fadinha para as crianças.
Uma das primeiras histórias relacionadas a esse mito foi a francesa “La Bonne Petite Souris”, do século 18. No conto, uma rainha é presa no castelo pelo rei e uma fada se transforma em rato para ficar debaixo do travesseiro dele, atormentando-o.
Curiosamente, a associação da fada com o rato se tornou bastante comum. Na Espanha, em 1894, foi publicada a história do Ratoncito Pérez, escrita por Luis Coloma. O pedido foi feito pela corte espanhola porque o futuro rei Alfonso, com apenas 8 anos na época, havia perdido um dente.
O Ratón Pérez, ou Ratón de los Dientes, foi repassado para outras culturas hispânicas na América Latina, sendo muito popular na Argentina, México, Peru, Colômbia, entre outros. O personagem chegou a ser usado em publicidade de pasta de dentes em muitos deles.
Por que contar a história às crianças?
Muitas crianças ficam aflitas com os dentinhos quase soltos, já que isso faz com que seja difícil morder certos alimentos, causando dor e desconforto.
Além disso, perda dos dentes é não apenas dolorosa, mas também causa uma mudança estética. As crianças ainda estão em um processo de formação de identidades e uma alteração brusca na forma como elas se enxergam fisicamente pode resultar em um processo traumático.
Falar sobre essa personagem mitológica faz com que os pequenos entendam que isso acontece e até mesmo a incentiva a tirá-los quando estiverem muito moles.
Gostou de saber a origem da fada dos dentes? Continue lendo o blog Ianara Pinho para mais curiosidades!