Você provavelmente já esperou que a fada do dente viesse buscar o seu depois de cair, não é mesmo? O hábito de colocá-los debaixo do travesseiro e esperar que o dente de leite seja trocado por uma moeda passa de geração em geração e deixa crianças em uma alta expectativa para quando acordarem.

Continue lendo este artigo para entender a origem de sua história e a importância de contá-la!

Qual a história da fada do dente?

A preocupação com a reação dos filhos em relação à queda dos dentinhos de leite faz com que muitos pais contem a história da fada dos dentes. Assim, as crianças aprenderão de forma lúdica que esse é um processo comum do corpo humano e não é preciso ter medo ou ficar triste.

Porém, a maioria fala sobre esse ser mágico de forma superficial por não conhecer os detalhes. A origem, aliás, é um pouco controversa e não se sabe, exatamente, de onde surgiu. De qualquer forma, acredita-se que esteja ligado à cultura folclórica da Europa, especialmente nas terras vikings. 

Há milênios, esse povo tinha o costume de trocar dentes de leite por presentes. Na época, acreditava-se que esses itens traziam boa sorte para os guerreiros. Desse modo, o hábito se espalhou, adaptou e criou a lenda da fadinha para as crianças. 

Uma das primeiras histórias relacionadas a esse mito foi a francesa “La Bonne Petite Souris”, do século 18. No conto, uma rainha é presa no castelo pelo rei e uma fada se transforma em rato para ficar debaixo do travesseiro dele, atormentando-o.

Curiosamente, a associação da fada com o rato se tornou bastante comum. Na Espanha, em 1894, foi publicada a história do Ratoncito Pérez, escrita por Luis Coloma. O pedido foi feito pela corte espanhola porque o futuro rei Alfonso, com apenas 8 anos na época, havia perdido um dente.

O Ratón Pérez, ou Ratón de los Dientes, foi repassado para outras culturas hispânicas na América Latina, sendo muito popular na Argentina, México, Peru, Colômbia, entre outros. O personagem chegou a ser usado em publicidade de pasta de dentes em muitos deles.

Por que contar a história às crianças?

Muitas crianças ficam aflitas com os dentinhos quase soltos, já que isso faz com que seja difícil morder certos alimentos, causando dor e desconforto.

Além disso, perda dos dentes é não apenas dolorosa, mas também causa uma mudança estética. As crianças ainda estão em um processo de formação de identidades e uma alteração brusca na forma como elas se enxergam fisicamente pode resultar em um processo traumático.

Falar sobre essa personagem mitológica faz com que os pequenos entendam que isso acontece e até mesmo a incentiva a tirá-los quando estiverem muito moles.

Gostou de saber a origem da fada dos dentes? Continue lendo o blog Ianara Pinho para mais curiosidades!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais