Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Implante Dentário Dói? Descubra a resposta

Implante Dentário Dói? 5 Verdades e Mitos Sobre Implantes

Afinal, será que o implante dentário dói? Um dos grandes medos de quem passa pela avaliação do dentista e tem que realizar esse tipo de procedimento é se ele vai causar algum desconforto durante a instalação ou mesmo no período de recuperação.

Entenda se o implante causa algum tipo de dor e conheça alguns mitos e verdades sobre o procedimento!

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

É verdade que o implante dentário dói?

Para entender se o implante dentário dói ou não, é preciso compreender o que está por trás de uma eventual sensação de dor atrelada a essa cirurgia.

Algumas pessoas sofrem de hipersensibilidade dentária e qualquer tipo de procedimento pode acabar gerando esse desconforto. Inclusive, isso explica porque alguns costumam relatar mais problemas com a dor de dentes no geral, do que outras pessoas.

O que acontece é que a região recebe estímulos nervosos durante o processo cirúrgico, mas nem todos os organismos funcionam da mesma forma — há quem seja mais sensível e perceba com mais intensidade qualquer tipo de desconforto. 

Porém, você não precisa se preocupar em descobrir se é sensível ou não apenas quando chegar o momento. Um bom profissional não irá fazer o implante sem antes usar alguns medicamentos que ajudam a anestesiar a região, podendo inclusive indicar medicamentos pré-operatórios.

O anestésico vai evitar que você tenha que passar por essa situação desconfortável, inclusive garantindo que o procedimento seja realizado com mais cuidado e precisão.

Tenha em mente que esse é um procedimento cirúrgico , então é necessário seguir a medicação recomendada pelo seu dentista — com analgésicos, antiinflamatórios e outros fármacos — para que a recuperação pós-operatória seja a mais tranquila e menos dolorosa possível.

Então, se você ainda tem receios porque acha que o implante dentário dói, não precisa se preocupar com isso!

Mitos e verdades sobre a cirurgia do implante dentário

Nós já esclarecemos se o implante dentário dói, mas que tal aproveitar e desvendar mais alguns mitos em relação a esse tipo de procedimento? Assim, você esclarece algumas dúvidas e se sente mais confortável para realizá-lo.

Veja só o que é verdade ou mentira sobre o implante dentário!

1. O implante é alocado junto ao osso?

Verdade! A ideia do procedimento do implante dentário é justamente substituir algum dente que o paciente perdeu. Para que isso aconteça, foi criado uma espécie de parafuso feito de titânio para que seja possível penetrar na estrutura óssea da maxila ou da mandíbula. 

Ele será “rosqueado” até se fixar ao osso. Assim, o implante ficará bem instalado e você não correrá risco de perdê-lo tão facilmente.

2. O pós-operatório é complicado

Depende. Como já mencionado, o profissional irá prescrever alguns medicamentos para auxiliar no processo de cicatrização, além do uso de uma bolsinha de gelo e cuidados com a alimentação para ajudar a diminuir ou evitar o inchaço. Nesse período, a pessoa também irá começar a se acostumar a ter esse implante.

Portanto, cabe ao paciente seguir as recomendações do dentista de forma correta e procurá-lo em caso de qualquer complicação. Se todas as orientações forem seguidas, o procedimento do implante dentário é mais tranquilo.

3. Não é preciso ter os mesmos cuidados de higiene

Mito. Não pense que só porque o implante é um dente artificial que ele não precisa dos mesmos cuidados, certo? Tenha em mente que ele está alocado dentro da gengiva e junto ao osso, então a falta de cuidados pode causar infecções na região.

Além disso, não há motivos para não fazer a higienização adequada. A escovação e o uso do fio dental devem ser parte do seu dia a dia, de modo que, se você quer ter dentes bonitos, nada muda com os hábitos em relação ao seu implante, ok?

4. É possível mastigar normalmente depois da cirurgia de implante dentário

Verdade. Apesar da recomendação de evitar alguns alimentos de difícil mastigação nos primeiros dias após o procedimento cirúrgico, por conta da sensibilidade e para não sobrecarregar a região, uma vez passado o processo de cicatrização, você poderá comer sem nenhum problema.

Inclusive, esse é um dos principais motivos pelos quais as pessoas procuram o implante dentário. Ele ajuda a completar a arcada dentária e tornar a mastigação uma ação muito mais simples, sem causar incômodos.

5. O organismo pode rejeitar o implante

Mito. O implante dentário foi desenvolvido a partir de um material inerte — ou seja, biologicamente inativo —, que é o caso do titânio. Isso faz com que não exista a possibilidade de rejeição pelo corpo.

Os problemas relacionados a ele que você pode ter estão relacionados a problemas durante a cirurgia ou falta de cuidados no pós-operatório, gerando infecção no local ou excesso de carga na região.

Agora que já sabe se implante dentário dói e esclareceu alguns mitos e verdades sobre o assunto, agende a sua consulta na clínica Ianara Pinho e descubra se esse procedimento é o ideal para você!

 

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

 

Nossa equipe é de alto nível e composta por especialistas na área, de modo que a qualidade do procedimento  é garantida.

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Implantes

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
criança com medo de dentista

Criança com medo de dentista: 5 dicas infalíveis para resolver

Ir ao dentista é essencial em todas as idades, mas, é ainda mais importante durante a infância. É nessa fase…

Leia mais
Dentes Bonitos São Possíveis: Veja essas dicas

Dentes Bonitos São Possíveis, Sim! — Veja 5 Dicas de Cuidados

Ter dentes bonitos é o objetivo de muitas pessoas que se importam com o sorriso impecável. Afinal, a boa aparência…

Leia mais
Como Cuidar Do Aparelho Dentário: 5 Dicas Para Ajudar Você!

Como Cuidar Do Aparelho Dentário: 5 Dicas Para Te Ajudar!

Você sabe como cuidar do aparelho dentário? Para que o seu tratamento ortodôntico tenha o resultado esperado, é preciso realizar…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389