Afinal, será que o implante dentário dói? Um dos grandes medos de quem passa pela avaliação do dentista e tem que realizar esse tipo de procedimento é se ele vai causar algum desconforto durante a instalação ou mesmo no período de recuperação.
Entenda se o implante causa algum tipo de dor e conheça alguns mitos e verdades sobre o procedimento!
Para entender se o implante dentário dói ou não, é preciso compreender o que está por trás de uma eventual sensação de dor atrelada a essa cirurgia.
Algumas pessoas sofrem de hipersensibilidade dentária e qualquer tipo de procedimento pode acabar gerando esse desconforto. Inclusive, isso explica porque alguns costumam relatar mais problemas com a dor de dentes no geral, do que outras pessoas.
O que acontece é que a região recebe estímulos nervosos durante o processo cirúrgico, mas nem todos os organismos funcionam da mesma forma — há quem seja mais sensível e perceba com mais intensidade qualquer tipo de desconforto.
Porém, você não precisa se preocupar em descobrir se é sensível ou não apenas quando chegar o momento. Um bom profissional não irá fazer o implante sem antes usar alguns medicamentos que ajudam a anestesiar a região, podendo inclusive indicar medicamentos pré-operatórios.
O anestésico vai evitar que você tenha que passar por essa situação desconfortável, inclusive garantindo que o procedimento seja realizado com mais cuidado e precisão.
Tenha em mente que esse é um procedimento cirúrgico , então é necessário seguir a medicação recomendada pelo seu dentista — com analgésicos, antiinflamatórios e outros fármacos — para que a recuperação pós-operatória seja a mais tranquila e menos dolorosa possível.
Então, se você ainda tem receios porque acha que o implante dentário dói, não precisa se preocupar com isso!
Nós já esclarecemos se o implante dentário dói, mas que tal aproveitar e desvendar mais alguns mitos em relação a esse tipo de procedimento? Assim, você esclarece algumas dúvidas e se sente mais confortável para realizá-lo.
Veja só o que é verdade ou mentira sobre o implante dentário!
Verdade! A ideia do procedimento do implante dentário é justamente substituir algum dente que o paciente perdeu. Para que isso aconteça, foi criado uma espécie de parafuso feito de titânio para que seja possível penetrar na estrutura óssea da maxila ou da mandíbula.
Ele será “rosqueado” até se fixar ao osso. Assim, o implante ficará bem instalado e você não correrá risco de perdê-lo tão facilmente.
Depende. Como já mencionado, o profissional irá prescrever alguns medicamentos para auxiliar no processo de cicatrização, além do uso de uma bolsinha de gelo e cuidados com a alimentação para ajudar a diminuir ou evitar o inchaço. Nesse período, a pessoa também irá começar a se acostumar a ter esse implante.
Portanto, cabe ao paciente seguir as recomendações do dentista de forma correta e procurá-lo em caso de qualquer complicação. Se todas as orientações forem seguidas, o procedimento do implante dentário é mais tranquilo.
Mito. Não pense que só porque o implante é um dente artificial que ele não precisa dos mesmos cuidados, certo? Tenha em mente que ele está alocado dentro da gengiva e junto ao osso, então a falta de cuidados pode causar infecções na região.
Além disso, não há motivos para não fazer a higienização adequada. A escovação e o uso do fio dental devem ser parte do seu dia a dia, de modo que, se você quer ter dentes bonitos, nada muda com os hábitos em relação ao seu implante, ok?
Verdade. Apesar da recomendação de evitar alguns alimentos de difícil mastigação nos primeiros dias após o procedimento cirúrgico, por conta da sensibilidade e para não sobrecarregar a região, uma vez passado o processo de cicatrização, você poderá comer sem nenhum problema.
Inclusive, esse é um dos principais motivos pelos quais as pessoas procuram o implante dentário. Ele ajuda a completar a arcada dentária e tornar a mastigação uma ação muito mais simples, sem causar incômodos.
Mito. O implante dentário foi desenvolvido a partir de um material inerte — ou seja, biologicamente inativo —, que é o caso do titânio. Isso faz com que não exista a possibilidade de rejeição pelo corpo.
Os problemas relacionados a ele que você pode ter estão relacionados a problemas durante a cirurgia ou falta de cuidados no pós-operatório, gerando infecção no local ou excesso de carga na região.
Agora que já sabe se implante dentário dói e esclareceu alguns mitos e verdades sobre o assunto, agende a sua consulta na clínica Ianara Pinho e descubra se esse procedimento é o ideal para você!
AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!
Nossa equipe é de alto nível e composta por especialistas na área, de modo que a qualidade do procedimento é garantida.
Por:
Ianara Pinho em Implantes
A harmonização facial, ou também conhecida como harmonização orofacial, é um procedimento estético recomendado para pessoas que desejam melhorar a…
Um sorriso saudável com certeza é resultado de uma pessoa esforçada e que sempre lembra de escovar os dentes. Isso…
Você já se perguntou o que é aquela massinha no dente que o seu dentista usa no procedimento de restauração?…