Sabe quando a mandíbula de uma pessoa parece ser maior do que o normal? Quando isso acontece, é provável que este indivíduo tenha prognatismo mandibular, uma alteração que, além de prejudicar o desenvolvimento da respiração e fonoaudiológico, também causa uma desarmonização facial.
Continue lendo para saber o que é, suas causas e tratamento!
Prognatismo é o nome dado ao crescimento ou desenvolvimento anormal da estrutura óssea da mandíbula. É caracterizada pelo crescimento em excesso desta região, de modo que a arcada dentária inferior acaba ficando à frente da superior.
Essa malformação é visível, na maior parte das vezes, de modo que prejudica a harmonização facial. Desta forma, faz com que as pessoas que sofrem com esta condição se sintam inseguros em relação à estética e consequentemente, sofram com baixa autoestima
Além disso, também traz alguns problemas de saúde. Esse posicionamento do osso aparece durante a fase da infância ou no início da adolescência . Sendo esta, também, a etapa em que o indivíduo está formando outras habilidades, a proeminência da mandíbula também afeta nesse desenvolvimento.
É a principal causa da mordida cruzada e também acarreta em problemas no sistema respiratório e fonoaudiológico — ou seja, na pronúncia de palavras. A mastigação também é prejudicada e, inclusive, é possível que a pessoa sofra com dores de cabeça por conta disso.
A principal causa do prognatismo é a hereditariedade. Portanto, uma criança com familiares que possuam esta condição estão suscetíveis a desenvolvê-la, também, por conta da genética. Porém, na primeira infância, o uso em excesso de chupeta e mamadeira, além de chupar o dedo, podem ocasionar alteração do posicionamento da mandíbula.
Existem três principais possibilidades de tratamento para resolver este problema. São eles:
– pistas diretas planas: usado geralmente em crianças na primeira dentição, possui resinas que orientam o movimento da mandíbula e ajudam a corrigir o erro;
– aparelhos ortodônticos e ortopédicos: são capazes de recuperar o formato normal ou amenizar a discrepância óssea, quando essa não é tão pronunciada, funciona melhor em crianças e adolescentes;
– cirurgia: já na fase adulta, a estrutura óssea já se formou e é preciso recorrer a uma intervenção cirúrgica para resolver a situação. Neste tipo de tratamento, também há o apoio de aparelhos ortodônticos para realinhar os dentes.
O ideal é que o diagnóstico seja feito ainda na infância para que não seja necessário, ou melhor, para que se possa evitar um procedimento mais invasivo.
Agora que já sabe o que é prognatismo, continue lendo o blog da Clínica Ianara Pinho para saber mais sobre odontologia. E caso você ou algum parente/amigo próximo sofra com esse problema, agende uma avaliação e tire todas as dúvidas sobre as possibilidades de tratamento que recuperam a sua saúde e a sua autoestima.
AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!
Por:
Ianara Pinho em Blog
Quase todos têm medo dessa doença e sabem o quão perigosa ela é. Na verdade ela é o pesadelo número…
Entender as formas de como fortalecer dentes moles é um ponto bastante importante, ainda mais se a sua arcada dentária…
Uma dúvida muito comum entre as pessoas que usam aparelho é sobre como acelerar o tratamento ortodôntico. Afinal, elas querem…