Sabe quando a mandíbula de uma pessoa parece ser maior do que o normal? Quando isso acontece, é provável que este indivíduo tenha prognatismo mandibular, uma alteração  que, além de prejudicar o  desenvolvimento da respiração e fonoaudiológico, também causa uma desarmonização facial.

Continue lendo para saber o que é, suas causas e tratamento!

O que é prognatismo?

Prognatismo é o nome dado ao crescimento ou desenvolvimento anormal da estrutura óssea da mandíbula. É caracterizada pelo crescimento em excesso desta região, de modo que a arcada dentária inferior acaba ficando à frente da superior.

Essa malformação é visível, na maior parte das vezes, de modo que prejudica a harmonização facial. Desta forma, faz com que as pessoas que sofrem com esta condição se sintam inseguros em relação à estética e consequentemente, sofram com baixa autoestima

Além disso, também traz alguns problemas de saúde. Esse posicionamento do osso aparece durante a fase da infância ou no início da adolescência . Sendo esta, também, a etapa em que o indivíduo está formando outras habilidades, a proeminência da mandíbula também afeta nesse desenvolvimento.

É a principal causa da mordida cruzada e também acarreta em problemas no sistema respiratório e fonoaudiológico — ou seja, na pronúncia de palavras. A mastigação também é prejudicada e, inclusive, é possível que a pessoa sofra com dores de cabeça por conta disso.

A principal causa do prognatismo é a hereditariedade. Portanto, uma criança com familiares que possuam esta condição estão suscetíveis a desenvolvê-la, também, por conta da genética. Porém,  na primeira infância, o uso em excesso de chupeta e mamadeira, além de chupar o dedo, podem ocasionar alteração do posicionamento da mandíbula.

Como fazer o tratamento para prognatismo mandibular?

Existem três principais possibilidades de tratamento para resolver este problema. São eles:

– pistas diretas planas: usado geralmente em crianças na primeira dentição, possui resinas que orientam o movimento da mandíbula e ajudam a corrigir o erro;

– aparelhos ortodônticos e ortopédicos:  são capazes de recuperar o formato normal ou amenizar a discrepância óssea, quando essa não é tão pronunciada, funciona melhor em crianças e adolescentes;

– cirurgia: já na fase adulta, a estrutura óssea já se formou e é preciso recorrer a uma intervenção cirúrgica para resolver a situação. Neste tipo de tratamento, também há o apoio de aparelhos ortodônticos para realinhar os dentes.

O ideal é que o diagnóstico seja feito ainda na infância para que não seja necessário, ou melhor, para que se possa evitar um procedimento mais invasivo. 

Agora que já sabe o que é prognatismo, continue lendo o blog da Clínica Ianara Pinho para saber mais sobre odontologia. E caso você ou algum parente/amigo próximo sofra com esse problema, agende uma avaliação e tire todas as dúvidas sobre as possibilidades de tratamento que recuperam a sua saúde e a sua autoestima. 


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais