O surgimento de lesões de cáries nos dentes pode ser um grande transtorno a ponto de exigir uma restauração. Mas, você sabe quanto custa uma obturação? Por ser um processo que busca a recuperação do dente, algumas informações precisam ser entendidas antes de realizar esse procedimento.
Além disso, realizar esse procedimento em uma clínica odontológica especializada e com profissionais que são referência no ramo odontológico, como os que se encontram na clínica Ianara Pinho, deve ser a sua prioridade!
Neste artigo, você verá:
– como acontece a restauração dentária;
– quais os tipos de restaurações existem;
– quando fazer uma obturação/restauração nos dentes;
– quanto custa uma restauração dentária.
Antes de falar sobre quanto custa uma obturação, é preciso entender como acontece esse procedimento e como identificar a necessidade de realizá-lo.
Quando um ou mais dentes são atingidos por lesões de cáries, isso afeta não apenas a aparência do sorriso, mas também a saúde bucal do paciente. A restauração dentária entra como uma solução para restaurar as funções e a forma normal dos dentes.
O dentista faz a remoção da parte deteriorada do dente, faz a limpeza da região atingida e preenche aquela cavidade que foi limpa com os materiais de restauração. Esse material, de maneira geral, é utilizado para preencher as cavidades de cárie podendo ser feito de porcelana, resina, ouro ou um outro material restaurador.
Saiba Mais:
Veja como funciona o tratamento de resina ou porcelana
Ao fechar e selar essa cavidade, o dentista está prevenindo o paciente de ter novos problemas de deterioração no mesmo dente, porque essa cobertura nova ocupa os espaços que poderiam acumular placa ou biofilme bacteriano.
Após a avaliação de um dentista e a identificação da necessidade de fazer o procedimento, é comum que ele siga em cinco passos. São eles:
passo 1: a aplicação de anestesia local, podendo ser dispensável em alguns casos;
passo 2: a limpeza e remoção do tecido cariado ;
passo 3: prepara-se a cavidade com uma camada de adesivação para que a restauração fique bem aderida ;
passo 4: aplica-se o material escolhido para a restauração;
passo 5: remove-se o excesso de material e verifica-se a oclusão da arcada dentária para que você não fique com problemas na mastigação e na articulação, além de sensibilidade dentária.
Mencionamos anteriormente que há diversos materiais para se realizar a restauração dentária e evitar o acúmulo de placa bacteriana . Para entender quais os tipos de restauração que existem, confira as especificações abaixo:
A opção que apresenta uma boa apresentação estética e alta resistência é a restauração de porcelana. Conhecida como incrustações ou facetas, são feitas sob medida em um laboratório de prótese.
Geralmente, possuem a mesma coloração dos dentes, são resistentes a manchas, tem maior durabilidade, não perdem o brilho e tem poucas chances de ser infiltrada por novas cáries.
A mais usada por dentistas, a restauração em resina possui coloração muito semelhante ao dente , dando uma aparência mais natural ao elemento que receberá o procedimento.
É um material que apresenta bastante resistência e que sela bem as paredes dentárias, dificultando o aparecimento de novas lesões de cáries.
Atualmente praticamente não são mais usadas. Apesar de bem resistentes, a restauração de amálgama apresenta uma coloração mais escura, por conta do material. Elas ficam mais aparentes do que a restauração feita com resina ou porcelana.
Alguns dentistas não indicam para dentes mais aparentes justamente por serem mais visíveis.
Veja Também:
Quais as diferenças entre facetas e lente de contato dental
O momento certo de se fazer uma obturação no dente é quando o dentista especialista identifica uma cavidade na estrutura dentária por conta de uma cárie ou por consequência de algum outro tipo de tratamento ou traumatismos dentários, como pancadas, quedas, acidentes, etc.
Porém, as obturações só serão possíveis se as condições permitirem, por exemplo, se o dente não estiver totalmente comprometido, já que a restauração dentária precisa de uma parte dele para recuperar a sua forma e funcionalidade.
Existem casos em que a destruição da coroa é tão extensa que, para corrigir os defeitos, é necessário fazer a confecção de coroas fixas, por exemplo, para deixar os dentes mais bonitos.
Para saber quanto custa uma obturação é necessário ter em mente que esse valor pode variar de acordo com cada região, especialidade do profissional que vai realizar o procedimento, o material a ser utilizado, etc.
Contudo, a gravidade dos casos pode fazer com que o valor possa ser mais alto, em razão da complexidade.
Além disso, a especialidade de cada dentista também pode variar de preço. Tudo depende da avaliação que o profissional fizer e se for identificada a necessidade de realizar mais de um procedimento, isso também influenciará no investimento.
A partir disso, se o dentista identificar que seu dente precisará ser tratado e com isso colocar a obturação (ou restauração), você já estará ciente sobre o procedimento.
Em Brasília, nesse procedimento quando feito por profissionais altamente capacitados, como os da clínica Ianara Pinho, o valor é só um detalhe. Com um consultório All In One, o seu tratamento odontológico é feito em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Saúde
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
O tratamento ortodôntico pode ser iniciado muito cedo na vida de uma pessoa. Não é rara a indicação de aparelho…
Durante a gestação, especialmente para as mamães de primeira viagem, surgem muitas dúvidas sobre o que pode ou não fazer…
O tratamento de cáries – problema causado por bactérias na polpa do dente – é feito, geralmente, com uma restauração…