Sentir dor de dente é muito incômodo. E, se você sente que ela vem lá do fundo da sua boca, provavelmente pode se tratar de  de siso inflamado. Nesse caso, é essencial buscar a ajuda de um profissional, já que pode causar sérios problemas para a sua saúde bucal.

Entenda o porquê disso ocorrer, as principais consequências e os tratamentos recomendados para resolver essa condição. 

O que causa o siso inflamado?

Em geral, esse problema começa por conta da pericoronarite. Ou seja, trata-se da inflamação de um dente que está parcialmente coberto pela gengiva. Devido a essa característica, em adultos e adolescentes costuma acontecer apenas nos terceiros molares.

Essa situação de irrompimento, naturalmente, deixa a região sensível. Porém, o quadro é agravado pela dificuldade de higienização. Por ficar muito no fundo da boca, muitas pessoas negligenciam a limpeza, causando o siso inflamado.

Quais os sintomas da inflamação?

A princípio, pode ser mais difícil perceber, porque o incômodo não é tão grande e pode parecer algo momentâneo. Porém, ao não buscar um tratamento, as demais consequências começam a chegar.

Alguns dos sintomas mais comuns são a dor, o inchaço, a vermelhidão e a dificuldade de mastigar e abrir e fechar  a boca. Este último acontece quando a gengiva está tão inflamada que se torna complicado movimentar a maxila de forma normal.

Em consequência disso, a pessoa poderá sentir um gosto diferente na boca e, ainda, ter mau hálito. Caso passe muito tempo, os dentes têm chances de sofrer com a ação das cáries e até infecções mais sérias.

Quais os tratamentos disponíveis?

Percebeu que tem o siso inflamado ou incomodando de alguma maneira? A primeira coisa a ser feita é buscar a orientação de um dentista. O profissional irá avaliar a situação e decidir qual o melhor tratamento para resolver a situação.

Inclusive, a consulta deve acontecer mesmo que o inchaço e a dor passem. Se os sintomas surgiram é porque há algo errado, de modo que, se não tratar os dentes, o incômodo poderá voltar em breve — e, possivelmente, de forma agravada.

Em alguns casos, somente o uso de medicamentos orientados pelo dentista pode resolver a situação. Porém, em situações mais graves, é necessário fazer uma higienização intensiva, restauração ou mesmo a extração dos terceiros molares.

Você está com o siso inflamado e mora em Brasília ou Águas Claras, no Distrito Federal? Entre em contato com a Clínica Ianara Pinho e agende uma consulta para fazer o tratamento adequado!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais