A qualidade do sono desempenha um papel vital em nossa saúde e a apneia do sono é uma condição que pode impactar significativamente a forma como descansamos durante a noite.
Caso você ou alguém que conheça esteja enfrentando problemas com o sono, é fundamental entender o que é a apneia do sono, seus sintomas, causas e principais opções de tratamento.
Interessou-se pelo tema? Continue a leitura e entenda o que é a apneia do sono, quais as causas e como a odontologia atua no tratamento.
Entenda mais sobre:
A apneia do sono é um distúrbio do sono caracterizado por pausas na respiração durante o sono. Essas interrupções, chamadas de apneias, podem ocorrer repetidamente ao longo da noite, resultando em uma qualidade de sono comprometida.
Geralmente, pessoas com esse distúrbio podem ter episódios de ronco durante a noite e/ou sonolência excessiva durante o dia, o que provoca problemas no bem-estar do paciente.
Existem dois tipos principais de apneia do sono: apneia obstrutiva do sono (AOS) e apneia central do sono (ACS).
Além desses, há também a apneia complexa/mista, que é uma combinação de características da apneia obstrutiva e da apneia central.
Logo abaixo, você vai entender melhor quais as características de cada tipo:
A apneia obstrutiva do sono é a forma mais comum de apneia e ocorre quando os músculos da garganta relaxam excessivamente durante o sono, bloqueando parcial ou totalmente as vias respiratórias.
As causas incluem fatores como o excesso de peso, a presença de tecido adiposo na região da garganta, amígdalas ou adenóides aumentadas, ou até mesmo pela forma e posição da mandíbula e do pescoço.
Na apneia central do sono, o problema está relacionado a uma falha na comunicação entre o cérebro e os músculos responsáveis pela respiração.
Nesse caso, a apneia pode ser resultado de instabilidade no controle respiratório do cérebro, muitas vezes, associada a condições como insuficiência cardíaca, derrames ou outros problemas neurológicos.
Como o nome sugere, a apneia mista é uma combinação de características da apneia obstrutiva e da apneia central do sono.
Em geral, os pacientes com apneia mista podem apresentar sintomas tanto da obstrução das vias aéreas quanto da falha na comunicação entre o cérebro e os músculos respiratórios.
A apneia do sono pode apresentar diversos sintomas e a intensidade costuma variar de acordo com cada caso. Além disso, a apneia do sono pode ser uma condição subdiagnosticada, pois muitas pessoas podem não estar cientes de que têm sintomas, especialmente, se estiverem dormindo sozinhas.
Alguns dos sintomas mais comuns incluem:
Se você percebe que está com algum desses sintomas, é crucial consultar um especialista que possa avaliar o seu caso, realizar os exames necessários e indicar as melhores opções de tratamento para você.
A apneia do sono é um distúrbio sério que pode afetar significativamente a qualidade de vida do paciente. Por isso, diagnosticar a apneia do sono é crucial para iniciar o tratamento adequado e melhorar a saúde geral de quem sofre com o distúrbio.
Geralmente, o diagnóstico segue os seguintes passos:
O processo de diagnóstico geralmente começa com uma revisão detalhada do histórico médico do paciente. Desse modo, o especialista fará perguntas sobre sintomas, padrões de sono, histórico familiar, estilo de vida e condições médicas preexistentes.
Um exame físico pode ser conduzido para identificar sinais físicos associados à apneia do sono. Isso pode incluir a avaliação da garganta, boca, nariz e pescoço para identificar possíveis obstruções nas vias aéreas.
Em alguns casos, pode se recomendar um estudo do sono em casa usando dispositivos portáteis de monitoramento. Isso permite que o paciente durma em sua própria cama enquanto registra parâmetros como padrões de respiração, movimentos corporais e níveis de oxigênio.
Para casos mais complexos, pode ser necessária uma polissonografia noturna em um laboratório do sono. Trata-se de um exame que monitora vários parâmetros, incluindo atividade cerebral, movimentos oculares, frequência cardíaca, esforço respiratório e oxigenação sanguínea.
Em alguns casos, para distinguir entre apneia obstrutiva e central do sono, o monitoramento contínuo do dióxido de carbono (CO2) pode ser usado, sendo necessário especialmente em casos mais complexos.
O tratamento da apneia do sono pode variar com base na gravidade da condição, no tipo de apneia (obstrutiva, central ou mista) e nas necessidades específicas de cada paciente. Aqui estão alguns dos tratamentos comuns para a apneia do sono:
Para pessoas com obesidade, por exemplo, a perda de peso pode reduzir ou eliminar os sintomas da apneia do sono, especialmente em casos de apneia obstrutiva. Além disso, evitar o consumo de álcool e sedativos, especialmente, próximos ao horário do sono podem ser fatores que aliviam os sintomas.
Outra prática que pode ajudar no combate à apneia do sono é dormir de lado, isso porque, essa posição pode ajudar a evitar a obstrução das vias aéreas em alguns casos.
Um CPAP é um dispositivo comumente usado no tratamento da apneia do sono que fornece uma pressão positiva constante nas vias aéreas, evitando a obstrução e mantendo as vias aéreas abertas.
Similar ao CPAP, o BiPAP ajusta a pressão durante a respiração, fornecendo uma pressão mais alta durante a inspiração e uma pressão mais baixa durante a expiração.
Tratam-se de dispositivos orais personalizados, como placas mandibulares, que podem ser projetados para ajudar a manter as vias aéreas abertas, especialmente, em casos de apneia do sono leve a moderada.
Este tratamento envolve a implantação de um dispositivo que estimula o nervo hipoglosso, ajudando a manter as vias aéreas abertas.
A odontologia do sono desempenha um papel significativo no tratamento da apneia do sono, especialmente, quando a condição está relacionada à obstrução das vias aéreas superiores.
Na Clínica Ianara Pinho você encontra profissionais capacitados, além de equipamentos de última tecnologia para proporcionar a melhor experiência possível ao longo do seu tratamento.
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Uncategorized
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
O rosto é a primeira parte do nosso corpo que é apresentada ao mundo e, por isso, é comum que…
Se você busca por uma clínica odontológica, em Brasília — Distrito Federal, que seja de confiança e que possua qualidade…
A busca pelo sorriso perfeito tem sido cada vez mais frequente e saber como é o tratamento dentário de resina…