Agende sua consulta

Contato (61) 3246-8837
(61) 99305-9389
Segunda à Sexta 8h às 22h
Sábados 08h às 14h

Publicado em: 6 de janeiro de 2026
le=”font-weight: 400;”>A escova de dente elétrica está cada vez mais presente na rotina de quem quer deixar a escovação mais fácil e eficiente. Diferente das escovas manuais, elas fazem o trabalho sozinhas, com movimentos automáticos, como rotações e vibrações, que ajudam a tirar melhor a placa dos dentes, sem precisar fazer força.
Mas ainda surgem muitas dúvidas sobre elas. Tem gente que acha que é só um “luxo”, outras pessoas acreditam que ela faz tudo sozinha. E, no meio disso tudo, surgem vários mitos que acabam atrapalhando quem quer cuidar melhor dos dentes.
É por isso que, durante este artigo, você entende de forma simples o que realmente muda quando você usa uma escova elétrica, quais são os benefícios e como escolher a sua sem erro. Boa leitura!
Saiba mais sobre as seguintes pautas:

A escova de dente elétrica é um dispositivo que possui um motor interno responsável por movimentar as cerdas automaticamente, seja por meio de oscilações, rotações ou vibrações. Esses movimentos ajudam a remover a placa bacteriana de forma mais constante e completa, sem que você precise fazer tanta força.
Na escova manual, como você bem sabe, somos nós que controlamos todos os movimentos. Enquanto na elétrica, essa parte é automatizada, o que padroniza a limpeza e facilita bastante esse processo para quem tem dificuldade motora, crianças, idosos ou pessoas com limitações de coordenação, por exemplo.
De modo geral, existem 3 diferentes tecnologias de escovas elétricas e cada uma tem as suas particularidades:
Na escova elétrica oscilante-rotativa, as cerdas giram em pequenos círculos e podem fazer movimentos de vai e vem. Por isso, esse tipo é ótimo para remover placa bacteriana de forma uniforme, mesmo em áreas de difícil acesso, como atrás dos dentes.
Já a escova elétrica sônica vibra em alta frequência, gerando microbolhas de água e saliva que ajudam a desprender a placa. Essa vibração também atinge pequenas áreas entre os dentes e a gengiva, promovendo uma sensação de limpeza profunda.
Por fim, a escova elétrica ultrassônica trabalha com vibrações ainda mais rápidas, em níveis que normalmente não são percebidos pelo usuário. Logo, é indicada para quem busca máxima eficiência na remoção de placa e cuidados extras com a gengiva, embora a diferença na eficácia geral em comparação às outras seja pequena, segundo especialistas.
Quando falamos em escovas de dente elétricas, muita gente pensa que as vantagens se resumem apenas à praticidade. Mas a verdade é que esses aparelhos trazem vantagens reais para a sua saúde bucal, que vão além de deixar a rotina mais fácil.
Dentre os principais benefícios da escova elétrica estão:
Quando o assunto é escova elétrica, surgem muitas opiniões e, claro, nem sempre elas são as mais confiáveis. Por isso, muita gente ainda fica em dúvida sobre o que é mito e o que realmente funciona.
Logo abaixo, esclarecemos alguns pontos sobre o assunto:
Verdade parcial. Estudos mostram que as escovas elétricas podem remover mais placa bacteriana do que as escovas manuais, principalmente, para quem tem dificuldade de fazer os movimentos corretos ou limitações motoras. Mas, se a escovação manual for bem feita, a diferença pode ser pequena.
Mito. Hoje existem modelos para todos os bolsos. E, considerando a durabilidade e a eficiência da escova elétrica, o investimento costuma compensar.
Verdade. A maioria das pessoas pode usar sem problemas, mas se você tiver sensibilidade dentária, gengivas inflamadas ou qualquer condição do gênero, vale conversar com o seu dentista antes de escolher o modelo.
Mito. Quando usadas corretamente, as escovas elétricas são seguras. Até porque, muitos modelos têm sensores de pressão que avisam se você está escovando com força demais, evitando lesões.
Mito. A bateria da maioria das escovas elétricas dura semanas, dependendo do modelo e da frequência de uso, então você não precisa se preocupar em ficar recarregando constantemente.
A escolha de uma escova elétrica deve considerar necessidades individuais e hábitos de higiene bucal de cada paciente. No entanto, fatores como sensibilidade dental, uso de aparelho ortodôntico, limitação motora ou interesse em funções avançadas são pontos que, sem dúvidas, influenciam na decisão.
E, claro, vale ressaltar que, mesmo com todos os benefícios, a escova elétrica não substitui consultas e limpezas profissionais. Se você quer descobrir qual modelo combina melhor com você, aprender a usar da forma certa e tirar todas as suas dúvidas sobre a rotina de cuidados com os dentes, agende uma consulta conosco.
TRANSFORME A SUA SAÚDE BUCAL HOJE MESMO
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989

Por:
Ianara Pinho em Blog
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Dores intensas na face e som de clique ou estalos quando abrimos e fechamos a boca são sintomas que, isolados…

A perda óssea dentária é um problema que afeta as estruturas ósseas bucais e pode ter graves consequências para a…

A anquiloglossia – popularmente conhecida como língua presa – é uma condição em que o frênulo lingual, estrutura abaixo da…