Publicado em: 26 de novembro de 2024 | Atualizado em: 6 de janeiro de 2025
Você já reparou ou conheceu alguém que do nada percebeu manchinhas diferentes na língua, como se fosse um mapa?
Essa condição pode parecer curiosa (ou até mesmo, meio assustadora no início), mas possui nome: língua geográfica.
Apesar de parecer incomum, muitos pacientes nunca percebem que têm, enquanto outros, notam apenas um leve desconforto em situações específicas, como ao comer algo picante ou ácido.
Ao longo deste artigo, você encontra informações valiosas sobre o que é a língua geográfica, quais são as principais causas para esse problema, como identificar essa condição, tratamentos e muito mais. Continue lendo!
Saiba mais sobre as seguintes temáticas:
A língua geográfica consiste em uma condição em que a língua do paciente apresenta coloração avermelhada, áreas lisas e bordas esbranquiçadas.
Essas manchas tendem a variar de tamanho, formato e posição ao longo do tempo, trazendo a impressão de que há um mapa sendo desenhado na língua – é daí que vem o termo “geográfica”.
Geralmente, esse aspecto desenhado aparece por conta de papilas gustativas que somem temporariamente, fazendo com que algumas pessoas sintam sensibilidade ou ardência ao consumir alimentos mais ácidos, picantes ou muito quentes.
Apesar da aparência diferente, a língua geográfica não é contagiosa e também não costuma representar nenhum risco à saúde do paciente, podendo ser identificada apenas durante um exame de rotina.
Os sintomas da língua geográfica são muitos e podem variar de acordo com cada caso. A seguir, você entende um pouco mais sobre as especificações de cada sintoma da língua geográfica.
O principal sintoma da língua geográfica é o surgimento de manchas na superfície da língua, as quais, geralmente, são avermelhadas e possuem bordas esbranquiçadas e/ou irregulares. ‘
Essas manchas podem aparecer em diferentes partes da língua, mudar de lugar com o tempo e, inclusive, variar de formato – é esse movimento que dá origem ao nome alternativo de “glossite migratória benigna”.
Outro sintoma comum é a sensação de ardência, sensibilidade ou desconforto que alguns pacientes relatam ter, principalmente, ao consumir certos alimentos.
Nesse contexto, comidas ácidas, apimentadas, muito quentes ou até temperos fortes podem agravar essa sensibilidade, uma vez que a língua fica mais sensível e exposta.
Ainda que seja uma condição que não significa graves riscos para a saúde, é natural que alguns pacientes tenham dúvidas sobre o surgimento da língua geográfica.
A causa da língua geográfica ainda não é conhecida exatamente, mas pode estar relacionada a fatores hereditários, outras doenças físicas e, até mesmo, questões emocionais, como o estresse.
Caso você possua familiares que já apresentaram a língua geográfica em algum momento da vida, existe uma maior chance de que ela apareça em você também – mas, é claro, isso costuma ser agravado com outros fatores externos, como alimentação e estresse.
Como você já deve estar ciente, a saúde da língua está diretamente relacionada com o estado de saúde geral do paciente – logo, se o resto do corpo não vai bem é provável que isso influencie também no surgimento de problemas odontológicos.
Nesse contexto, algumas carências nutricionais, como deficiências de vitaminas do complexo B e de outros nutrientes podem desencadear condições que afetam a saúde bucal do paciente, incluindo a Língua Geográfica.
Isso acontece porque, quando o seu organismo não recebe os nutrientes que você precisa, a sua língua pode se tornar mais sensível, contribuindo para o surgimento dos sintomas da condição, como as manchas avermelhadas e esbranquiçadas.
Embora muitos pacientes não levem a sério, não é de hoje que os fatores emocionais, como estresse e ansiedade, também estão associados a problemas na saúde bucal, como a Língua Geográfica.
Ademais, devido à liberação de hormônios que podem impactar o sistema imunológico e desencadear reações inflamatórias, o estresse e a ansiedade podem agravar o quadro do paciente acometido pela condição.
Dessa forma, praticar ações que contribuem para a diminuição do estresse na rotina, como atividades físicas, técnicas de respiração ou até mesmo buscar apoio psicológico, podem contribuir significativamente para a redução do impacto desses fatores na saúde bucal.
O diagnóstico da língua geográfica não costuma ser nada muito complexo e pode ser realizado durante uma consulta de rotina com o dentista.
É nesse momento que o profissional irá examinar a língua e avaliar a presença das tais manchas que caracterizam a condição – ou seja, áreas avermelhadas com bordas esbranquiçadas, as quais tendem a mudar de lugar ao longo do tempo.
Geralmente, não há a necessidade de outros exames, no entanto, em situações mais complexas, pode-se solicitar avaliações complementares para descartar outras condições que possuem sintomas parecidos.
Por ter uma aparência curiosa, é comum que muitos pacientes tenham dúvidas sobre a língua geográfica. Em seguida, saiba quais são as perguntas mais frequentes e as suas explicações:
Não, a língua geográfica não pode ser transmitida de pessoa para pessoa.
O ideal é evitar alimentos picantes, comidas mais ácidas, bebidas muito quentes, além de produtos industrializados e/ou com excesso de sal.
Depende de cada caso. Em alguns pacientes, as manchas podem sumir em alguns dias ou semanas, enquanto em outros podem persistir por mais tempo
Na maior parte dos casos, a língua geográfica é um problema inofensivo e sem relação com outras condições.
Por outro lado, caso os sintomas persistam e/ou estejam acompanhados de outras reações, o ideal é buscar um profissional assim que possível.
Veja Também:
Lingua Fissurada: Tudo o que você precisa saber
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Saúde
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
Gengivite e periodontite são dois problemas que acontecem principalmente quando não realizamos devidamente a higiene bucal. Porém, também podem ser…
Você mora em Brasília e está buscando dentista na Asa Sul? A clínica Ianara Pinho é uma opção de consultório…
O surgimento de lesões de cáries nos dentes pode ser um grande transtorno a ponto de exigir uma restauração. Mas,…
Notificações