Dos 210 milhões brasileiros, 37,7 milhões são pessoas idosas, ou seja, que têm 60 anos ou mais. Os dados são de uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Diante disso, é comum que várias dúvidas surjam e que aconteça a criação de áreas específicas para o atendimento deste público, como é o caso da odontogeriatria. 

A odontogeriatria é a área dentro da odontologia que cuida da saúde bucal de pessoas idosas. Esse cuidado, assim como em qualquer momento da vida, é muito importante para garantir saúde, mesmo com o passar dos anos e o envelhecimento.

Neste artigo, você verá:

– o que é odontogeriatria;

– por que a odontogeriatria é importante;

– quais os cuidados e recomendações para saúde bucal na terceira idade.

O que é odontogeriatria?

Com cada etapa da vida, a saúde bucal sofre algumas alterações e necessita de cuidados especiais, isso é um fato. O acompanhamento de um dentista é algo muito importante, principalmente na terceira idade, e quem cuida da saúde bucal do idoso é o especialista em odontogeriatria.

Esse profissional estuda os fenômenos bucais decorrentes do envelhecimento, porém, não limitado apenas aos dentes, mas sim, de toda a estrutura bucal do idoso.

A qualificação e especificação em odontogeriatria fornece ao dentista conhecimentos: 

– do setor da geriatria – estudo do envelhecimento em seu âmbito patológico;z

– a gerontologia – conhecimento do processo do envelhecimento em dimensões biológicas, psicológicas e sociais – , além do desenvolvimento das práticas de ensino adequadas de saúde bucal.

Segundo o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP), o ramo concentra-se em:

  1. promoção da saúde;
  2. diagnóstico;
  3. prevenção;
  4. tratamento de enfermidades bucais;
  5. tratamento do sistema estomatognático do idoso.

Por que a odontogeriatria é importante?

Sabendo que a odontogeriatria cuida da sua saúde bucal dos idosos, o que faz essa área tão importante? 

Um profissional dentista pode tratar da saúde bucal de um idoso de forma assertiva, porém, o odontogeriatra tem um conhecimento muito mais aprofundado sobre o organismo e problemas que as pessoas enfrentam nessa idade.

Assim, esse especialista tem maior propriedade sobre as doenças sistêmicas e consegue dar um diagnóstico mais preciso sobre os problemas que se está enfrentando.

Os problemas de saúde bucal podem afetar o restante do corpo em qualquer caso, porém, com o sistema imunológico mais frágil, como é o caso da terceira idade, esses problemas podem se tornar mais graves.

Outro ponto que merece bastante atenção é que os idosos são mais propensos a desenvolverem doenças bucais, como gengivite e periodontite. A periodontite é a mais grave dessas patologias e, quando não tratada, pode causar problemas cardíacos.

Quais os cuidados e recomendações para saúde bucal na terceira idade?

Com o passar dos anos, é comum que pessoas idosas deem menor importância para o visual e aparência. No entanto, a parcela de pessoas que se preocupa é bastante significativa também e estão sempre atentas aos cuidados necessários para se ter saúde bucal na terceira idade.

Uma das características mais marcantes em uma pessoa é o seu sorriso. Mantê-lo bem cuidado é importante tanto para auto estima, quanto para a saúde do resto do corpo.

Algumas das principais recomendações que são necessárias seguir, são:

Atenção à escovação

A sua higiene bucal é o principal ponto para ter cuidado, assim como a sua escovação dos dentes. Logo, é preciso dar atenção especial aos objetos que você utiliza para realizá-la. 

Com o passar dos anos, a gengiva fica mais sensível e isso ocorre porque ela é deslocada para cima, fazendo com que a raiz dos dentes tenha menos proteção. Por isso, a escolha de uma escova de dente macia se torna cada vez mais necessária. 

É importante atentar-se à sua escova de dente para que ela não seja um agravante à estrutura dos seus dentes.

Tenha cuidado extra com as suas próteses

É bem comum que pessoas mais velhas usem próteses, inclusive parciais, e é preciso ter um cuidado especial quanto à sua estrutura para evitar incidências de riscos e bactérias. Isso porque as próteses acumulam resíduos alimentares com muita facilidade e, se não forem limpas adequadamente, vão contribuir para a proliferação.

O enxágue da prótese para evitar que restos alimentares permaneçam na cavidade oral deve ser feita com frequência logo após as refeições. 

Beba bastante água

A hidratação é essencial para a terceira idade uma vez que, com o passar dos anos, nós produzimos menos saliva – devido ao uso de medicamentos para controle de doenças sistêmicas como diabetes e hipertensão.

Para evitar lesões nas gengivas, é importante manter um nível bacana de hidratação, sempre lembrando-se de tomar água e não refrigerantes ou sucos.

Visite seu odontogeriatra com frequência!

As visitas periódicas ao dentista são essenciais para a prevenção e tratamento de doenças. Apesar de parecer uma recomendação óbvia, muitas pessoas acham que só por conta da idade avançada não é necessário cuidados com frequência dos seus dentes.

É na terceira idade que nossa saúde bucal requer mais cuidados, pois o sistema imunológico é mais frágil.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir onde encontrar uma clínica completa próximo ao lago sul de Brasília!


Deixe uma resposta

Agendamento

Leia Também!

Saiba Quais São os Tipos de Tratamento Dentário

Saiba Quais São os Tipos de Tratamento Dentário

Você conhece toda a variedade de tipos de tratamento dentário? Veja só quais as suas opções para ter os dentes perfeitos e bonitos!

Conheça 5 aparelhos ortodônticos modernos

Conheça 5 aparelhos ortodônticos modernos

É possível fazer um tratamento ortodôntico mais discreto e confortável, basta optar por aparelhos ortodônticos modernos. Conheça alguns modelos atuais!

Tratamento de Ortodontia em Brasília: Saiba Por Que Você Precisa

Tratamento de Ortodontia em Brasília: Saiba Por Que Você Precisa

O tratamento de ortodontia soluciona não apenas a aparência do sorriso, mas também evita e trata diversos problemas.

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

radiológico

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais