Se você sente incômodo ao ingerir alimentos quentes e/ou gelados, além de lidar com desconforto na escovação dentária ou ao usar o fio dental, então é possível que esteja com sensibilidade nos dentes.
Embora a condição represente um problema comum, sabe-se que muitos pacientes deixam de relatar os sintomas ao dentista por acreditar não ser “nada demais”. Com o tempo, torna-se cada vez mais difícil consumir bebidas geladas, picolés, sorvetes, doces ou até mesmo o café do dia a dia.
Para se livrar deste tormento, a avaliação de um dentista é indispensável. Se não for tratado de forma prévia, o que seria apenas uma sensação chata e momentânea pode tornar-se algo altamente danoso à saúde dos dentes. Acompanhe este artigo e entenda melhor o problema.
A sensibilidade nos dentes é um problema dentário que se desenvolve ao longo do tempo. Normalmente, acomete pessoas entre 20 e 50 anos de idade. Ainda que comum e facilmente identificado pelos sintomas, é importante destacar que só um dentista pode dar o diagnóstico correto da doença e indicar o melhor tratamento.
Isso porque a hipersensibilidade dentária é causada pela perda do esmalte ou do cemento, que são tecidos importantes na proteção da dentina. A dentina é um tecido tubular, resistente e interno que constitui o corpo do dente. Ela é composta de canais microscópicos que a conectam ao centro nervoso dos dentes.
Dessa forma, toda e qualquer interação externa com a dentina provocará a sensação desagradável que você tem sentido ao ingerir alimentos gelados ou quentes. Portanto, a exposição da dentina – que é resultado da perda gradativa do esmalte, do cemento e da retração da gengiva que está próxima à raiz do dente – é o que causa a sensibilidade aumentada.
Assim como a maior parte dos problemas dentários, a principal causa da hipersensibilidade está na má escovação. Normalmente, as pessoas impõem muita força ao escovar e esse procedimento pode ser muito danoso. A força pode causar a perda do esmalte e a retração da gengiva, o que expõe a raiz dos dentes e causa a dor da sensibilidade. Por isso, lembre-se: o segredo dos dentes limpos está na delicadeza e na efetividade do processo.
Outro procedimento muito comum que causa a sensibilidade nos dentes é o clareamento dentário sem orientação de um odontólogo (usando bicarbonato, carvão etc). Isso porque os dentes acabam perdendo esmalte que, como já aprendemos, expõe a dentina e os canais nervosos. Dessa forma, opte sempre por fazer clareamento no consultório ou com moldeira, porém sob orientação do seu dentista, a fim de prevenir este e outros danos para a saúde dos seus dentes.
Pacientes com bruxismo também podem apresentar dentes sensíveis, visto que o hábito de ranger os dentes durante o sono também pode favorecer a perda do esmalte.
Estes artigos podem ser interessantes para você também:
Uma coisa é importante ressaltar: o tratamento para a hipersensibilidade dentária vai além de creme dental. O mercado oferece muitas opções, algumas delas são até eficazes e recomendadas pelos cirurgiões, mas não dispensam o tratamento no consultório. Caberá ao seu dentista indicar o melhor caminho a ser seguido a partir de um diagnóstico correto do seu caso.
Dentre os procedimentos que podem ser indicados no consultório, estão:
Para preservar os cuidados em casa, algumas dicas úteis são:
Mas, lembre-se: procure sempre o seu dentista e relate o seu problema.
Esse é um dilema. Muitas pessoas deixam para procurar um dentista quando o problema já está em um estágio muito evoluído. Como já mencionamos, os tecidos que envolvem a dentina são extremamente importantes para a saúde do dente. E os sintomas são os sinais de que você está perdendo o revestimento de proteção.
Por isso, é importante procurar ajuda de um especialista sempre que os primeiros sintomas aparecerem. Lembre-se: para todo e qualquer problema de saúde, você precisa passar por avaliações médicas e check-ups rotineiros. Na saúde bucal não é diferente. O seu dentista precisa ser consultado pelo menos duas vezes por ano, uma a cada seis meses.
Marque sua consulta!
Se você possui algum sintoma de sensibilidade nos dentes, ou se já está na hora do seu check-up periódico, agende agora uma consulta na Clínica Ianara Pinho. Com um centro de radiologia integrado e atendendo a todos os tratamentos, a clínica está localizada em Águas Claras-DF (além das clínicas na Asa Sul-DF e, em breve, na Asa Norte-DF também). Todos os procedimentos são feitos no mesmo local, sem a necessidades de deslocamentos para exames em outros espaços.
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Saúde
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
A extração dentária é um procedimento odontológico que pode ser necessário por diversas razões como cáries profundas ou até mesmo…
O barulhinho dos equipamentos do consultório odontológico sempre foi um motivo de medo para muitas crianças. A maioria entende a…
Você já parou para pensar quem é que fiscaliza a qualidade dos serviços e clínicas odontológicas? Esse é o CRO,…