Sabe aquela sensação incômoda de “boca travada” que acontece em tarefas simples do dia a dia, como falar e comer? Fique atento(a), esse pode ser um sinal de Trismo.
Trata-se de uma condição odontológica que afeta a musculatura e/ou a articulação da mandíbula e impede que a boca seja aberta normalmente, sem que haja desconfortos. As causas podem ser diversas e quanto mais cedo é identificado, melhor.
Ao longo deste artigo, você saberá tudo o que precisa sobre o Trismo, o que é essa condição, quais os sintomas, como funciona o tratamento e muito mais. Continue lendo!
Aprofunde os seus conhecimentos sobre as seguintes temáticas:
O Trismo é uma condição que consiste na dificuldade em abrir a boca normalmente, devido à limitação dos movimentos da mandíbula.
Esse travamento pode ser temporário ou prolongado e, geralmente, surge por problemas no músculo responsável pela mastigação ou a articulação temporomandibular (ATM).
Embora pareça simples, o Trismo é um problema que afeta e muito a rotina do paciente, afetando a alimentação, a fala ou até mesmo a higiene bucal. Logo, identificar quais são as suas causas é o primeiro passo para eliminar esse desconforto.
Entre as principais causas do Trismo, temos:
Quando o Trismo tem origem em problemas associados à articulação temporomandibular (ATM), costumamos chamar isso de causas intra-articulares.
Nesses casos, o Trismo acontece porque, uma vez que a ATM é a responsável por ligar a mandíbula ao crânio e permitir que a boca faça movimentos, quando há disfunções nessa articulação, os movimentos da mandíbula ficam comprometidos.
Em geral, essas disfunções podem causar danos como o desgaste da articulação, o desalinhamento da mandíbula e certas inflamações.
Já as causas extra-articulares são aquelas que não estão relacionadas com a ATM, mas que ainda assim, afetam os músculos e tecidos ao redor da mandíbula.
Algumas das causas mais comuns desse cenário são:
O Trismo é um efeito colateral comum entre pacientes oncológicos, principalmente, em caso de câncer de cabeça ou pescoço. Isso porque, a exposição elevada vinda da radioterapia pode enrijecer os músculos e tecidos da região, causando desconfortos.
Um fator preocupante nesses casos é que o Trismo pode dificultar a alimentação do paciente, devido às dores ao abrir a boca. Assim, o ideal é que o dentista trabalhe em conjunto com o oncologista do paciente para entender quais são os melhores caminhos para mitigar esse problema e garantir que não haja perdas nutricionais, por exemplo.
Ao contrário do que muitos pacientes acreditam, o Trismo vai além de um simples desconforto ao abrir a boca e pode envolver diversos sintomas que comprometem muitas tarefas do dia a dia.
Sendo assim, saber identificar os principais sinais logo no início é primordial para que você consiga realizar o diagnóstico o mais rápido possível. Logo abaixo, fique por dentro de quais são os sintomas mais comuns do Trismo:
A intensidade dos sintomas pode variar de acordo com cada caso, no entanto, é indubitável que eles afetam significativamente a nossa qualidade de vida.
Identificou um ou mais sintomas? É hora de visitar um dentista da sua confiança e investigar quais são as melhores formas de tratamento para o seu caso.
Um diagnóstico preciso do Trismo permite determinar o que está causando esse problema e, por conseguinte, quais são os melhores tratamentos para combatê-lo.
Esse processo envolve uma análise clínica dos sintomas, uma avaliação da saúde do paciente e, em alguns casos, indica-se ainda a realização de exames complementares.
Nos exames físicos da mandíbula e da cavidade bucal, geralmente, o dentista solicita que o paciente tente abrir a boca ao máximo, a fim de entender qual é o nível de limitação dos movimentos.
Do mesmo modo, verifica-se a presença de dor ao movimentar a mandíbula e/ou estalos na articulação temporomandibular, os quais também são indicativos do Trismo.
Outro ponto importante do diagnóstico é a avaliação do seu histórico médico. Durante essa etapa, o especialista deve realizar perguntas associadas a possíveis fatores que podem ocasionar a condição, como cirurgias recentes, traumas ou tratamentos oncológicos.
O tratamento para o Trismo varia de acordo com o diagnóstico do paciente, levando em consideração fatores como as causas e a gravidade do problema.
Em casos mais leves, por exemplo, algumas alternativas mais simples dão conta de solucionar a questão – enquanto casos mais graves podem exigir intervenções mais sérias, como cirurgias.
Logo em seguida, encontre as principais abordagens de tratamento para o trismo e quando elas são indicadas:
Você está com suspeitas de Trismo? Não perca tempo. Na Clínica Ianara Pinho você terá acesso a um espaço acolhedor e especialistas referência no mercado prontos para te atender da melhor forma.
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Saúde
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
Um sorriso saudável com certeza é resultado de uma pessoa esforçada e que sempre lembra de escovar os dentes. Isso…
Ter um sorriso branquinho e dentes bonitos é o sonho de qualquer pessoa, não é mesmo? Além de ser esteticamente…
A sua gengiva sangra quando você passa o fio dental ou escova os seus dentes? Fique atento(a)! Esse pode ser…