Contato (61) 3246-8837
(61) 99305-9389Segunda à Sexta 8h às 22h
Sábados 08h às 14h
Publicado em: 15 de outubro de 2024 | Atualizado em: 31 de março de 2025
Sabe aquela sensação incômoda de “boca travada” que acontece em tarefas simples do dia a dia, como falar e comer? Fique atento(a), esse pode ser um sinal de Trismo.
Trata-se de uma condição odontológica que afeta a musculatura e/ou a articulação da mandíbula e impede que a boca seja aberta normalmente, sem que haja desconfortos. As causas podem ser diversas e quanto mais cedo é identificado, melhor.
Ao longo deste artigo, você saberá tudo o que precisa sobre o Trismo, o que é essa condição, quais os sintomas, como funciona o tratamento e muito mais. Continue lendo!
Aprofunde os seus conhecimentos sobre as seguintes temáticas:
O Trismo é uma condição que consiste na dificuldade em abrir a boca normalmente, devido à limitação dos movimentos da mandíbula.
Esse travamento pode ser temporário ou prolongado e, geralmente, surge por problemas no músculo responsável pela mastigação ou a articulação temporomandibular (ATM).
Embora pareça simples, o Trismo é um problema que afeta e muito a rotina do paciente, afetando a alimentação, a fala ou até mesmo a higiene bucal. Logo, identificar quais são as suas causas é o primeiro passo para eliminar esse desconforto.
Entre as principais causas do Trismo, temos:
Quando o Trismo tem origem em problemas associados à articulação temporomandibular (ATM), costumamos chamar isso de causas intra-articulares.
Nesses casos, o Trismo acontece porque, uma vez que a ATM é a responsável por ligar a mandíbula ao crânio e permitir que a boca faça movimentos, quando há disfunções nessa articulação, os movimentos da mandíbula ficam comprometidos.
Em geral, essas disfunções podem causar danos como o desgaste da articulação, o desalinhamento da mandíbula e certas inflamações.
Já as causas extra-articulares são aquelas que não estão relacionadas com a ATM, mas que ainda assim, afetam os músculos e tecidos ao redor da mandíbula.
Algumas das causas mais comuns desse cenário são:
O Trismo é um efeito colateral comum entre pacientes oncológicos, principalmente, em caso de câncer de cabeça ou pescoço. Isso porque, a exposição elevada vinda da radioterapia pode enrijecer os músculos e tecidos da região, causando desconfortos.
Um fator preocupante nesses casos é que o Trismo pode dificultar a alimentação do paciente, devido às dores ao abrir a boca. Assim, o ideal é que o dentista trabalhe em conjunto com o oncologista do paciente para entender quais são os melhores caminhos para mitigar esse problema e garantir que não haja perdas nutricionais, por exemplo.
Ao contrário do que muitos pacientes acreditam, o Trismo vai além de um simples desconforto ao abrir a boca e pode envolver diversos sintomas que comprometem muitas tarefas do dia a dia.
Sendo assim, saber identificar os principais sinais logo no início é primordial para que você consiga realizar o diagnóstico o mais rápido possível. Logo abaixo, fique por dentro de quais são os sintomas mais comuns do Trismo:
A intensidade dos sintomas pode variar de acordo com cada caso, no entanto, é indubitável que eles afetam significativamente a nossa qualidade de vida.
Identificou um ou mais sintomas? É hora de visitar um dentista da sua confiança e investigar quais são as melhores formas de tratamento para o seu caso.
Um diagnóstico preciso do Trismo permite determinar o que está causando esse problema e, por conseguinte, quais são os melhores tratamentos para combatê-lo.
Esse processo envolve uma análise clínica dos sintomas, uma avaliação da saúde do paciente e, em alguns casos, indica-se ainda a realização de exames complementares.
Nos exames físicos da mandíbula e da cavidade bucal, geralmente, o dentista solicita que o paciente tente abrir a boca ao máximo, a fim de entender qual é o nível de limitação dos movimentos.
Do mesmo modo, verifica-se a presença de dor ao movimentar a mandíbula e/ou estalos na articulação temporomandibular, os quais também são indicativos do Trismo.
Outro ponto importante do diagnóstico é a avaliação do seu histórico médico. Durante essa etapa, o especialista deve realizar perguntas associadas a possíveis fatores que podem ocasionar a condição, como cirurgias recentes, traumas ou tratamentos oncológicos.
O tratamento para o Trismo varia de acordo com o diagnóstico do paciente, levando em consideração fatores como as causas e a gravidade do problema.
Em casos mais leves, por exemplo, algumas alternativas mais simples dão conta de solucionar a questão – enquanto casos mais graves podem exigir intervenções mais sérias, como cirurgias.
Logo em seguida, encontre as principais abordagens de tratamento para o trismo e quando elas são indicadas:
Você está com suspeitas de Trismo? Não perca tempo. Na Clínica Ianara Pinho você terá acesso a um espaço acolhedor e especialistas referência no mercado prontos para te atender da melhor forma.
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Blog
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
Tendência inversa: O Uso intenso do Flúor diminui a cárie, mas pode aumentar a Fluorose, saiba quais cuidados tomar. Tudo…
A ortodontia é uma das especialidades odontológicas mais buscadas entre os pacientes. Isso porque o tratamento tem como objetivo fazer…
Sabe aquela sensação incômoda de “boca travada” que acontece em tarefas simples do dia a dia, como falar e comer?…