Você já ouviu falar em Xerostomia? O nome pode até parecer difícil, no entanto, trata-se de uma situação bastante comum do nosso dia a dia: a boca seca.
Talvez você já tenha notado estar com essa sensação ao acordar, principalmente, caso tenha dormido de boca aberta. Ou ainda, em momentos de nervosismo, como em uma apresentação importante.
Embora seja, na maioria das vezes, uma sensação passageira e sem grandes riscos para o paciente, é possível também que seja um indício de problemas mais graves.
A seguir, você encontra informações valiosas sobre a boca seca (ou xerostomia), o que pode causar, principais sintomas e como tratar. Continue lendo!
Descubra tudo sobre os tópicos:
A Xerostomia (ou boca seca) consiste na sensação de secura na boca que ocorre quando as glândulas salivares não produzem saliva o suficiente para manter a boca úmida.
A saliva é um dos pilares na digestão dos alimentos, na proteção dos dentes contra lesões de cárie e na manutenção da saúde bucal.
Logo, quando há a ausência da sua produção, desconfortos podem ser observados e, em alguns casos, o paciente pode até ter dificuldade de realizar determinadas atividades simples, como falar e mastigar.
O primeiro passo para aliviar os sintomas da Xerostomia é entender qual fator está causando a condição. Isso porque, embora a boca seca pareça apenas um incômodo isolado, ela pode estar associada a fatores mais graves que podem afetar a saúde do paciente.
Logo abaixo, saiba quais são as principais causas da Xerostomia:
Inúmeros medicamentos podem apresentar a Xerostomia como um dos efeitos colaterais, uma vez que eles podem interferir na produção das glândulas salivares. Dentre os mais comuns, estão os antidepressivos, antialérgicos e medicamentos para o tratamento de hipertensão.
Por outro lado, pacientes que possuem doenças sistêmicas – ou seja, que afetam outras partes do corpo – também podem sofrer com a boca seca. No caso da diabetes, por exemplo, os altos níveis de glicose no sangue podem acometer a produção de saliva.
Alguns tratamentos voltados para pacientes com câncer, como radioterapia e quimioterapia, podem acarretar em uma alteração na quantidade ou composição da saliva.
Nesses casos, é fundamental que o odontólogo e o oncologista trabalhem juntos para entender quais são os níveis da Xerostomia e de que forma os sintomas podem ser aliviados.
A ansiedade e o estresse podem afetar o nosso corpo de diversas maneiras, incluindo a diminuição da produção de saliva.
Apesar de ocorrer em situações mais pontuais, caso esses problemas já estejam avançados ou tenham atingido um nível crônico, podem levar a um desconforto constante de boca seca.
Quando não tratada adequadamente, a xerostomia vai além do desconforto e pode causar uma série de complicações para o paciente. A seguir, você encontra quais são as principais.
A saliva é uma das responsáveis pela remoção de parte dos resíduos vindos da alimentação, pela neutralização dos ácidos produzidos pelos microorganismos da boca e por manter o equilíbrio da microbiota.
Logo, quando a produção das glândulas salivares diminui, pode haver um acúmulo de bactérias que tende a levar ao surgimento de lesões de cárie e do mau hálito.
Com a diminuição da saliva, mastigar e digerir alimentos pode se tornar um processo um pouco mais complicado.
Isso porque, o paciente pode ter dificuldade em consumir alimentos duros ou secos, os quais necessitam da saliva para se tornarem úmidos e melhor digeridos.
Uma vez que a saliva também atua ativamente na proteção da saúde bucal, a boca seca pode minimizar esse escudo, abrindo espaço para infecções bucais.
Além disso, a xerostomia pode impulsionar o surgimento de doenças periodontais que, ao afetar profundamente os tecidos que sustentam e protegem os dentes, podem levar a perda ósseas graves.
Como você já viu, a Xerostomia pode estar associada a inúmeras causas, desde o uso de medicamentos até doenças graves.
Por outro lado, existem algumas práticas que contribuem para prevenir esse desconforto e manter a sua saúde bucal em dia, tais como:
Para pacientes que possuem problemas na respiração nasal, como o desvio de septo nasal, esses exercícios são ainda mais indicados e, caso o desconforto persista, pode ser que esse seja um caso de cirurgia para aliviar os sintomas.
Em alguns casos, com o objetivo de combater o desconforto e melhorar a qualidade de vida do paciente, alguns tratamentos podem ser indicados. Dentre os principais, estão:
Se você está enfrentando a Xerostomia há alguns dias, não deixe de consultar um especialista de sua confiança.
Caso você resida em Brasília-DF ou região, na Clínica Ianara Pinho você encontra um atendimento acolhedor, especializado e moderno, pronto para atender às suas necessidades.
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Saúde
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
Para saber quanto tempo dura um implante dentário, você precisa entender as fases desse procedimento e hábitos que impactam na…
O Invisalign é um aparelho transparente que mantém a estética do sorriso ao mesmo tempo em que corrige o seu…
Todo mundo sonha com dentes branquinhos e com um sorriso bonito, não é mesmo? Conhecer os tipos de clareamento dental…